Facebook

domingo, 12 de agosto de 2012

Cidade de Deus - Filme completa 10 Anos


Um dos maiores sucessos do Cinema Brasileiro, o filme Cidade de Deus completa 10 anos. Lançado em 2002, o longa foi dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Foi adaptado por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. O filme mostra o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus entre as décadas de 1960 e 1980.


O elenco foi composto por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Alice Braga e Seu Jorge. A grande maioria dos atores era, na verdade, moradores de favelas como Vidigal e Cidade de Deus.

Recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (Cesár Charlone). Foi exibido fora de competição no Festival de Cannes.



2002, que foi o ano do lançamento do longa Cidade de Deus há de lembrar que neste mesmo ano iniciou-se um aumento nas bilheterias e da popularização dos cinemas brasileiros e o grande preconceito com nossos filmes começaram a cair, sendo que aquele famoso clichê de que "filme Brasileiro é ruim" em 2012 é pouco declamado. Exemplos de como nosso cinema cresceu a partir de 2002 são os filmes como Carandiru, Lisbela e o Prisioneiro, Os Normais, Olga, Dois Filhos de Francisco, Tropa de Elite, Se Eu Fosse Você, Nosso Lar, Cilada.com.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...