Facebook

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

#11 - Capital Inicial - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#11
Capital Inicial 

Uma das grandes bandas de Brasília que fez nosso Rock Nacional ser o que é hoje é graças a banda Capital Inicial que há 30 anos com este segmento viveu momentos de muita glória, baixas e desde quando retornou de vez ao mercado musical nunca mais parou e é uma das maiores bandas de Rock atualmente e o lançamento de discos e músicas é constante.

Antes de surgir o Capital Inicial, os integrantes Flávio Lemos e Fê Lemos junto com Renato Russo formavam a banda Aborto Elétrico que durou pouco tempo, mas deixou um bom legado com poucas das ótimas músicas lançadas até então.

Segundo o que vi no filme Somos Tão Jovens, o Capital Inicial começou com Flávio Lemos, Fê Lemos, Loro Jones e no vocal Heloísa que logo sairia e Dinho Ouro Preto assumiria os vocais.

A banda se destacou tanto em festivais de Rock em Brasília que logo uma gravadora os convidaram para gravar o disco que foi lançado em 1986 com a gravação de clássicos como "Música Urbana", "Veraneio Vascaína", "Fátima" e "Leve Desespero".

Com um sucesso inesperado e com uma capacidade de composição rápida e eficaz dos integrantes foi lançado um álbum ano após ano como Independência em 1987,  Você Não Precisa Entender em 1988, Todos os Lados em 1989. Todos eles com um ótimo número de vendas e sucessos que foram eternizados, mas em 1991 o disco Eletricidade marca uma vendagem mais alta ainda do grupo e uma avaliação máxima da crítica, tornando o grupo maior do que já é em questão de música e se imaginava que o Capital Inicial  atravessaria os anos 90 com o mesmo brilho dos anos 80...

... Mas como toda banda de Rock uma briga, discussões sobre encaixe musical ou problemas pessoais fez com que o Capital Inicial em 1992 tivesse uma mudança drástica, primeiro sai o tecladista e produtor Bozzo Barretti e quem saiu foi Dinho Ouro Preto para seguir carreira solo, então o grupo coloca em seu lugar Murilo Lima. Resultado: a banda lança o disco Rua 47 que foi um fracasso, o público não aprovou o novo vocalista, Dinho não deu certo na carreira solo, fazendo com que Dinho e o Capital sumissem da mídia, porém mesmo em atividade pouco se via e falavam deles.

Em 1998 o Capital Inicial volta com Dinho nos vocais e praticamente tiveram que começar numa escala mais baixa, mas logo ganhou de volta grande parte do público com a turnê e o disco Atrás dos Olhos teve dois grandes sucessos e a certeza de que a banda estava bem.

E para consagrar de vez a banda, seu retorno e um "pé no asselerador" da nova fase que segue até hoje, o álbum Acústico MTV fez da banda vender, vender e vender, pois o disco chegou ultrapassa dois milhões de cópias e os sucessos foram fenômenais como "Tudo Que Vai", "Primeiros Erros (Chove)", "Cai a Noite", "Independência", "Fogo" e "Natasha" que ficou mais de dois anos na parada de sucessos.

Para comemorar este "boom" o Capital Inicial lança em 2002 o que chamamos de melhor álbum de inéditas neste século, chamado Rosas e Vinho Tinto que reuniu um número bom de hits como "À Sua Maneira", "Como Devia Estar", "Quatro Vezes Você", "Mais", "Olhos Vermelhos" e "Algum Dia".

Outros álbuns foram lançados neste século e a banda cada vez mais ganhava um público mais jovem, pois a banda além de focar em canções de protestos ou falando sobre as noites, também músicas com um teor romântico ou teor moral deu muito certo. Gigante! e Eu Nunca Disse Adeus se destacam como outros bons discos lançados recentemente. Outro destaque foi o álbum ao vivo pela Multishow que vendeu muito bem e aproximou ainda mais a banda do público, inclusive do antigo.

O Capital Inicial  continua com as suas atividades de forma plena, sem crises e em 2013 lançou o disco chamado Saturno que vendeu razoavelmente e os shows são inúmeros e continua mostrando que é uma das maiores bandas de todos os tempos.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...