Facebook

sábado, 21 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Vai-Vai é a Campeã entre as Análises dos Sambas - Veja Ranking Completo


Após analisar e avaliar os 14 sambas das escolas que estarão no Grupo Especial no Carnaval São Paulo em 2017 temos como a grande vencedora a Vai-Vai que gabaritou nos quatro quesitos avaliados, totalizando assim os 40 pontos possíveis. Na segunda colocação ficou a Dragões da Real com um décimo a menos. Na terceira colocação temos um empate triplo entre a Rosas de Ouro, a Acadêmicos do Tatuapé e a Unidos de Vila Maria.

O samba enredo da Vai-Vai deste ano antes de ser escolhido como oficial nas eliminatórias era um dos favoritos e a torcida era enorme. A letra em todo seu contexto é uma bela poesia em homenagem Mãe menininha do Gantóis, adequando-se corretamente ao enredo. O samba vem com uma melodia perfeita e bem casada com a bela voz de Wander Pires que aliás tem a participação da cantora Grazzi Brasil que dá um brilho ao samba.

Para quem acompanhou as 14 análises individualmente verificou que cada samba era dividido em quatro quesitos, sendo eles letra, melodia, interpretação e adequação ao enredo. Dentre esses quatro quesitos o que menos teve notas dez foi "letra", tendo apenas duas escolas de samba "premiadas", sendo elas Vai-Vai e Vila Maria. Outras quatro escolas de samba ficaram com a nota 9,9. Não que o conjunto ou a safra dos sambas deste ano esteja fraco, mas acho que nesses últimos anos poucas escolas conseguem de fato se consagrar e criar sambas de alta magnitude como era lá no passado e acredito que isso vem de encontro com a competitividade que está cada vez mais acirrada e fazer um samba adequado ao enredo é um desafio enorme para os compositores que participam de reuniões, explanações e ouvem várias regras do que pode e do que não pode ter na letra e acho que os sambas deveriam ter um pouco mais de liberdade, sem tantas regras rígidas, porém é uma parte do universo do carnaval que não tenho amplo conhecimento, mas adoraria ver uma safra onde os 14 sambas a tornassem inesquecíveis e acho que poucos deste ano irão sobreviver pós a quarta-feira de cinzas.


Veja abaixo o Ranking das 14 escolas de samba e quem quiser ver a análise de cada samba, basta apenas CLICAR no nome da agremiação.




( 1 ) Vai-Vai 40
( 2 ) Dragões da Real 39,9
( 3 ) Tatuapé 39,8

Vila Maria 39,8

Rosas de Ouro 39,8
( 4 ) Peruche 39,7
( 5 ) Tom Maior 39,6
( 6 ) Nenê da Vila Matilde 39,5
( 7 ) Gaviões da Fiel 39,4
( 8 ) Mocidade Alegre 39,3

Tucuruvi 39,3
( 9 ) Império de Casa Verde 39,2

Mancha Verde 39,2
(10) Águia de Ouro 38,9




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...