Facebook

quinta-feira, 23 de março de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas' - Titãs (1987)



A banda de Rock Titãs com certeza foi uma das cinco maiores que já tivemos, atualmente a banda é formada por três membros originais, sendo que os oito principais foram saindo aos poucos, entre eles o baterista Charles Gavin que me inspirou a fazer essa série, pois para quem não sabe o músico apresenta o programa O Som do Vinil no Canal Brasil e o assunto é destacar Grandes Discos Brasileiros mostrando as faixas e entrevista com o autor de cada trabalho.

No ano de 1987 os Titãs era formado pelos oito integrantes que mais marcaram e de fato são considerados os melhores Titãs. Após três ótimos discos e que serão mostrados nesta série em breve, a banda lança o quarto trabalho chamado Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas que misturava composições bem ousadas, poesias, críticas e letras monossilábicas que era uma característica de trabalho do Arnaldo Antunes.




Após o fenômeno de sucesso, crítica e vendas Cabeça Dinossauro a banda tinha que produzir um disco com a mesma maestria e categoria do anterior e para isso além de contar com os oito integrantes teve a produção de Liminha que é um dos maiores produtores de discos de todos os tempos.

O álbum Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas teve o uso de experimentações com música eletrônica. Sua gravação ocorreu no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, e durou pouco mais de dois meses. Embora com influências do funk rock, o disco não perdeu seu cunho social, tratando apenas de problemáticas diferentes das abordadas por seu antecessor.


Titãs em 1986/1987

Para quem ouvia canções aleatoriamente e fazia isso com o Rock lá nos Anos 80 deve ter achado estranho este disco, meio sem pé e cabeça por causa do estilo e por causa de algumas canções que repetiam as mesmas frases numa tomada de um a dois minutos, a exemplo de "Todo Mundo Quer Amor" que abre o disco e logo nota uns gritos do Arnaldo Antunes e os demais integrantes sonorizando com suas bocas. O mesmo acontecia na faixa "O Inimigo" onde haviam três frases curtas. A faixa título tinha a mesma "pegada".

O disco foi qualificado como "difícil de entender", pois, segundo André Singer da Folha de S. Paulo. Mario Cesar Carvalho, escrevendo para o mesmo jornal, notou que, diferente do disco anterior, este tratava de problemas ligados ao cotidiano, como o amor, a comida, a diversão, a desordem e a mentira. No entanto, notou os "ares de manifesto" em "Comida", declarando que o disco "é mais uma listagem poética de reivindicações urgentes".


Titãs em 86/87

Sem dúvidas o disco é uma metáfora, uma epopeia poética, uma ousadia frenética, um tiro certo no alvo que os Titãs fizeram e que hoje em dia não dá mais certo, a não ser em canções de gostos duvidosos.


Integrantes da banda neste disco

Arnaldo Antunes: voz
Branco Mello: voz
Charles Gavin: bateria e percussão
Marcelo Fromer: guitarra
Nando Reis: baixo e voz
Paulo Miklos: voz
Sérgio Britto: teclados e voz
Tony Bellotto: guitarra
 

No disco além das faixas de uma frase só temos as obras primas e começo por "Comida" que na minha opinião é uma das vinte melhores canções brasileiras de todos os tempos. A canção era um protesto e teve uma letra  criativa, assim como a melodia que usou batidas eletrônicas e sintetizadores. A canção "Diversão" segue o mesmo panorama de criatividade. A faixa "Desordem" era uma canção de Rock mais tradicional com bons riffs de guitarra. A canção "Lugar Nenhum" é outra que se tornou um clássico da banda onde vemos uma influência totalmente ligada ao Punk-rock, mostrando a versatilidade da banda.

Pra fechar a faixa "Nome aos Bois" interpretada por Nando Reis, causando polêmica na época do seu lançamento por causa da citação de 34 nomes de pessoas do Brasil (incluso o período sob o Império Português) e de outros países, dentre eles Estados Unidos, Haiti, Uganda, países que viviam sob outros regimes (Estado Espanhol, Reino da Itália e Alemanha Nazista) e países que não existem mais (União Soviética), que se tornaram famosas pelos males que causaram à humanidade entre o século XVIII e o período contemporâneo da composição da música


Faixas

Vejam abaixo o título das treze faixas e abaixo de cada faixa o nome dos autores:



1
Todo Mundo Quer Amor
Arnaldo Antunes

2
Comida 
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Sérgio Britto

3
O Inimigo 
Branco Mello, Marcelo Fromer, Tony Bellotto

4
Corações e Mentes 
Marcelo Fromer, Sérgio Britto

5
Diversão 
Nando Reis, Sérgio Britto

6
Infelizmente 
Sérgio Britto

7
Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas 
Marcelo Fromer, Nando Reis

8
Mentiras
Marcelo Fromer, Sérgio Britto, Tony Bellotto

9
Desordem
Charles Gavin, Marcelo Fromer, Sérgio Britto

10
Lugar Nenhum
Arnaldo Antunes, Charles Gavin, Marcelo Fromer, Sérgio Britto, Tony Bellotto

11
Armas pra Lutar
Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Tony Bellotto

12
Nome aos Bois
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Nando Reis, Tony Bellotto

13
Violência 
Charles Gavin e Sérgio Britto



Ouça o Disco







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...