Facebook

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Zeca Pagodinho' - Zeca Pagodinho (1986)



Um dos maiores sambistas de todos os tempos com certeza é Zeca Pagodinho que tem uma carreira sólida e tem um enorme respeito entre sambistas e artistas de outros segmentos musicais. Uma das qualidades de Zeca é o seu jeito de interpretar suas canções com malemolência usando notas sem aquela precisão como usam outros grandes cantores, deixando como uma marca do cantor. Além disso Zeca é compositor e já tocou cavaquinho.



Muitos discos Zeca Pagodinho lançou em sua carreira que começou em 1983, mas nada melhor que o seu disco de estreia que foi um grande acontecimento em 1986, vindo numa boa hora já que o pagode estava em constante crescimento e muitos artistas surgiam, mas esse disco é considerado o melhor daquele ano.

O sucesso das canções renderam uma marca histórica de vendas, ultrapassando mais de um milhão de cópias, sendo considerado um dos discos de pagode mais vendidos da história. A crítica especializada apontavam este disco como algo inesperado, uma surpresa grata e os sambistas aclamaram este grande acontecimento.


Zeca Pagodinho e sua madrinha Beth Carvalho

Deste disco temos grandes canções de pagode, samba e o partido alto que seria um samba tradicional, mas com percussão africana. Além disso temos letras que falam das pessoas da sua região natal, de romantismo, sendo a maioria com muito humor e aquela alegria que vemos e m cada faixa.

Talvez o grande sucesso deste disco e que é eterno em seus shows é "Coração em Desalinho" que tem uma bela letra e uma melodia bem cadenciada, sendo de fato a minha canção favorita. 




Outra canção de grande sucesso comercial e nas rodas de samba é "Quando Eu Contar (Iaiá)" que tem uma letra bem divertida e uma melodia que cabe muito bem nas rodas que encontramos no Rio de Janeiro. A faixa "Brincadeira Tem Hora" que é a última deste disco foi outro grande destaque e sucesso na carreira de Zeca que compôs esta letra. Outra canção que foi um grande sucesso e sempre tocada em rodas de samba é "Judia de Mim".

Não posso deixar de falar de duas canções que não foram sucesso nas rádios e nunca ouvi em roda de samba, mas quando ouvia este disco eu gostava da letra por ser bem humorada assim como os singles, sendo elas a canção "SPC" e a canção "Cidade do Pé Junto".


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
S.P.C.
Zeca Pagodinho Arlindo Cruz 
2
Coração em Desalinho
Diniz Ratinho 
3
Jogo de Caipira
Nei Lopes Sereno 
4
Se Eu For Falar de Tristeza
Zeca Pagodinho Beto Gago 
5
Quando Eu Contar (Iaiá)
Serginho Meriti Beto Sem Braço 
6
Cheiro de Saudade
Sereno Mauro Diniz 
7
Pout-Pourri de Partido Alto: Hei de Guardar Teu Nome/Vou Lhe Deixar No Sereno/Macumba da Nêga
Arlindo Cruz Adilson Victor Beto Sem Braço 
8
Casal Sem Vergonha
Acyr Marques Arlindo Cruz 
9
Quintal do Céu
Wilson Moreira Jorge Aragão 
10
Cidade do Pé Junto
Zeca Pagodinho Beto Sem Braço 
11
Judia de Mim
Wilson Moreira Zeca Pagodinho 
12
Brincadeira Tem Hora
Beto Sem Braço Zeca Pagodinho 



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...