Facebook

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Tom Maior



“Elba Ramalho canta em oração o folclore do Nordeste. Toque sanfoneiro forró, frevo e xaxado”


Compositores: Maradona, Turko, Ricardo Neto, Paulinho Miranda, Rafa do Cavaco, Celsinho Mody e Léo Reis
Interprete: Bruno Ribas




Simborá mô
Hoje a noite é de luar
Meu cordel em poesia faz a festa no arraiá
No céu de estrelas, fogueiras de São João
Tem asa branca, salve o rei do meu baião
Eta povo festeiro que faz levantar…poeira
Coração cangaceiro, menina danada…guerreira
Ave maria…vou seguindo em romaria
Ao “padim ciço” minha fé e devoção
Oh mãe divina faz chover no meu sertão

Nos palcos da vida…eu forroziei
Morte e vida severina…folia de reis
Tem cavalhada, a ciranda risca o chão
Oí tum tum tum bate forte coração

E quando o vento sacode a cabeleira
Leva o meu canto retratando este lugar
No mexe mexe vem dançar a quebradeira
Tão brasileira é a festa popular
Frevo e xaxado causa o maior sururu
Vem ver meu boi na terra do maracatu
Eu tô…com saudades de tú meu desejo
Amor me faz um chamego, é hora de coroar
Estou…de volta pro meu aconchego
Nesse cortejo nordestino
Se avexe não, vem dançar

Esse forró tá gostoso, arretado demais
Puxa o folé sanfoneiro arrasta o pé rapaz
Elba ramalho é a flor do nordeste
Sou Tom Maior em oração
Sou cabra da peste
 
 
Análise do Samba

Chegamos ao último samba avaliado das 14 do grupo especial do Carnaval de São Paulo. É a vez da escola de samba Tom Maior que volta para a elite. A escola tem grandes sambas nestes últimos anos e destaco os anos de 2011, 2013, 2015, mas sobretudo 2014 com o meu favorito que foi do enredo sobre Foz do Iguaçu. Em 2017 a escola cantará sobre Elba Ramalho, uma das nossas maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.

Um fator que chamou muito a atenção foi a saída de René Sobral da Tom Maior que é tido por muitos um dos melhores interpretes do nosso carnaval. Quem está interpretando o samba é Bruno Ribas que é um nome bem conhecido lá no Rio de Janeiro, mas já esteve em São Paulo uma outra vez. Obviamente sentimos falta do René, mas para mim Bruno deu conta do recado e conseguiu interpretar bem o samba em praticamente todo seu conjunto junto a uma melodia rápida que mistura instrumentos típicos do samba e alguns instrumentos do baião, que cá entre nós ficou bom ouvindo pelo CD.

A letra do samba resume exatamente o que diz na sinopse, talvez uma das mais fáceis de identificar por ter trechos da sinopse na letra do samba de uma forma idêntica, resumida ou em diferentes vocábulos, mas com o mesmo sentido e por conta disso acredito que o samba vai gabaritar na apuração oficial. Na letra eu gosto muito do primeiro refrão que cantando junto é muito bom, assim como o segundo refrão. Os décimos descontados vão cada um para as duas estrofes por questões de liga poética não totalmente criativas, justamente para associar bem a sinopse boa parte das estrofes sofreram com essa colcha de retalhos no bom sentido, mas mesmo assim se trata de um dos melhores sambas deste carnaval paulistano.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...