Facebook

domingo, 2 de julho de 2017

Top 15 | As Melhores Cantoras Brasileiras da Atualidade



Para quem acompanha as minhas publicações aqui no Blog Coluna Blah talvez devem ter visto um especial que fiz sobre as As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI no ano de 2012. Naquele ano eu destaquei cada cantora numa publicação individual, começando no dia 17 de abril de 2012 com a 25ª colocada, sendo a cantora Tiê e terminei um mês depois, no dia 17 de maio de 2012 com a primeira colocada que foi Vanessa da Mata.

Já passou mais de cinco anos que fiz este especial que foi muito bom de escrever e teve uma participação boa, onde alguns fãs compartilharam as minhas postagens e algumas cantoras destacadas na lista viram minha publicação e além de agradecer compartilharam como foi o caso de Roberta Sá, Isabella Taviani que até pediu para corrigir sua idade e Mariana Aydar.

Nesses mais de cinco anos que passou rápido alguns novos nomes apareceram e se destacaram no cenário musical com suas músicas, atitudes, álbuns e outros talentos que cada cantora tem. Daquela lista de 25 nomes para este de apenas 15 nomes temos 7 novos nomes que apareceram, mas uma delas se trata de uma grande cantora brasileira, mas que teve alguns momentos razoáveis nos década de 2000, mas trouxe um grande trabalho musical. Um nome que se destacou muito na primeira lista foi de Ana Carolina que foi a segunda colocada, porém nesta nova lista ela não aparece e isso por conta da forma como ela levou sua carreira de 2013 para cá, onde ela realizou apenas shows e lançou pouquíssimas coisas, mas ainda é uma cantora muito requisitada.

As Melhores Cantoras Brasileiras da Atualidade são referente a partir do ano de 2013, ou precisamente maio de 2012 quando havia finalizado a primeira lista. Os 15 nomes que eu escolhi é uma mistura de gosto pessoal com análises de álbuns, canções, relevância, importância e críticas.




Acredito que a cantora Céu deve ser de fato a cantora mais importante do Brasil, pois lendo as últimas críticas a respeito dela a sua voz é a mais marcante e sua forma de interpretar as canções dos dois últimos trabalhos tem notas máximas. Nos Estados Unidos, Céu continua vendendo bem e é uma das artistas brasileiras mais respeitadas e mais que aqui no Brasil e até por conta disso no quesito relevância ela fica atrás de algumas cantoras desta lista. Céu lançou recentemente o trabalho Tropix que esteve entre os melhores discos nas avaliações de críticos e na minha avaliação também, mostrando uma artista cada vez mais madura, preparada para o que vier neste mercado musical e tem realizado grandes shows. Então concluindo: Céu vence por ter a melhor voz, uma boa presença de palco, grandes trabalhos musicais e uma relevância artística grande.




Na segunda colocação aparece uma das minhas cantoras favoritas e até hoje ouço todos os seus trabalhos. Vanessa da Mata nestes últimos cinco anos lançou dois trabalhos e destaco o álbum Segue o Som de 2014 que foi muito bem criticado e considero um dos grandes discos de sua carreira, mostrando que a cantora ainda consegue permanecer o nível de cada álbum. Sua voz voz e presença de palco são um dos pontos altos, aliás, pontos altíssimos o que a torna uma excelente artista cada vez mais respeitada, tanto que fez shows em comemoração da carreira de Tom Jobim. Lembrando que na lista das 25 melhores cantoras do século 21, publicada em 2012, Vanessa foi a primeira colocada.




Na terceira colocação outra cantora que tenho um enorme prestígio e que acompanho sua carreira de forma próxima e sempre adquirindo seus trabalhos. Roberta Sá se destaca pela sua voz que é extremamente afinada e tem uma suavidade, um doce e um veludo que sentimos, sendo para mim neste quesito uma das três melhores. Nos últimos cinco anos Roberta lançou o disco Segunda Pele que achei um dos grandes discos desta década e em 2015 lançou Delírio, que apesar de ser um trabalho mais maduro, não foi tão aclamado pela crítica e confesso que queria algo mais alegre neste disco. Ela mereceu a terceira colocação por sua voz, obras e sua versatilidade.




Daquela lista que fiz das 25 maiores cantoras deste Século XXI citei que 7 nomes diferentes apareceriam e a melhor entre elas é Karol Conka na quarta colocação. O que leva a cantora na quarta colocação é a sua atitude musical, sua relevância, presença de palco que é fortíssima, qualidade de seus hits e suas obras. Karol apareceu com o disco Batuk Freak em 2013 e logo ganhou o prêmio de artista revelação pela Multishow. Demorou para ela lançar um disco novo, todavia realizava trabalhos de lançar apenas singles como o hit Tombei. Karol Conka mistura Hip Hop com Pop e conta com um bom time de músicos e quando ela solta sua voz chama a atenção.




Quando estava realizando essa lista, analisando vários pontos percebi o quanto merecia o Top 5 a cantora Roberta Campos por conta de alguns quesitos: primeiramente sua voz que é uma das quatro melhores desta lista, segundo a sua relevância no mercado musical onde ouvimos suas músicas ultrapassar fronteiras como em emissoras de rádios que só tocam sertanejos ou emissoras Pop, em terceiro a qualidade alta de seus hits por conta de canções de lindas letras e melodias leves e outro quesito é a qualidade de suas obras como seus dois álbuns lançados. Roberta perde um pouco em presença de palco, mas aí vem o motivo dela ser tímida, mas mesmo assim o seu patamar musical é altíssimo.




Com certeza um dos maiores fenômenos musicais dos últimos anos. Marília Mendonça chegou no mercado sertanejo junto a muitas mulheres e a maioria em duplas e fazendo sucesso, mas Marília foi soberana e conseguiu não só superar as duplas femininas, mas como duplas sertanejas masculinas e cantores solo. O que leva Marília Mendonça na sexta colocação é sua voz que é forte, afinada e marcante, em segundo é sua relevância no mercado musical por ser uma das mais vendidas e emplacar hits nas rádios, sem falar que é que mais lota casas de shows.




Na sétima colocação aparece Tulipa Ruiz que é uma das cantoras mais premiadas ou indicadas a prêmios nestes últimos anos, ganhando inclusive um Grammy Latino. Tulipa tem uma das melhores vozes do momento e quem tem a oportunidade de vê-la se surpreende, ainda mais quando a ouve pela primeira vez. O que destaca Tulipa nestes últimos cinco anos é sua voz que é uma das cinco melhores do momento, a qualidade de suas obras que são perfeitas em questão de letra e música, sua versatilidade, presença de palco. O que falta ainda para Tulipa Ruiz é uma relevância maior de público, pois cantoras que praticam o mesmo estilo chegam de forma melhor ao mercado musical e em conversas com pessoas que gostam de música podem até conhecer seu nome, mas falta conhecer suas obras.




Talvez algumas pessoas possam não concordar com a oitava colocação da cantora Anitta, mas querendo ou não entre as 15 citadas desta lista ela é uma das três mais populares e este quesito que é o de relevância de mercado ela chega a esta colocação. Anitta chegou com tudo em 2013 e desde então lançou três álbuns e todos eles pelo menos dois mega hits foram lançados, com um grande alcance em rádios populares que tocam pagode e sertanejo, algo difícil para artistas que cantam Pop e aliás, falando em Pop, Anitta ganha pontos em questão de influência, mas no sentido de que assim que ela apareceu outros nomes brasileiros cantando Pop ou Funk-Pop subiu de forma bem relevante e um outro nome que destaco seria de Ludmilla, mas ficou de fora da lista. Não podemos também negar que Anitta é uma cantora afinada, mas nesse quesito muitas cantoras desta lista ficam a sua frente.




Uma das minhas gratas surpresas destes últimos cinco anos foi a cantora Gaby Amarantos que apareceu com tudo assim que lançou o álbum Treme em 2012. Gaby passou a ser a menina dos meus olhos e de muitas pessoas que viam nela um talento diferente, versátil e único e isso destaca muito para estar na nona colocação. Além disso Gaby Amarantos se destaca pelo carisma, talvez sendo uma das três mais carismáticas destas 15 cantoras. Destaco também pela sua voz que pode variar muito dependendo das músicas desde um agudo até mesmo um rouquidão, sem falar na sua presença de palco e indico experimentar assistir a um de seus shows.




Um dos grandes fenômenos musicais foi a chegada de Paula Fernandes que aliás começou a muitos anos, mas quando ela estourou com aquele disco ao vivo de 2011 só se falava nela, porém como a lista analisa entre os anos de 2013-atual, a cantora continuava dar passos largos na música e olha que nem sonhávamos em ouvir um dia Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Bruna Viola e as duplas sertanejas femininas assim quando Paula Fernandes lançaria Meus Encantos, em 2012 e Multishow Ao Vivo, em 2013. Com a chegada destas novas cantoras me parece que Paula Fernandes ficou sendo deixada para trás e olha que lançou outros trabalhos como álbuns e singles, mas o que diferencia Paula das demais é que suas letras são totalmente diferentes e talvez seja isso que boa parte do público quer ouvir que é o sertanejo universitário com requintes de sofrência. Mesmo assim Paula Fernandes continua sendo muito importante para nossa música e o que destaca aqui são suas obras, relevância, influência, presença de palco, e claro sua voz que ainda é uma das melhores.




Na posição de #11 aparece uma das cantoras mais importantes do Brasil em todos os tempos, porém ela ficou de fora das 25 Melhores do Século XXI em 2012 por trabalhar de forma mais "sossegada", ou seja, Gal Costa já não precisava de tanto porque ela já é tudo. Nestes últimos cinco anos Gal Costa tem sido um dos grandes nomes da MPB por conta de seus shows que é um dos mais requisitados e um dos mais elogiados e isso elevou sua colocação, mas destaco seus últimos trabalhos como Recanto (Ao Vivo) e o Estratosférica que é o trigésimo sexto álbum de estúdio da sua longa carreira. Gal dispensa mais comentários, mas o que realmente chamou minha atenção nestes último cinco anos é sua fibra e novos fãs que surgiram.




A cantora Ivete Sangalo na minha opinião já pode ser considerada uma das 10 maiores artistas brasileiras da música de todos os tempos. Ivete na minha opinião leva nota máxima em carisma que faz parte de um conjunto de quesitos que uso nesta análise. Ivete consegue atrair multidões, levanta poeira e além disso influencia muitas pessoas que tem vontade de seguir carreira artística ou quando a própria cantora faz alguns trabalhos filantrópicos e muitos participam. Falando apenas na música Ivete Sangalo lançou alguns trabalhos como o disco Real Fantasia, em 2012, sendo seu último disco de estúdio, porém o sucesso de vendas e cada hit escolhido deste álbum foi sucesso, mas ela lançou álbuns ao vivo que sempre rendem melhor do que os de estúdio. 




Uma das grandes vozes femininas atualmente é da cantora Tiê que ficou na posição #13, porém o que deixou ela nesta colocação são outros quesitos que algumas outras cantoras se destacam mais, mas no quesito voz ela fica facilmente entre as sete melhores. Nestes últimos cinco anos Tiê lançou o álbum Esmeraldas e o que mais chamou a atenção foi o sucesso do single A Noite que alcançou posições importantes nas paradas de sucesso, sem falar que esta canção tocou em emissoras de rádios populares que tocam apenas sertanejo, samba, pagode e romântico.




O programa The Voice Brasil surgiu em 2012 e quando começou já havia finalizado e publicado a lista das 25 Melhores Cantoras do Século XXI. Torci para a primeira vencedora que foi Ellen Oléria e até comprei seu primeiro CD, porém ela não teve uma continuidade tão boa como foi no dia que surgiu, mas ela continua com sua carreira. Na segunda edição apareceu Lucy Alves que logo comecei a torcer, porém ela foi a segunda colocada, mas se destacou no pós programa com um álbum bem produzido no seu estilo que é o forró e baião e conseguiu lotar grandes shows pelo Nordeste, sem falar que de todos os participantes do reality ela é a que teve melhor presença e olha que não estou contando com a novela Velho Chico. Lucy se destaca pela bela voz, seu talento instrumental que é tocar o acordeon de forma brilhante e suas obras musicais, poucas, porém bem executadas.




Ela é uma das minhas cantoras favoritas e acredito que de muitas pessoas e por conta de seu talento, voz e grandes álbuns ela foi a terceira colocada na lista das 25 Melhores Cantoras do Século XXI. Nos últimos cinco anos o que vimos e ouvimos de Maria Rita não foi com a mesma força dos anos anteriores. Nos últimos cinco anos ela lançou o álbum Coração a Batucar que até foi elogiado pela crítica, mas alguns fãs e grandes fãs como eu ficou com aquela leve decepção com este trabalho, mas nada contra o samba, mas acho no meu caso queria algo como foi o álbum Samba Meu que foi muito bem gravado. Maria Rita continua sendo uma das cantoras de maior prestígio e por onde ela aparece nota-se o respeito que ela tem, mas diminuiu bastante sua presença em programas de TV e canções novas em emissoras de MPB também diminuíram, mas sua voz quando ecoa é com certeza uma das melhores.




Um comentário:

Unknown disse...

Faltou Solange Almeida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...