Facebook

terça-feira, 7 de março de 2017

30 Grandes Mulheres da História do Brasil



Dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher e para lembrarmos deste importante dia vamos relembrar Grandes Mulheres que marcaram a história do Brasil, sejam elas na própria história que vemos em livros da escola, nas artes como a música, televisão e grandes obras de arte, entre outras.

Para quem acompanha o Coluna Blah deve lembrar que já fiz uma lista assim e foi no final do ano de 2014, todavia a lista tinham 15 nomes e sempre achei que algumas Grandes Mulheres ficaram de fora, todavia resolvi refazer e continuar com os nomes que já estavam incluir outras mulheres que ajudaram e ainda ajudam a fazer do Brasil um país melhor.

Não é tão difícil ao tanto de definir uma lista como esta, pois para quem estudou bem as aulas de história e tem uma vida cercada de informações e acompanha programas de documentários e memórias do Brasil  como eu faço, tenho a possibilidade de pensar, analisar e finalizar em um dia nesta lista, mas depois de 2014 fui descobrindo outros nomes ainda mais importantes. São inúmeras brasileiras que escreveram e ainda escrevem de forma honrosa a história do nosso país.



ANA NÉRI 

Nascida em 13 de dezembro de 1814 na então Vila da Cachoeira do Paraguassu, Bahia, Ana Justina Ferreira Néri entrou para a história com precursora da Enfermagem no Brasil e uma das heroínas da Guerra do Paraguai.



ANITA GARIBALDI 

Ela foi a "Heroína dos Dois Mundos". Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.



ANITA MALFATTI

Foi um dos nossos grandes nomes da arte e revolucionou com suas pinturas. Seu grande destaque foi fazer parte dos grandes artistas da Semana de Arte Moderna em 1922.



CARMEM MIRANDA

Foi pensando nela que eu planejei fazer a esta lista, pois Carmen foi para mim não um dos 15, mas talvez um dos cinco maiores nomes da nossa história, podendo ser até o maior de nossos nomes. A cantora e atriz fez muito sucesso aqui no nosso país, mas despontou muito bem no exterior, principalmente nos Estados Unidos levando o nome do nosso país de forma honrada e ética, mas muito brasileiros naquela época desaprovaram isso, mas hoje vemos a importância de sua estadia por lá.



CECÍLIA MEIRELES

Cecília Meireles é reconhecida hoje como uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira e das literaturas de língua portuguesa. Seu lirismo é marcado pela exploração sonora da língua e por movimentos rítmicos que conferem musicalidade aos versos e, ao mesmo tempo, ajustam-se aos movimentos da alma.



CHIQUINHA GONZAGA

Foi uma das grandes pioneiras da nossa música compondo milhares de letras de músicas, muitas delas marchinhas de carnaval. Foi também responsável por mais de 70 peças de teatro e todas elas de grande sucesso. Ficou a frente de uma orquestra que só haviam homens. Até hoje todos os seus trabalhos são reverenciados e respeitados por conta de seu pioneirismo.



CORA CORALINA

Este não era seu nome e sim Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas e viveu por muitos anos mesmo, porém durante grande parte da sua vida ela foi doceira no interior de Goiás. Só foi ter ascensão após os 70 anos de idade quando começou a escrever contos, cantigas e poesias de forma muito autentica e simples, sem ao menos ter participado de algum movimento literário. Suas obras até hoje são reverenciadas e utilizadas em instituições de ensino.



DANDARA

Que Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares todo mundo sabe, mas quantas vezes você ouviu falar de Dandara? Ela foi esposa de Zumbi e lutou ao lado dele pela libertação dos negros no período colonial. Sua história é rodeada de mistérios, mas sabe-se que ela não fugia de uma briga, lutava capoeira, sabia manejar armas e caçava muito bem. Suicidou-se em 1694, junto com vários outros quilombolas, durante a tomada de Palmares.



DILMA ROUSSEFF

Apesar de muitas pessoas serem contra a sua forma de governar, até ocasionando seu Impeachment, a ex presidente tem muitos admiradores por conta da sua história que começou nos tempos da ditadura. Foi a primeira mulher eleita presidente do Brasil.



ELIS REGINA

É até hoje a nossa maior voz do Brasil, a maior cantora de todos os tempos e uma das melhores vozes que apareceram no mundo. Elis nos emocionou com suas dignas interpretações e até hoje nos emociona com registros em mídias musicais e audiovisuais.



ELLEN GRACIE

Ellen Gracie foi a primeira mulher a tomar posse como ministra na mais alta Corte do país, no dia 14 de dezembro de 2000, tendo a possibilidade de ter sido presidente em exercício, caso o presidente, vice e líder da Câmara dos Deputados estivessem ausentes. Em relação à participação das mulheres em casos de liderança, afirmou que “só pode ser benéfica à humanidade, pois as mulheres trazem consigo características que têm faltado e são extremamente necessárias para a condução da economia e da política internacionais”



FERNANDA MONTENEGRO

Ela é conhecida como a Dama do Teatro, isso porque há muitos anos atrás mulher que fazia o trabalho de atriz sofria muitos preconceitos e assim aconteceu quando ela migrou para a TV. Fernanda fez muitos trabalhos que foram premiados e reverenciados. É ícone do hall de artistas de teatro e teve ainda mais respeito no cinema ao concorrer prêmios no exterior. É um dos Top of Mind da dramaturgia brasileira.



GISELE BÜNDCHEN

Todos sabem do carinho que tenho por ela e a admiração, mas vendo de uma forma parcial o nome de Gisele Bündchen e sua importância é monstruosa, mas o patamar e o respeito que ela ganhou é o que ela faz mais para o mundo em questão da moda, aqui no Brasil ela conquistou espaço e vitórias para nossa natureza, fauna e flora. Pela sua idade ainda tenho a sensação de que ela ainda fará muitas coisas sensacionais por aqui em nossas terras.



HEBE CAMARGO

A nossa maior Dama da Televisão, um título de muito merecimento. Era para ser a primeira mulher a aparecer na televisão brasileira, mas adiou para mais uns dias e desde então conquistou muitos corações e foi responsável por noites agradáveis em frente a telinha, sem falar no seu carisma, dedicação, amor as pessoas e a humildade de sempre.



IRMÃ DULCE

Ela se chamava Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes e teve uma das mais belas e incríveis histórias de compaixão, amor, dedicação e temor pelo humanos mais necessitados. Ela ficou conhecida como “O Anjo Bom da Bahia”. Ela foi responsável por muitas obras beneficentes, lutou por várias causas para o melhor aos necessitados e doentes.



LEILA DINIZ

Leila foi uma atriz, mas ficou conhecida pelo fato de ser uma das líderes e símbolo da revolução feminina e conseguiu quebrar muitos tabus e romper alguns preconceitos. Os jornais, TVs e revistas davam muito destaque ao que ela fazia, pois se ela estava de biquíni ou lingerie com uma placa com dizeres feministas lá estavam todos registrando este grito de igualdade. Nem todas as feministas concordavam com suas atitudes, ainda mais que Leila defendia o amor livre, uma sexualidade mais aberta, mas hoje em dia muitas mulheres a agradecem pelo que fez.



LEOLINDA DALTRO

Considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil, Leolinda foi uma professora que lutou pela causa indígena e pela autonomia das mulheres no Século XIX. Ela é um dos nomes mais importantes do movimento sufragista no país e foi a principal fundadora do Partido Republicano Feminino, em 1910. Além disso, chegou a separar-se do marido para viajar pelo interior do país em prol da alfabetização laica dos índios.



MARIA DA PENHA

Seu nome e sua causa hoje é lei no Brasil. Maria da Penha durante seu casamento foi agredida por diversas vezes pelo seu então marido na época e com isso ela lutou muito para que seu agressor fosse preso e condenado. Líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, Maria conseguiu reunir muitas assinaturas e mostrou em provas vivas e em outras formas que a agressão a mulher poderia ser um crime e em 2006 a Lei Maria da Penha está em rigor.



MARIA ESTHER BUENO

Nos esportes foi a primeira mulher brasileira a ter um destaque mais vitorioso em torneios internacionais. Maria foi uma tenista genial e de talento absurdo e foi a primeira mulher do mundo a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). E não para por ai, pois ela chegou a uma marca histórica de 589 títulos que conquistou desde criança e tentou avançar ainda mais na carreira até o seu limite.



MARIA LENK

A primeira sul-americana a competir nas Olimpíadas, Maria nasceu em São Paulo, filha de imigrantes alemães. Bateu três recordes mundiais de natação e enfrentou muito preconceito por ser mulher no esporte - ela foi excomungada por um bispo de Amparo (SP) por nadar. Em 1998, ela ganhou três medalhas (duas de prata e três de ouro) no torneio mundial de natação na categoria Masters e lutou toda a sua vida pela igualdade de direitos no esporte.



MARIA QUITÉRIA

Lembro do nome dela nas aulas de história e quando pesquisei na internet ela é uma das unanimidades entre as mulheres mais importantes. Maria Quitéria foi a primeira mulher brasileira a fazer parte do nosso exercito e teve que vestir trajes de homem, mas para ela não era problema. Foi considerada a Heroína da Guerra da Independência e a Joana d’Arc Brasileira. Hoje ela é a Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.



MARTA

Eleita a melhor jogadora do mundo por cinco anos consecutivos (entre 2006 e 2010), a alagoana conseguiu um feito inédito no futebol brasileiro. Entre os homens, nem Pelé e Ronaldo alcançaram essa marca! Ela é também a maior artilheira da Seleção Brasileira (contando a masculina e a feminina), com 101 gols marcados.



NÍSIA FLORESTA

É considerada a primeira jornalista feminina do Brasil, tendo como principal legado o livro Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens, de 1832, que traduziu e publicou – quando as brasileiras mal sabiam ler. Também foi a primeira feminista de que se tem notícia e afirmou que a vantagem masculina estava só na força física. Por ela, mulher ocuparia até posto de general. Nísia deixou o marido para assumir um romance proibido. Produziu 15 livros e criou, no Rio de Janeiro, uma escola para ensinar matemática e história para meninas, ganhou destaque como educadora nas escolas femininas que criou. Também apoiou o movimento abolicionista e republicano.



PRINCESA ISABEL

Entre as unanimidades a Princesa Isabel é quase que a maior de todas, ou uma das três mais citadas por brasileiros. Muitos estão até afinados e sabem o que ela fez pelo Brasil? Com certeza, ela foi a criadora da Lei Áurea que daria o fim da Escravidão no Brasil que foi uma das maiores vergonhas que teve no nosso país. Teve outras funções aqui no Brasil até porque ela foi Princesa, a última a ter esta condecoração aqui no país, mas mesmo assim chegou a reger o Brasil por alguns momentos na ausência de seu pai e avó e com estas regências conseguiu criar a Lei tão conhecida por nós.



RACHEL DE QUEIRÓZ

Foi Professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga, sendo a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Eleita para a cadeira nº 5, em 4 de agosto de 1977. Em suas obras, relatou os problemas do Nordeste, como a seca.



RITA LEE

Uma das mais importantes artistas da música brasileira. Revolucionou o Rock onde era uma das únicas mulheres a cantar o estilo com muito talento, personalidade e inspirador. Rita além de cantar bem, sabia compor, tocar instrumentos e escrever artigos.



ROSA MAGALHÃES

Um dos nomes mais importantes do Carnaval Brasileiro. Rosa é carnavalesca e esteve a frente de muitas escolas de samba assinando ótimos desfiles como na Portela, Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Salgueiro, Império Serrano, entre outras. Já foi campeã várias vezes e ainda é uma das mais importantes carnavalescas do Brasil.



VILMA NASCIMENTO

Foi uma importante Porta Bandeira do carnaval, tendo destaque pela Portela. Defendida por Vilma, a Portela conquistou quatro campeonatos seguidos, de 1957 a 1960. Ganhou do jornalista Valdinar Ranulfo o apelido de Cisne da Passarela devido à elegância com que mudou o estilo de dança das porta-bandeiras, que nessa época passaram a ser um dos quesitos julgados no desfile. É considerada a maior Porta Bandeira de todos os tempos.



ZILDA ARNS

Foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Estudou medicina na UFPR, em entrevista ela disse: “Um professor me reprovou no primeiro ano, bem eu, sempre das primeiras da sala. Ele dizia que era absurdo uma mulher cursar medicina. Mas virei pediatra, justo a matéria dele.” No mesmo ano que entrou na faculdade ela começou a cuidar de crianças menores de um ano visando a salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário.



ZUZU ANGEL

Foi uma das primeiras estilistas a mesclar brasilidade e alta costura, mas tornou-se um ícone por rebelar-se contra a ditadura militar. Seu filho foi morto e torturado, sem o corpo entregue à família e Zuzu lutou pelo direito de enterrá-lo. Levou o protesto às passarelas e chamou a atenção da imprensa internacional e até do governo norte-americano. Nunca encontrou o corpo do filho e morreu num misterioso acidente de carro, em 1976.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...