Facebook

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Claridade' - Clara Nunes (1975)



A série Grandes Discos Brasileiros vai relembrar novamente a cantora Clara Nunes que se estivesse vive faria 75 anos no dia 12 de agosto. Hoje nos perguntamos como ela estaria hoje e como estaria suas obras, porém o que ela deixou foi um legado na música, na cultura brasileira e grandes discos que traziam canções que variavam do samba, bolero e MPB.



Para quem acompanha a série desde o começo falamos do disco Canto das Três Raças que é um grande disco. O disco homenageado desta vez é Claridade que foi lançado no ano de 1975 e marcou na música brasileira por ter sido o primeiro disco de uma artista feminino a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas.

Os primeiros discos de Clara Nunes teve pouco sucesso comercial e não chegaram a ultrapassar nem 15 mil cópias e hoje estes discos são uma raridade no mercado de sebos. A partir do quinto disco de estúdio que Clara começou a ganhar mais o mercado musical e a cada lançamento mais vendas ela conseguia evoluir.


Capa alternativa do disco Claridade

Clara Nunes antes de lançar o disco fez uma turnê pela Europa onde conheceu vários países e divulgou suas músicas e a cultura brasileira. No mesmo ano Clara fez shows pelo Brasil divulgando musicais e casou-se com o produtor musical Paulo César Pinheiro.




O grande sucesso deste disco é a canção "O Mar Serenou" que até hoje é lembrada por grandes amantes da música de Clara Nunes. A canção é um samba que tem em destaque a potência da voz de Clara que canta de forma mais alta e técnica. É uma das minhas canções favoritas da cantora que tem uma linda letra.




Uma canção que se destaca e foi um grande hit na época é "Juízo Final" que foi escrita por Nelson Cavaquinho que inclusive cantou em um de seus discos, mas na voz de Clara Nunes a canção ganhou uma roupagem ainda melhor onde ela mostra emoção e uma forte técnica ao interpretá-la.

O disco também retrata a relação de Clara Nunes com a religião afro-brasileiras na faixa "A Deusa dos Orixás". Clara gostava de interpretar sambas com humor e conseguia mostrar muito bem isso como na faixa "Bafo na Boca" que é um daqueles sambas bem astral. Também temos neste disco canções que faz lembrar o início de sua carreira como na faixa "Valsa de Realejo".


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
O Mar Serenou
Candeia
2
Sofrimento De Quem Ama
Alberto Lonato
3
A Deusa Dos Orixás
Toninho, Romildo
4
Juízo Final
Élcio Soares, Nelson Cavaquinho
5
Tudo É Ilusão
Tufy Lauar, Eden Silva, Anibal da Silva
6
Valsa De Realejo
Guinga, Paulo César Pinheiro
7
Bafo De Boca
Paulo César Pinheiro, João Nogueira
8
O Último Bloco
Candeia
9
Ninguém Tem Que Achar Ruim
Ismael Silva
10
Ás Vezes Faz Bem Chorar
Ivor Lancellotti
11
Vai Amor
W.Rosa, Monarco
12
Que Seja Bem Feliz
Cartola


Ouça o Disco




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...