Facebook

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Nelson Cavaquinho' - Nelson Cavaquinho (1973)



Hoje iremos falar de Nelson Cavaquinho, um dos maiores sambistas brasileiros que tivemos. Tinha um talento formidável para tocar cavaquinho e sobretudo violão que rinha como destaque o seu jeito de tocar que era com dois dedos da mão direita. Nelson também era um grande compositor e poeta, deixando mais de 400 composições como legado. Sua vida na música começou bem cedo por causa do seu pai e anos depois conheceu o Morro da Mangueira quando passou a levar mais a sério o samba compondo para amigos. Foi gravar seu primeiro disco muito tempo depois.




Nelson Cavaquinho gravou apenas quatro discos na sua carreira, considerado muito pouco por conta de seu talento para compor, tocar e interpretar, mas as obras que deixou são consideradas grandes obras e um legado enorme do samba. Dentre os trabalhos iremos destacar Nelson Cavaquinho de 1973, sendo seu terceiro disco.


Nelson Cavaquinho e seu amigo Cartola

Seu disco de 1973 é considerado por sambistas e críticos musicais como seu melhor trabalho, pois está reunido suas melhores composições tanto em letra, poesia e melodia e a recepção do público foi a melhor possível.

Um dos grandes sucessos deste disco é "A Flor e o Espinho" que é considerada uma das 100 canções brasileiras mais importantes da nossa história. Essa canção foi escrita por Nelson e seu maior parceiro artístico Guilherme de Brito. A canção sintetiza o estilo poético/musical da dupla, marcado por um lirismo angustiado, pessimista, em que ressalta uma constante preocupação com a morte e as tragédias da vida.




Outra canção de grande destaque deste disco é "Juízo Final" que conheci na voz da cantora Clara Nunes. O bom desta canção é que ela ficou totalmente diferente com a voz e a interpretação de Nelson Cavaquinho, deixando com um tom mais angustiado por conta da letra que é uma poesia a parte.

A faixa "Folhas Secas" foi outra obra prima deste disco que foi composta por Nelson e seu parceiro Guilherme de Brito.A canção cita sua escola de samba, a Estação Primeira de Mangueira, escola que na qual Nelson se tornou símbolo.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1 Juízo Final  Élcio Soares - Nelson Cavaquinho
2 Folhas Secas  Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho
3 Caminhando  Nourival Bahia - Nelson Cavaquinho
4 Minha Festa  Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho
5 Mulher Sem Alma  Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho
6 Vou Partir  Jair do Cavaquinho - Nelson Cavaquinho
7 Rei Vadio  Joaquim - Nelson Cavaquinho
8 Potpourri:

A Flor e o Espinho Alcides Caminha - Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho

Se Eu Sorrir  Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho

Quando Eu Me Chamar Saudade  Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho

Pranto de Poeta Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho
9 É Tão Triste Cair  Nelson Cavaquinho
10 Pode Sorrir  Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho
11 Rugas Garcêz - Ary Monteiro - Nelson Silva
12 O Bem e o Mal Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho
13 Visita Triste Anatalicio - Guilherme de Brito - Nelson Cavaquinho


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...