Facebook

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Por que o Facebook mostra sempre os mesmos amigos?


Provavelmente esta seja uma dúvida de muitas pessoas: por que razão sempre aparecem os mesmos amigos na página de perfil do Facebook?

A rede social utiliza um algoritmo chamado EdgeRank, que mede a afinidade, o peso da interação e há quanto tempo os usuários interagem no Facebook. Dessa forma, os amigos que são exibidos em cada perfil seguem os critérios determinados por essas três variantes.

Entenda cada uma delas:

    Afinidade: neste tópico, o algoritmo verifica como é a interação que o usuário tem com os contatos e as páginas que curte. Contabiliza comentários, curtidas, marcações de fotos e compartilhamentos;
    Peso: para cada tipo de interação na rede social é atribulado um peso; por exemplo, uma foto que é compartilhada tem mais peso que um comentário, e este tem mais peso que uma curtida;
    Tempo de vida: esta variante leva mais em consideração tudo que for feito em publicações mais recente que em mais antigas.

Feitas essas três comparações, o algoritmo realiza um cálculo que determina quais serão os amigos exibidos no perfil de cada usuário. De acordo com a descrição feita no site do EdgeRank, é praticamente impossível saber qual é a pontuação de cada amigo que poderá aparecer no perfil.

O EdgeRank também é responsável pelas publicações que aparecem no feed de notícias, é ele quem seleciona o que será mostrado entre as inúmeras publicações de amigos e páginas. Esse mecanismo é parecido com o utilizado pelo Google – Googlebot – para definir a ordem em que os links de busca aparecem na página de pesquisa.

Você acha que no seu perfil aparecem os amigos com os quais realmente tem mais afinidade?


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...