Facebook

terça-feira, 16 de maio de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Realce' - Gilberto Gil (1979)



Um artista que não pode ficar de fora da série Grandes Discos Brasileiros é Gilberto Gil  que já teve um álbum em destaque aqui e já tinha avisado que teriam muito mais, pois na minha opinião Gilberto é o artista brasileiro mais completo que já vi na história da nossa música por ser um compositor sempre inspirado, tocar instrumentos, interpretar canções de uma maneira diferenciada e criativa e a capacidade de se reinventar em anos de carreira.




O disco que será destacado é Realce, lançado no ano de 1979 e pelo que já vimos até pela capa o cantor Gilberto Gil vivia, experimentava e respirava novos ares musicais e mostrava que sua capacidade artística de reinvenção era enorme.

Nesse disco vemos uma mistura de estilos musicais como a nossa MPB junto ao R&B, Reggae, Soul e até mesmo a Disco Music que era um estilo que dominava nessa década. A gravação de Realce foi realizada em Los Angeles e Gilberto Gil contou com uma grande produção de Marco Mazzola e participações especiais de Steve Lukather nas guitarras e os teclados de Jerry Hey.


Gilberto Gil em 1979

A primeira faixa é uma das minhas favoritas, sendo justamente a faixa "Realce" que dá nome ao disco que vem num clima bem alto astral, festiva e alegre. Isso vemos na letra com palavras positivas, motivacionais e que dependendo de como estiver a vida podemos realçar com mais purpurina. A parte melódica da música é uma das minhas favoritas em toda sua carreira.

O disco tem outras faixas com canções com um astral que vale a pena ouvir como por exemplo "Sarará Miolo" que tem uma letra muito bem composta, assim como a canção "Toda Menina Baiana" que é uma das minhas favoritas deste disco e vale muito a pena reparar nos instrumentos de percussão utilizados, inclusive podemos ouvir palmas da mão como instrumento e um belo time de backing vocals.


Gilberto Gil no especial da TV Cultura em 1979

Destaco também canções que vinham num outro ritmo e de sucesso como "Superhomem - A Canção" que tem uma letra inspirada em Caetano Veloso diante de um relato sobre um filme que o mesmo participou. A canção "Marina" mistura bem o Disco com Pop e R&B, lembrando até a forma como Michael Jackson fez em Off The Wall. A letra desta canção eu gosto e fala de um lamento de Gil com a pessoa que dá o nome a faixa.

Acredito que a faixa de maior sucesso deste disco e é uma das minhas favoritas em toda carreira de Gilberto Gil é "Não Chore Mais" que é a versão da canção "No Woman, No Cry" que é considerada a melhor ou uma das três maiores canções de Reggae da história, tendo diversas regravações e com Gil fez um sucesso que é até hoje eterno.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Realce
Gilberto Gil
2
Sarará Miolo
Gilberto Gil
3
Superhomem - A Canção
Gilberto Gil
4
Tradição
Gilberto Gil
5
Marina
Dorival Caymmi
6
Rebento
Gilberto Gil
7
Toda Menina Baiana
Gilberto Gil
8
Logunedé
Gilberto Gil
9
Não Chore Mais
Vincent Ford, versão Gilberto Gil


Ouça o Disco




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...