Facebook

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013: Acadêmicos do Tatuapé



"Beth Carvalho, a Madrinha do Samba"

Após seis anos fora do Grupo Especial com queda até para o Grupo 1 da UESP a Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé que conseguiu ganhar o carisma do público em meados de 2005 e 2006 após desfiles encantadores volta a elite do Carnaval de São Paulo e chegou com um belo enredo homenageando a cantora Beth Carvalho.




É uma Escola de Samba bem tradicional da cidade de São Paulo, porém com a forte competitividade sempre sofreu com o fantasma do rebaixamento e em 2013 a sua missão não é vencer, e sim se manter no Grupo Especial, pois as condições financeiras da Escola não é como das grandes Agremiações. Para se manter entre os grandes a Acadêmicos do Tatuapé contará a história da nossa madrinha do samba, a Mangueirense e Botafoguense chamada Beth Carvalho desde a sua infância até a chegado do seu sucesso e legado para a música.

Em 2012 a Escola contou a história de Lecy Brandão que acabou dando certo e para seguir este caminho contando histórias de grandes nomes a Tatuapé tentará surpreender para o seu desfile que aliás abrirá o Carnaval, no dia 8 de fevereiro. É isso que espera o carnavalesco Mauro Xuxa.


Decidimos manter o caminho que começamos a trilhar em 2012, com homenagens a pessoas que fizeram e fazem a história do samba. É uma tentativa de mostrar a raiz da nossa música. Nosso objetivo é virar um dia uma referência como a Mangueira é no Rio: a escola da qual fazem parte os sambistas

(Mauro Xuxa, em entrevista na G1)


O tatu é o mascote da Acadêmicos do Tatuapé e desde quando conheci a Escola adorava ver o mascote nas alegorias e mais uma vez ele virá, no Carro Abre-alas e ele virá gigante. Porém o tatu estará como fantasia dos ritmistas da bateria da Escola. Grandes sambistas, sua família, a ditadura e a Estação Primeira de Mangueira serão homenageados nas alegorias e nas alas. Seus grandes sucessos poderão ser vistos em fantasias e na letra do samba, que aliás tem um refrão muito bom para cantar e com uma rima de fácil memória que deverá "pegar logo de cara". Se lembram daquela música "Coisinha do Pai"? Ela será lembrada, claro, mas de uma forma histórica diferente, que foi quando a Nasa levou em um robô esta música para o Planeta Marte, uma história bem diferente que aconteceu na humanidade e isso será vivido no último carro alegórico que ainda mostrará seus grandes shows.


Como virá a Escola:

Enredo 2013: "Beth Carvalho, a Madrinha do Samba"
Componentes: 3 Mil
Alas: 21
Carros: 5
Cores: Azul e Branco
Presidente: Roberto Munhoz
Carnavalesco: Mauro Xuxa
Mestre de Bateria: Higor
Rainha de Bateria: Eliane Bereta
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diego e Jussara
Intérprete: Vaguinho





Minha Opinião:

Como eu disse no começo, a Acadêmicos do Tatuapé virá não para disputar ao título e sim se manter no disputado Carnaval de São Paulo, no Grupo Especial, porém a tarefa não será fácil, infelizmente os recursos da escola não é uma das melhores e acredito que os componentes terão que suar muito para que não fique só na zona de rebaixamento na apuração. Mas lembrando de carnavais antigos, a Tatuapé parecia renovada e conseguiu se manter por três anos e acabou ganhando o carisma do público, por isso que este retorno precisa ser com muita renovação e será uma continuidade de 2012, esperamos e torcemos para que tudo dê certo. Um ponto forte é sua letra e melodia do samba que por enquanto é a melhor, um ponto que merece ser melhorado e que tenho percebido é o acabamento dos carros e das fantasias que precisam ser "perfeitos" aos olhos dos jurados.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...