Facebook

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Carnaval de São Paulo 2018 | Análise de Samba: Acadêmicos do Tatuapé



"Maranhão, os Tambores vão Ecoar na Terra da Encantaria"


Compositores: Fabiano Tenor, Mike e Luiz Ramos
Interprete: Celsinho Mody (Part: Dominguinhos do Estácio e Leci Brandão)
Diretor de Bateria: Mestre Higor



No Mar! Foi no balanço do mar
Que o sonho aportou na ilha da magia
Lá tem palmeira onde canta o sabiá
O sol namora a beleza do lugar
Cenário de poesia
Tantas batalhas nesse torrão
Herança de luta, cultura e amor
ôôôô, o negro tanto clamou
A liberdade aos pés do senhor

Ô luar, ô luar
Deixa a gira girar ... crioula
Hoje tem canjerê feitiçaria, ô
Jêje - nagô, kaô meu pai xangô

Ê, tem cantoria! Eita povo festeiro!
Teu folclore é tradição
Ê, chora viola
Preta velha conta história, lendas desse chão
Ô, quebra o coco iá iá
Matracas vão emablar
Bumba-meu-boi, meu cazumbá
Ouvindo reggae do bom
É carnaval vem curtir esse som
É emoção, o meu pavilhão vai girar
Na terra da encantaria
Os tambores vão ecoar

Viva São José, venha me valer
Ilu Ayê ô ilu ayê
Tatuapé numa linda procissão
Canta tua história... oh! Maranhão






Análise do Samba

Vamos começar as análises dos Sambas Enredo das Escolas de Samba pela atual campeã que é a Acadêmicos do Tatuapé que nos últimos anos de análises tem sido pelo menos Top 5 em todos os resultados. No ano passado chegou na terceira colocação com 39,8 pontos e em 2016 foi segunda colocada isolada com os mesmos 39,8 pontos, sem falar que em 2014 fez um dos mais belos sambas deste século.


ATENÇÃO: As análises de todos os sambas enredo não tem nenhuma característica técnica ou didática e não tenho formação musical e nem em letras, mas o que carrego é a experiência de acompanhar Carnaval Paulistano desde 1997 e o quesito samba enredo é um dos que mais gosto e por ouvir tantos sambas nesses anos todos acredito que sei o que pode ser um samba bom, regular ou ruim. Concluindo, as análises são realizadas a partir de uma visão de espectador.


Voltando a falar do samba da Acadêmicos do Tatuapé acredito que há um trabalho de extrema precisão para que o samba escolhido como vencedor seja o melhor possível e para isso o planejamento deve ser muito bem orquestrado, pelo menos nestes últimos anos acredito que tenha sido desta forma, pois só ouvimos obras primas e no samba de 2018 com o enredo "Maranhão, os Tambores vão Ecoar na Terra da Encantaria" a escola conseguiu mais uma vez provar que o trabalho foi muito bem realizado e saiu com a pontuação máxima de 40 pontos.

Confesso que passei a gostar de verdade do samba após ouvir na sua sétima vez, quando comecei a compreender cada verso, cada estrofe e cada efeito inserido no samba como a matraca que é um instrumento pouquíssimo utilizado no samba.

A letra do samba carrega lindos versos e todos eles bem compostos e uma das minhas grandes preocupações foi sanada que é a segunda estrofe que atualmente no Carnaval Paulistano tem sido compostos com pouca inspiração e enchendo lacunas para adequar ao enredo da melhor forma, mas com resultado regular, porém a Tatuapé acertou muito bem citando o povo, fatos históricos, cultura popular maranhense misturada a paulistana. Os dois refrões são belos e no segundo refrão traz um dos melhores momentos do samba e de todo o CD que é a forte imposição dos tamborins junto a interpretação.

Um dos meus versos favoritos e que achei inspirador é "No Mar! Foi no balanço do mar / Que o sonho aportou na ilha da magia / Lá tem palmeira onde canta o sabiá / O sol namora a beleza do lugar...". A sensação é de pura poesia e como se realmente nos sentimos dentro do enredo e se nos levarmos a imaginação podemos viajar na Ilha da Magia.

O interprete do samba é Celsinho Mody que já mostra identidade forte com a escola e é sem dúvidas um dos melhores interpretes de samba enredo em São Paulo com uma voz muito boa, dicção perfeita e irreverências que só ele sabe fazer, mostrando muito carisma. No samba temos a participação de Leci Brandão que há um bom tempo faz parte das gravações em estúdio e no segundo ano temos Dominguinhos do Estácio.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...