Facebook

quinta-feira, 30 de março de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Chico Buarque de Hollanda' - Chico Buarque (1966)



Para quem é fã da boa música popular brasileira devem saber que um dos maiores artistas de todos os tempos em nossa terra é Chico Buarque que desde os anos 60 traz poesia, composições únicas e marcantes e grandes interpretações que marcaram muitas gerações. Chico é um artista que sempre me recomendaram, mas de teimoso comecei ouvi-lo um pouco tarde e agradei de muitos discos e de sua história e importância.




Foram no total gravados pelo menos 37 discos de estúdio em toda sua carreira e muitos deles com grande aclamação da crítica e do público, alguns álbuns tiveram vendas acima do normal, mas o primeiro escolhido para esse especial é o meu favorito e o seu disco de estreia chamado Chico Buarque de Hollanda, lançado em 1966, ou seja, há 51 anos.

O disco já chama atenção pela capa onde vemos duas faces de Chico Buarque, uma com seu rosto alegre e outra com seu rosto mais sério. Após muitos anos e com a chegada dos memes essa foto da capa tornou um bom motivo para mostrar situações engraçadas.


Chico Buarque em 1966

O álbum é praticamente uma aula de MPB que mistura o melhor que o Brasil produzia naquela época de ouro, mas tendo como base o samba. Aos 22 anos de idade Chico Buarque era considerado a grande revelação da música com a certeza de que passando dez, vinte, trinta anos ele ainda seria tão grande como seu começo.

O surgimento do disco foi dado por conta de algumas apresentações que Chico já havia feito e algumas canções que pertenceriam ao disco de 1966 e já eram conhecidas pelo público e das gravadoras e eis que a RGE (Rádio Gravações Especializadas) gravou o seu primeiro álbum.


Parte do encarte do disco. Para ver melhor clique na imagem.

O disco é recheado de grandes sucessos, mas nada como o mega sucesso "A Banda" com uma letra divertida, leve e um ritmo ótimo de cantar junto com o próprio disco. Chico compôs a canção quando retornou da Europa, onde excursionara com a peça de teatro Morte e Vida Severina. A canção foi inscrita no II Festival de Música Popular Brasileira. Após a sua vitória no Festival, a música fez um grande sucesso, vendendo 55 mil cópias em apenas quatro dias.

Outro grande clássico é a canção "Tem Mais Samba", sendo considera pelo compositor como o marco inicial de sua carreira profissional. O tema seria usado como uma espécie de "moral da história" para o confronto entre a Bossa Nova e a Jovem Guarda e seria cantado ao final do espetáculo, por todo o elenco, em uma esperada vitória dos bossa-novistas.

A canção "A Rita" é outra poesia de Chico e pela história que é contada dá a crer pelo menos para mim que é a canção que inspirou a capa, ainda mais com o trecho "A Rita levou meu sorriso, no sorriso dela meu assunto, levou junto com ela o que me é de direito”.  Ele fala sobre angústia e a dor de ser abandonado. Sobre a rejeição amorosa de uma mulher que, ao partir, levou com ela tudo que possa representar vida. E não é muito difícil se identificar com os sentimentos narrados na canção. A canção é uma das minhas favoritas. Foi interpretada por Gilberto Gil anos depois.

Uma canção que marcou a carreira de Chico Buarque foi "Pedro Pedreiro" composta em 1965, sendo uma das suas primeiras canções. Veio a público com a ajuda de sua irmã Miúcha. A música fala de um operário que espera o transporte público para chegar ao trabalho, a sua vida é descrita utilizando diversas vezes a palavra "esperando", no total, repetida 36 vezes.

 

Uma canção belíssima em letra e melodia é "Ela e Sua Janela", me faz lembrar um daqueles boleros para dançar junto a uma outra pessoa. "Juca", outra faixa do disco é uma grande interpretação com requintes de sambas de gafieira.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
A Banda
Chico Buarque
2
Tem Mais Samba
Chico Buarque
3
A Rita
Chico Buarque
4
Ela e Sua Janela
Chico Buarque
5
Madalena Foi Pro Mar
Chico Buarque
6
Pedro Pedreiro
Chico Buarque
7
Amanhã, Ninguém Sabe
Chico Buarque
8
Você Não Ouviu
Chico Buarque
9
Juca
Chico Buarque
10
Olê, Olá
Chico Buarque
11
Meu Refrão
Chico Buarque
12
Sonho de um Carnaval
Chico Buarque


Ouça o Disco




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...