Facebook

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Caetano Veloso' - Caetano Veloso (1968)



Na série Grandes Discos Brasileiros estamos falando de grandes trabalhos realizados por grandes artistas da nossa música e não poderia falta um dos nossos gênios da nossa MPB que é o cantor Caetano Veloso que é considerado por alguns especialistas e críticos como o principal artista brasileiro da nossa música que tem sua carreira iniciada em 1965 e até hoje é um ícone da MPB.




Em sua riquíssima carreira, Caetano Veloso gravou 30 discos de estúdio e a grande maioria deles foram sucessos de venda, crítica, público e foi influência para outros artistas. Hoje iremos destacar o seu segundo disco da sua carreira chamado Caetano Veloso, lançado em 1968 e que foi uma das obras mais aclamadas da história da música e é considerado um dos cinco melhores trabalhos da Tropicália.




Esse disco teve arranjos de Júlio Medaglia, Damiano Cozzella e Sandino Hohagen. As composições foram todas feitas pelo próprio Caetano Veloso de forma individual ou em parceria. O disco foi produzido por Rogério Duprat que era um dos grandes nomes na época e que ajudou muitos artistas naquela época.

O disco tem o que eu considero a melhor canção de Caetano Veloso e uma das 20 melhores de toda nossa música que é a faixa "Alegria, Alegria". Esta canção foi praticamente o ponto de partida para que o Tropicalismo alcançasse outros ares. O maior feito desta canção foi quando ela foi apresentada no Festival da Música Brasileira, na TV Record em 1967. Apesar da rejeição inicial, a música acabou conquistando a maior parte da plateia. Acabou se tornando uma das favoritas, com as manifestações favoráveis superando as facções mais nacionalistas. A música acabou chegando em quarto lugar na premiação final.

Abaixo o vídeo da apresentação de "Alegria, Alegria" no Festival e reparem na alegria e a empolgação das pessoas ao ouvir esta canção.



O disco ainda tem outras grandes canções e destaco o sucesso "Soy Loco por Ti, América" que ajudou ainda mais Caetano Veloso decolar na sua carreira. Esta canção é uma das primeiras a serem gravadas em português misturado com espanhol, ou seja, o portunhol, porém há registros que esta canção foi a primeira a fazer sucesso neste estilo.

A canção "Tropicália" pode ser considerada até uma introdução do que é a Tropicália, pois além do nome que já diz tudo, tem uma letra bem característica da época deste movimento musical.




Outras canções de destaque é "No Dia Em Que Eu Vim-me Embora" que tem uma melodia bem característica usada por bandas da Tropicália e da Jovem Guarda, sobretudo pelo teclados utilizados, algo que raramente ouvimos atualmente. Outra canção que retrata bem a identidade daqueles tempos é "Superbacana" que tem uma composição mais humorada.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Tropicália
Caetano Veloso
2
Clarice
Caetano Veloso, Capinam
3
No Dia Em Que Eu Vim-me Embora
Caetano Veloso, Gilberto Gil
4
Alegria, Alegria
Caetano Veloso
5
Onde Andarás
Caetano Veloso, Ferreira Gullar
6
Anunciação
Caetano Veloso, Rogério Duarte
7
Superbacana
Caetano Veloso
8
Paisagem Útil
Caetano Veloso
9
Clara
Caetano Veloso, Perinho Albuquerque
10
Soy Loco por Ti, América
Gilberto Gil, Torquato Neto, Capinam
11
Ave Maria
Caetano Veloso
12
Eles
Caetano Veloso, Gilberto Gil



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...