Facebook

segunda-feira, 20 de março de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Calango' - Skank (1994)


Uma das maiores bandas de Pop-Rock ou apenas Rock Nacional apareceu com uma temática diferente logo no início dos Anos 90, precisamente em 1991. A banda Skank resolveu misturar ritmos e buscou influencias do reggae do Bob Marley, da musicalidade dos Paralamas do Sucesso e da forma de compor bem parecido com Titãs, Jorge Ben Jor e Gilberto Gil, mas, eu digo novamente em caps lock, MAS a banda conseguiu desvincular de todas suas influências e se tornar uma banda única, sobretudo em 1994 com o lançamento do álbum Calango. que foi um caldeirão de ritmos, tornando-se um trabalho infalível, completo, divertido e destemido.




Como disse na postagem sobre a banda Raimundos, os Anos 90 foi definitivamente a década que revelou as últimas grandes bandas de Rock, claro que de 2000 até 2017 alguns nomes apareceram, mas em quantidade e qualidade foram pouquíssimas. Skank podemos afirmar que é a banda "ponta de lança" desta década, pois conseguiu agradar a muitos ouvidos, do novo ao velho, homens e mulheres no Brasil, pois a banda trazia boas mensagens, letras divertidas e, claro sua criatividade instrumental.

Quando surgiu Calango em 1994 vivíamos um bom momento na nossa música e era difícil definir qual o melhor disco daquela época, mas terminou com avaliações em notas máximas e vendas ultrapassando um milhão de cópias, sendo um sucesso estratosférico e o Skank entrava definitivamente no hall das melhores bandas de todos os tempos, mesmo que se encerrasse no mesmo ano.


Contracapa do disco

O álbum já chamava a atenção pela arte de capa, e foi tendência de todos os seus trabalhos, assim como tendência foram suas músicas desde sempre.

Não sei exatamente, mas acredito que deste disco pelo menos sete músicas foram singles em todo o Brasil, isso porque em dois anos e meio diferentes canções deste disco tocavam nas rádios, mas há de destacar que cada faixa merecia ser single, por ter sido um disco daqueles especiais onde todas as músicas eram boas.

As canções de maiores destaques foram "Jackie Tequila" que tinha uma pegada toda em reggae e uma letra extremamente criativa, sendo a minha faixa favorita. Outra faixa de sucesso foi "É Proibido Fumar" que até hoje os fãs pedem que a banda cantem, pois a canção foi completamente modificada e passava longe da versão de Roberto Carlos, tornando-se única. 


Skank nos Anos 90

As divertidas canções "Esmola" e "Pacato Cidadão" tinham letras que tinha um lado moral e social, mas destaca-se pelo estilo Ska de tocar e efeitos criativos como vemos nos teclados. Outra canção ótima de se ouvir e relaxar era "O Beijo e a Reza" que tinha uma malemolência em sua totalidade. Finalizando com uma das canções que mais toca em festinhas, ainda mais quando se trata dos anos 90 trazendo nostalgia que é a "Te Ver" que tem uma composição perfeita.


Integrantes da banda neste disco

Samuel Rosa - guitarra, voz
Henrique Portugal - teclado e vocal de apoio
Lelo Zaneti - baixo
Haroldo Ferretti - bateria


Há de ressaltar que neste disco dez das onze canções foram compostas por Samuel Rosa e Chico Amaral, sendo que sete delas foram unicamente compostas por essa dupla que continuou a compor nos trabalhos seguintes.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Amolação 
Samuel Rosa e Chico Amaral
2
Jackie Tequila
Samuel Rosa e Chico Amaral
3
Esmola
Samuel Rosa e Chico Amaral
4
O Beijo e a Reza
Samuel Rosa e Chico Amaral
5
A Cerca
Samuel Rosa, Fernando Furtado, Chico Amaral
6
É Proibido Fumar
Roberto Carlos, Erasmo Carlos
7
Te Ver
Samuel Rosa, Lelo Zaneti, Chico Amaral
8
Chega Disso!
Samuel Rosa e Chico Amaral
9
Sam
Samuel Rosa e Chico Amaral
10
Estivador
Samuel Rosa e Chico Amaral
11
Pacato Cidadão
Samuel Rosa e Chico Amaral



Ouça o Disco




Principais Faixas

"Jackie Tequila"



"Te Ver"



"Pacato Cidadão"



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...