Facebook

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Carnaval de São Paulo 2018 | Análise de Samba: Mancha Verde



"A amizade. A Mancha agradece do fundo do nosso quintal"


Compositores: Sereno, Marcelo Casa Nossa, Darlan Alves, R Silva, R Minueto, Vitor Gabriel e Gui Cruz
Interprete: Freddy Vianna
Diretor de Bateria: Mestre Maradona


Nesse terreiro de bamba
Quero mais é sambar…
Sou Mancha Verde… o show vai continuar…
Sua história, é o meu carnaval
Obrigado do fundo do nosso quintal

Debaixo da tamarineira
Um lindo sonho se torna real
Pandeiro, cavaco, tantã e repique
No puro balanço, um banjo imortal
Na benção da nossa madrinha
Vou caciqueando na avenida
Nesse castelo de cera
Bebeto é o rei, está numa boa

Se arruma “Irene” que o mapa da alegria
Hoje é na terra da garoa

Oxóssi caçador, o dono da mata
É força, axé… São Sebastião!
Okê! Okê arô! Ao dono da mata
Meu samba é fé… é religião!

E na batucada dos nossos tantãs
Sublime poesia invade as manhãs
Nesse palco iluminado
Nosso grito, uma canção de amor
Um canto de felicidade que ao mundo encantou
A amizade… eternizou um laço de união
Somos verdade
Quero chorar o seu choro
E ver lá no céu seu sorriso
Valeu por você existir amigo



Análise do Samba

O samba da Mancha Verde para o Carnaval de 2018 gostei de forma rápida logo quando foi anunciado como samba oficial, isso porque a letra era de fácil compreensão e era compartilhada em diversas redes sociais por ser bem elogiada, mas quis esperar mesmo o seu lançamento em CD para não se sentir influenciado por outras questões, mas o samba seria bonito seja qual fosse o interprete.

A escola falará sobre o grupo de samba Fundo de Quintal e era esperado a menção de sucessos do grupo na letra do samba e temos cinco menções muito bem inseridas na composição do samba e o que vemos no restante da letra é a história do grupo desde a formação até chegada do seu sucesso. A letra do samba foi composta por sete autores e o trabalho foi muito bem realizado e souberam se inspirar mesclando bem história e as menções dos dos sucessos do grupo.

Um dos grandes momentos ou o melhor momento do samba é "A amizade… eternizou um laço de união / Somos verdade / Quero chorar o seu choro / E ver lá no céu seu sorriso / Valeu por você existir amigo." que é de fato emocionante a forma como foi composta, pensando muito bem no sentido do significado da amizade.

Mestre Maradona comanda a bateria que dá um show na melodia do samba que casa muito bem com a letra a interpretação, sendo bem contagiante, trazendo empolgação, mesmo nos trechos de emoção. Repare como fica bonito os instrumentos de corda quando acontece a passagem da segunda estrofe que fica muito bem musicado.

No vocal temos Freddy Vianna que é um dos meus favoritos do Carnaval Paulistano e sem dúvidas é uma das unanimidades dos amantes de Carnaval. Sua voz tem força, afinação, empolgação, carisma e emoção e neste ano ele fez mais um belo trabalho de interpretação e sem dúvidas é um dos nomes mais fortes que iremos ver no Carnaval 2018.

O samba leva a nota máxima, ou seja, 40 pontos, sendo mais um samba chegando a esta nota, algo raro nas análises, já que os sambas atualmente sofrem um pouco com a perde de criatividade e inspiração até por conta  da regra de seguir o que a sinopse diz, mas no caso da  Mancha Verde o trabalho foi bem feito.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...