Facebook

sábado, 5 de agosto de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Memórias, Crônicas e Declarações de Amor' - Marisa Monte (2000)



Sábado, dia de frio, chega à tarde e o que eu penso em ouvir? Muitos discos, mas para um dia e tempo como este cabe bem ouvir Marisa Monte, uma de nossas maiores cantoras de todos os tempos. Na série Grandes Discos Brasileiros falamos dela logo quando se iniciou e se tratou do disco Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão que é um dos meus favoritos da música brasileira.



Vamos de Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, um álbum que fez Marisa Monte continuar a ser a grande cantora daquele período que era a década de 90 e o lançamento deste foi no ano de 2000, onde iniciava uma nova década, um novo século e Marisa cada vez melhor.

A expectativa de um novo álbum era muito grande, sobretudo com o trabalho Barulhinho Bom de 1996 que teve uma ótima repercussão, porém Marisa Monte sempre foi e ainda é muito cuidadosa quando se trata de lançar uma obra fonográfica e dependendo de seu estado de criatividade e atenção/dedicação ao trabalho podem levar anos para sair algo novo e nesse caso o Memórias, Crônicas e Declarações de Amor saiu quatro anos depois e assim que foi lançado alcançou o primeiro lugar entre os mais vendidos, sendo o quinto álbum a chegar nessa marca e o terceiro a debutar em primeiro. O álbum ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidos, tornando o segundo mais vendido de sua carreira.


Marisa Monte no ano de 2000

O grande carro chefe desse álbum e creio que muitos, (todos), irão concordar foi o a canção de maior repercussão chamado "Amor I Love You" que além de tocar muito no ano de 2000, tornou-se uma canção indispensável nas rádios atualmente.

Encarte do single "Amor I Love You"

"Amor I Love You" parece até canção dos Tribalistas por ser escrito por Marisa Monte e Carlinhos Brown e ainda contou com a participação de  Arnaldo Antunes que recitava na própria canção um trecho do livro O Primo Basílio de Eça de Queirós.

A canção foi indicada como primeiro single e Marisa tratou de lançar apenas essa canção nas emissoras de rádios, mas com a aclamação dos fãs e admiradores outros singles foram lançados, mas estes em emissoras de MPB. "Amor I Love You" é daquelas canções que tocou muito, mas muito mesmo e fez parte da programação de diversas emissoras de rádio, desde as bem populares se misturando a canções sertanejo e axé ou nas emissoras jovens que tocavam rock, pop e reggae. A canção inclusive foi a primeira colocada na rádio Jovem Pan e Gazeta FM na Grande São Paulo, disputando diretamente com Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim de Ivete Sangalo, mas na parada Nacional do ano de 2000, a canção  "Amor I Love You" ficou em primeiro lugar.


Imagens especiais de Memórias, Crônicas e Declarações de Amor

O álbum teve tanta repercussão que outras canções tornaram singles como "Não Vá Embora", mas ocupou espaço em emissoras de MPB, todavia a canção tem uma característica bem pop e uma letra bem conceituada para a época.

Outra faixa single foi "O Que Me Importa" que foi escrita por José de Ribamar Cury Heluy e tornou um grande sucesso e faz parte até hoje das playlists de fãs da cantora. A canção é como um lamento tanto na letra e na linda interpretação de Marisa Monte.

Outras duas faixas que tiveram boa repercussão nas emissoras de rádio foram "Não É Fácil" que é uma canção bem pop com uma letra leve que fala de amor. "Gentileza" é outra bela canção, mas tocou mais timidamente nas emissoras. A canção foi composta pela própria Marisa, homenageando o Profeta Gentileza, cujas inscrições no Viaduto do Caju, no Rio de Janeiro haviam sofrido vandalismo e estavam ameaçadas pela prefeitura da cidade. Marisa, que sempre gostou de ver as inscrições nas pilastras do mesmo, entrou em contato com uma ONG, que com sua parceria, conseguiu preservá-las.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Amor I Love You
Marisa Monte/Carlinhos Brown
2
Não Vá Embora
Marisa Monte/Arnaldo Antunes
3
O Que Me Importa
José de Ribamar Cury Heluy
4
Não É Fácil
Marisa Monte/Carlinhos Brown/Arnaldo Antunes
5
Perdão Você
Brown/Alaim Tavares
6
Tema de Amor
Marisa Monte/Carlinhos Brown
7
Abololô
Marisa Monte/Lucas Santtana
8
Para Ver as Meninas 
Paulinho da Viola
9
Cinco Minutos
Jorge Ben
10
Gentileza
Marisa Monte
11
Água Também É Mar
Marisa Monte/Carlinhos Brown/Arnaldo Antunes
12
Gotas de Luar 
Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito
13
Sou Seu Sabiá
Caetano Veloso



Ouça o Disco

No YouTube no momento praticamente todos os álbuns de Marisa Monte foram apagados, mas quem utilizar de aplicativos de músicas como o Spotify pode checar que tem esse álbum completo para ouvir.


Um comentário:

Anônimo disse...

Show!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...