Facebook

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Carnaval de São Paulo 2018 | Análise de Samba: Dragões da Real



"Minha música, Minha raiz! Abram a porteira para essa gente caipira e feliz!"


Compositores: Armênio Poesia, Xandinho Nocera, Léo do Cavaco, Ronaldo Maransaldi, Renne Campos, Paulo Senna, Alemão do Pandeiro, Fabio Brazza, CG e Wagner Rodrigues
Interprete: René Sobral
Diretor de Bateria: Mestre Tornado 



Eu sou caipira pirapora sim sinhô!
Venho de longe pra mostrar o meu valor
'Chora viola', vamô simbora!
Abre a porteira que as dragões chegou!

O galo canta, inspirando a melodia
Uma linda sinfonia
Onde mora o sabiá
A natureza dá o tom do meu destino
Feito um sonho de menino
Sou raiz deste lugar
E nessa longa 'estrada da vida'
A enxada na lida, o suor na plantação
Da varanda, um tempo me convida
Tô chegando mãe querida
Bota lenha em fogão

Nos lugares que passei (que passei!)
Fui a voz do coração (coração!)
Embalei a "romaria" na divina cantoria
E a fé na procissão

'Ainda ontem, choquei de saudade'
Cruzei fronteiras por este mundão
Fui me tornando uma moda de respeito
Orgulho no peito, chapéu na mão
Vi 'evidências num fio de cabelo'
Um violeiro se emocionar
'Tocando em frente segue a galopeira
No rancho fundo à luz do luar
É o amor dessa gente feliz que não pode faltar!"
 
 
 
 


Análise do Samba

Pelo segundo ano seguido a escola de samba Dragões da Real trará para o Carnaval um grande samba, movido a muita poesia, bela interpretação numa filosofia até parecida com o enredo do ano passado.

Ultimamente o enredo com a temática sertaneja ou o povo caipira tem sido retratado com certa frequência e tivemos títulos como a Vila Isabel no Rio de Janeiro e a Dragões foi vice campeã no ano passado falando sobre Asa Branca. Até por conta disso temos uma preocupação com a letra do samba que pode ser repetitiva, mas na letra deste samba de 2018 confesso que há frases e palavras já utilizadas anteriormente, mas foi muito bem reutilizadas para este samba que teve uma ideia muito boa de usar trechos ou nome de famosas canções sertanejas para deixar a composição mais original possível e graças ao time de dez compositores foi possível construir um dos mais belos sambas deste ano com bastante riqueza, criatividade e uma boa coesão com o enredo.

Atenção para os dois refrões que são lindos e ótimos para cantar fazendo junto uma coreografia, principalmente no segundo refrão. Gosto muito da segunda estrofe que tem uma linha de composição bem rica e alinhada, sem atropelamentos para adequar fortemente ao enredo.

Mestre Tornado comanda mais uma vez muito bem sua bateria, deixando o ritmo envolvente e ótimo para sambar várias vezes. Ouvimos na melodia com certa força a presença de instrumentos de corda para valer o enredo.

O interprete René Sobral sem dúvidas é um dos melhores do carnaval paulistano e mais uma vez é nota 10 em seu quesito, sendo talvez o que mais conseguiu notas máximas em minhas análises. René tem uma técnica vocal ótima, uma bela dicção e sabe dar cada vida as palavras e versos entoados.



Um comentário:

Anônimo disse...

O eredo nao é um dos melhores abre a porteira que a dragoes da real chegou! A questao é que os componentes estao bem afiados e isso possa ser que ela levante a tarça mais o Samba Enredo nao é um dos melhores ta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...