Facebook

terça-feira, 21 de março de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Canto das Três Raças' - Clara Nunes (1976)



Se é uma voz que tenho o prazer de ouvir e até me emocionar é Clara Nunes que tem interpretações magníficas, suaves, fortes, viscerais e esplendorosas. Ela marcou imensamente na nossa música brasileira com canções que são eternizadas assim como a sua voz e infelizmente ela partiu, nos deixando em 1983 e sinto saudades de uma pessoa que jamais vi, pois nasci três anos depois de sua morte, mas uma voz como a dela faz muita falta.


Clara Nunes gravou 16 discos em sua carreira e alguns merecem o destaque entre os Grandes Discos Brasileiros, mas o meu trabalho favorito dela é Canto das Três Raças que foi lançado em 1976 impactando a MPB que vivia um momento bom, porém não se esperava um trabalho tão perfeito e com uma musicalidade viva e de boa fibra como fazia Clara e sua banda.


Parte do encarte do disco Canto das Três Raças

O disco logo começa com a faixa título "Canto das Três Raças" que é a melhor canção do disco e tem uma abertura espetacular, terminando em apoteose. A letra desta canção foi composta por Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte. A canção contou com uma ótima melodia com batuques expressivos e a voz poderosa de Clara que deixou esta canção ser uma das melhores de todos os tempos.



No álbum conta com autorias de Nelson Cavaquinho, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, entre outros. Na canção "Embala Eu" conta com a participação de Clementina de Jesus, também um dos nossos grandes nomes da música. 

Destaco a canção "Lama" que é um samba bom de se ouvir com uma letra forte e com uma ótima interpretação de Clara Nunes. Na canção "Alvoroço no Sertão", Clara mostra seu lado flexível, cantando uma canção tipicamente nordestina. Finalizando com a divertida "Fuzuê", mostrando o bom humor nas interpretações de Clara.


Clara Nunes nos Anos 70

Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1 Canto das Três Raças Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte
2 Lama Mauro Duarte
3 Alvoroço no Sertão Raymundo Evangelista e Aldair Soares
4 Tenha Paciência Nélson Cavaquinho e Guilherme de Brito
5 Ai Quem Me Dera Vinicius de Moraes
6 Riso e Lágrimas Nélson Cavaquinho, Ruben Brandão e José Ribeiro
7 Basta um Dia Chico Buarque
8 Fuzuê Romildo Bastos e Toninho Nascimento
9 Meu Sofrer Bide e Marçal
10 Retrato Falado Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro
11 Embala Eu Albaléria



Ouça o Disco




2 comentários:

Galex disse...

"Embala Eu" não consta do LP original lançado em 1976.

Essa música foi gravada em 1979 no LP "Clementina de Jesus e Convidados", e posteriormente adicionada como bônus quando saiu a versão em CD (2007).

Unknown disse...

A foto na Portela é de 1981 no lançamento do álbum Clara.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...