Facebook

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

#07 - O Rappa - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#07
O Rappa

Um dos maiores acontecimentos entre a virada de milênio e século foi o surgimento do grupo O Rappa, que é até hoje uma das bandas mais corajosas que apareceu na história, pois foram um dos poucos que deram certo interpretando canções de impacto social, o seu sucesso se deu desde o início da carreira e continua assim atualmente misturando canções com punho crítico a sociedade e momentos de paz e hamonia. O grupo é um dos maiores fenômenos da nossa música e tem criado uma legião de fãs e novos músicos que se inspiram no jeito elegante e visceral de cantar.

O Rappa surgiu em 1993 de uma forma inusitada, após a chegada do cantor de reggae Papa Winnie no Brasil algumas bandas precisavam aconpanhá-lo nos shows e nisso foram chamados às pressas Nelson Meirelles, Marcelo Lobato, Alexandre Menezes (Xandão) e Marcelo Yuca. Após algumas séries de shows e com uma aprovação do público faltava chamar um vocalista para a banda e Marcelo Falcão foi escolhido após um concurso realizado pela banda.

O primeiro disco do grupo O Rappa foi em 1994 que teve a presença dos seis integrantes citados no início do artigo e nenhuma das canções chegaram a ter impacto na mídia, talvez "Brixton, Bronx ou Baixada" até relançada anos depois deu uma suspirada, mas em 1996 com o disco Rappa Mundi e sem Nelson Meirelles o grupo se lançou muito forte para o sucesso e enfim conseguiram entender o grupo e o que eles focam desde o primeiro disco e alguns hits como "A Feira", "Vapor Barato", "Hey Joe", "Pescador de Ilusões" e "Ilê Ayê"  foram responsáveis pelo novo fenômeno que chegava rumo ao fim dos anos 90.

Três anos depois, em 1999 vem a público Lado B Lado A. Com letras mais fortes que o anterior, mostra o amadurecimento da banda e revela Yuka como letrista de alto nível em canções como "Minha Alma", "O Que Sobrou do Céu", "Me Deixa" e "Lado B Lado A", além de "Tribunal de Rua", que narra história baseada em fato real, conhecido na mídia como "Rambo, o torturador", que foi a capa da revista Veja. Os videoclipe das duas primeiras foram premiadíssimos, tornando-se sucesso nacional. Em 2000, O Rappa causou comoção pública e muita indignação entre diversas bandas no Rock in Rio que ocorreria no ano seguinte, a banda seria colocada antes de alguns americanos, e protestaram.

No ano de 2000 O Rappa deu uma pequena pausa devido a um acidente com Marcelo Yuca impossibilitando de tocar bateria, sendo assim a banda se reorganizou e Marcelo Lobato que já tocava bateria tornou-se o novo baterista e Marcos Lobato, seu irmão ficou com os teclados, sendo ele um dos integrantes de apoio. O grupo chegou a lançar o disco ao vivo Instinto Coletivo ainda com Yuka, mas devido a discordancias musicais ele sai do grupo.

Agora como quarteto e como foi de 2003 pra cá, O Rappa lança neste ano O Silêncio Q Precede O Esporro e já se percebe que as letras não tem agressividade como nos dois discos anteriores, porém o grupo já estava consolidado com a carreira e os hits ajudaram muito ao grupo conseguir um grupo cada vez mais jovem, sendo eles "Reza Vela", "Rodo Cotidiano", "Mar De Gente" e "O Salto".

Um dos grandes momentos do grupo foi em 2005 com o Acústico MTV, pois o grupo já estava no auge e com este álbum a banda ganhou um status de melhor banda do momento, e com merecimento, ainda mais que cada integrante domina mais de um instrumento e a produção deste disco foi fantástica, sendo um dos melhores álbuns da série, vendendo mais de 400 mil cópias, que foi a média de quase todos os seus discos.

Após uma longa turnê, O Rappa lança em 2008 o disco 7 Vezes e as lembranças do álbum acústico ainda ficava na memória, mas o grupo conseguiu dissolver aos poucos esta ótima lembrança, para isso foi lançado em 2010 um disco ao vivo, mas antes de lançar o disco o grupo anunciava uma pausa para descansar e aproveitar materiais de música e arte para compor na próxima produção que é confirmada para 2013 e a expectativa é grande, ainda mais com o lançamento da canção "Anjos".


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...