Facebook

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Tom Maior - Enredo, Destaques e Expectativas



A escola de samba do bairro de Sumaré conseguiu seu retorno ao Grupo Especial de São Paulo após conseguir a segunda colocação no desfile de 2016 onde homenageou o artista Milton Nascimento. Fazendo uma analogia ao enredo passado esperamos eu, simpatizantes e membros da Tom Maior que esse ano seja o renascimento de uma escolas mais interessante dos últimos que fez desfiles inesquecíveis.


Endereço
Rua Sérgio Tomás, 622
Bom Retiro, São Paulo - SP
CEP: 01131-000


A Tom Maior irá abrir os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo no dia 24 de fevereiro aproximadamente às 23h15, mas o ritmo não será apenas samba e sim uma mistura com frevo, xaxado e forró. Isso mesmo, pois seu enredo é uma homenagem a cantora Elba Ramalho, uma das maiores cantoras de todos os tempos aqui no Brasil.




Sinopse

Um livro mágico encantado de Cordel Surgiu num chão de giz, rachado do Nordeste Cordas, Gonzada e afins É noite.
Céu coberto de estrelas Partiu Doce Menina, desbravando o Sertão. Sertão de Asa Branca, meu alazão Bateu Asas e voou, voou… Linda flor da Paraíba! Rojões, Fogueiras e Balões Na festa do interior, viva São João Fole da Sanfona…toque sanfoneiro… Que o povo quer dançar nesta noite de Luar Ave Maria Sertaneja, rogai por nós Minha fé singela em devoção O meu canto em oração Ó mãe divina faz chover no Sertão Padre Cícero Romeiro Festejo e Romarias Cresci, me tornei artista popular O palco é meu Habitat Dos Reizados nos terrenos do Sertão de Piancó Me encantei com as lendas e o som dos tambores Atriz me tornei – Morte e Vida Severina Elba Ramalho reina a “Cantriz” Nordeste meu divino palco No Sertão, tum, tum, bate meu coração Ciranda da Rosa Vermelha No Nordeste do Brasil tem magia popular Quando o vento sacode a cabeleira. As vozes anunciam a Rainha do Frevo e do Xaxado Elba Ramalho vai cantar e encantar Em Recife e as batidas de Bondos são Maracatus Retardados Com seus estandartes no ar Viva o Bumba Meu Boi “Chineladas”, vou cantar o Xenhenhem Rainha, quem sabe Embaixatriz Do Cangaço Nordestino atacando de “Zanzibar” No Nordeste com o Sertanejo fez folia No Carnaval fica a Poesia Num Pano de guardar confetes Surge nossa doce Colombina Nesse cortejo de felicidades O Carnaval pede passagem Pra Mulher Cabra da Peste Elba Ramalho Em oração canta o Folclore do Nordeste Toque Sanfoneiro…Forró, Frevo e Xaxado Toque Bateria Tom Maior é só alegria No Coração dessa Gente tao Brasileira e Tão Nordestina “Aquarela Nordestina”


Trio de Destaque

Para que uma escola de samba possa funcionar e realizar um ótimo desfile necessita de várias pessoas como presidente, carnavalesco, mestre de bateria, artesãos, merendeiros, intérpretes, coreógrafos, serralheiros, entre outras ocupações quando é envolvido o carnaval, mas o Trio de Destaque são aqueles que no meio da multidão de uma escola do samba fazem a diferença.



Ela é uma das mulheres fortes no comando do carnaval e tem respeito e apreço por muitos sambistas e sobretudo de seus integrantes. Luciana assumiu a presidência da Tom Maior em novembro de 2011.



É um dos carnavalescos mais criativos de São Paulo e tem realizado ótimos trabalhos como na Águia de Ouro. Em 2016 Cebola entrou para assinar os desfiles da escola.



Muito conhecido no Rio de Janeiro, o intérprete Bruno Ribas é uma das apostas da Tom Maior e muitos gostaram de vê-lo interpretando o samba da escola.


Tom Maior em 2016

Expectativas Pessoais

A cada ano que passa eu tenho tomado mais cuidado referente as expectativas de cada escola de samba, ainda mais que hoje muito do que é trabalhado é guardado em segredo até a chegada do desfile ou dias antes. Quanto a minha expectativa com o desfile da Tom Maior são boas por conta do enredo que é espetacular e veremos muitas facetas do Nordeste não só desta escola como de outras, ou seja, para quem gosta da desta temática ficará feliz assim como eu, mas sabemos que abrir o desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo é uma tarefa complicada, pois muitas coisas podem acontecer como por exemplo uma queda de energia com a Pérola Negra no ano passado e até hoje não foi totalmente esclarecido, apesar que todos os testes de luz foram feitos e tudo consta que de fato foi o fator climático. Porém abrir desfile vai mais que isso, pois tem a questão do jurados de sempre dar notas mais baixas para a primeira escola por questão de estratégia e se esses mesmo jurados se limitarem a dar notas pelos acertos e não apenas por beleza que vai ter mesmo acredito que veremos muitas notas dez, sobretudo pelo trabalho do carnavalesco Cebola que é uma dos melhores da cidade de São Paulo. Com certeza irei me emocionar por ser a abertura dos desfiles e por ter a simpatia pela escola.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...