Facebook

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

#05 - Barão Vermelho - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#05
Barão Vermelho

Uma das bandas de maiores destaques do Brasil e que chega bem na lista é o Barão Vermelho que marcou com seu Rock muito bem produzido, tocado e escrito graças aos poemas de Cazuza e logo depois da sua saída o grupo continuou com a sua filosofia, desta vez com Frejat que conseguiu dar conta do recado sem críticas dos especialistas e hoje cada um dos integrantes da banda tem seu respeito sacramentado por outros artistas e fãs.

Tudo começou quando Guto Goffi e Maurício Barros assistiram a um show da banda Queen em São Paulo e decidiram formar uma banda de rock. Logo depois Frejat e fariam parte da banda e o nome logo foi escolhido, Barão Vermelho em homenagem ao aviador da Primeira Guerra Mundial, o alemão Manfred von Richthofen. Cazuza entou na banda como vocalista semanas depois após uma indicação.

Em 1982, o Barão Vermelho começa a se apresentar e se espalhou um pouco e agradou muito o produtor Ezequiel Neves e o diretor da Som Livre, Guto Graça Mello. Juntos, eles lançaram a banda e, com uma produção baratíssima, em quatro dias, foi gravado o primeiro álbum do Barão, que recebeu o nome da banda. Das músicas mais importantes, destacam-se "Bilhetinho Azul", "Ponto Fraco" e "Down Em Mim". Depois de alguns shows no Rio de Janeiro e em São Paulo, a banda voltou ao estúdio, agora por um mês inteiro, e gravou o LP Barão Vermelho 2, lançado em 1983.

O grupo passou a ganhar um destaque maior de alguns amigos como Caetano Veloso e Ney Matogrosso e as rádios aos poucos começariam a tocar suas músicas e desde então Cazuza passou a ganhar um reconhecimento ainda maior devido suas ótimas letras. Um grande destaque da banda foi a apresentação no Rock in Rio, dando-lhes uma abertura maior ainda para o estrelato.

Cazuza já mostrava uma vontade de seguir carreira solo e assim que ele noticiou não foi bem aceita pelos fãs e até por seus colegas, principalmente por ser o vocalista e o principal compositor da banda. Parte da crítica viu isso como uma libertação, pois o músico iria mostrar sua verdadeira cara e foi assim que aconteceu durante seus tempos de cantor solo.

Em 1986 o Barão Vermelho lança o disco Declare Guerra, porém não teve um estouro em vendas, assim como Rock'n Geral, mas ganhou uma ótima avaliação e anos tarde este disco vendeu mais. O desafio deste disco foi lançar Frejat como vocalista e isto foi aceito aos poucos e logo deu um rumo mais forte. Com três integrantes o grupo lança o disco Carnaval que te um bom sucesso e o grupo voltou a respirar ares maiores. Assim também foi com o disco Na Calada da Noite que obteve uma venda excelente e as críticas ao bom rock foram enormes.

O rumo do Barão Vermelho melhora muito com a chegada do novo baixista, o renomado Rodrigo Santos para ser lançado no disco Supermercados da Vida e logo o reconhecimento foi alcançado e a banda parecia perfeita e mais completa. O grupo ganhou vários prêmios como melhor banda e música.

O disco Álbum em 1996 deixou o grupo ainda mais popular com os hits "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo" que foi tema de um famoso comercial e "Amor, Meu Grande Amor". O auge ainda veio em 1998 com o disco Puro Êxtase com os grandes sucessos "Puro Êxtase" e "Por Você". Em 2001, após apresentar-se no Rock in Rio 3, os integrantes resolveram dar uma pausa na banda a fim de desenvolverem projetos pessoais.

No ano de 2004, o Barão Vermelho se reuniu novamente e lançou um novo disco com o nome do grupo e conseguiu emplarcar novos sucessos. Em 2005 o disco MTV ao Vivo fez a banda vender espetacularmente e fez uma turnê que durou muito tempo.

O grupo deu mais uma pausa para projetos pessoais, mas voltaram em 2013 com o relançamento do primeiro disco e a turnê de 30 anos é mais um dos planos para promover.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...