Facebook

sexta-feira, 17 de março de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Gal Costa' - Gal Costa (1969)



Sei que já falei desse assunto sobre os Grandes Discos Brasileiros no ano de 2014 onde foi realizado uma lista com os 100 melhores, mas neste caso iremos mostrar de uma forma diferente, e claro todos terão uma postagem especial e espero que isso vá longe e que consiga fazer com que vocês conheçam os melhor da nossa Música Brasileira.

A série Grandes Discos Brasileiros começa com uma das nossas maiores cantoras de todos os tempos que é Gal Costa que hoje está com seus 71 anos de idade e está em atividade pelo menos desde o ano de 1964.

Gal Costa tem uma série de discos que marcaram sua carreira e obviamente teremos mais de um disco citado nesta série, mas vamos começar com o inesquecível Gal Costa, de 1969.



Seria o primeiro disco solo da carreira de Gal Costa, antes disso ela participou de outras gravações com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, entre outros. Seu LP foi bem recebido pela crítica musical da época. Nos anos 60 a Tropicália vivia um ótimo momento e Gal era a maior das representantes, sendo uma grande influenciadora das mulheres naquela época.

Gosto de ouvir a todas as faixas deste disco, mas a minha preferida é "Baby" que praticamente foi a 'primeira grande marcha' da carreira de Gal Costa. A letra desta canção parece não fazer muito sentido, mas na época do Tropicalismo encontrávamos letras deste porte e havia toda uma história por traz, tornando a canção perfeita. Gal interpretou muito bem a canção "Se Você Pensa" que foi escrita por Roberto Carlos, aliás todo o disco foi composto por grandes homens da nossa música, Gal Costa por fim apenas interpretou e sempre interpretou bem, mas raramente fez composições em sua carreira. Outra grande destaque deste disco é canção "Não Identificado", de Caetano Veloso que sempre foi um de seus grandes parceiros de carreira.


Gal Costa ditava moda nos anos 60

Faixas




Faixa Título Compositor(es)




Lado A 1
Não Identificado
Caetano Veloso

2
Sebastiana
Rosil Cavalcanti

3
Lost in the Paradise
Caetano Veloso

4
Namorinho de Portão
Tom Zé

5
Saudosismo
Caetano Veloso

6
Se Você Pensa
Roberto Carlos, Erasmo Carlos




Lado B 1
Vou Recomeçar
Roberto Carlos, Erasmo Carlos

2
Divino, Maravilhoso
Caetano Veloso, Gilberto Gil

3
Que Pena (Ele Já Não Gosta Mais de Mim)
Jorge Ben

4
Baby
Caetano Veloso

5
A Coisa Mais Linda Que Existe
Gilberto Gil, Torquato Neto

6
Deus é o Amor
Jorge Ben



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...