Facebook

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013: Tom Maior




"Parque dos Desejos - O seu passaporte para o prazer!"


Após um resultado até surpreendente em 2012 com o sétimo lugar em um desfile razoável, porém bom, a Escola de Samba Tom Maior irá trazer para a avenida um enredo bem quente sobre sexualidade e um parque temático com um foco mais humorado será apresentado. A Escola tentará seu primeiro título no Carnaval Paulista.




Já dá para se notar na capa do enredo na imagem acima um monte de preservativos, eles são os ingressos para participar do Parque dos Desejos e entrar em um mundo onde a sexualidade, o bem estar e o bom humor estarão em foco no desfile da Tom Maior. É um tema que me faz lembrar alguns carnavais do Rio de Janeiro ou da Escola Leandro de Itaquera que gostam de envolver este tema, porém quando se vêem estes temas voltam um antigo paradigma que leigos tem com o carnaval que geralmente não gosto, mas deixamos isso para lá e voltamos com a Escola de Sumaré que te convida para o prazer.

A ideia é transformar o desfile em um parque temático, dividido em cinco setores, como em uma grande brincadeira. O abre-alas será uma espécie de portal mágico para a entrada nesse parque. Vamos olhar por uma grande fechadura, olhar para a intimidade.

(Marco Aurélio Ruffinno, carnavalesco ao G1)

A Tom Maior será uma das Escolas com menor número de componentes e o que pode ser uma vantagem é a melhor apresentação de por exemplo a Comissão de Frente e o Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira que é uma reivindicação antiga das Escolas.

Voltando a Comissão de Frente, a Tom Maior fará uma homenagem ao escritor Nelson Rodrigues que para muitos sabia como ninguém escrever romances com caráter mais caliente. No Carro Abre-alas terá um grande portal das tentações, ou seja, é a entrada do Parque Temático. O casal mais famoso da bíblia, Adão e Eva serão mostrados na avenida em seu paraíso, logo depois virá um conto sobre a sexualidade no tempo das cavernas. A história da sexualidade grega e romana serão lembrados em um enorme carro alegórico que irá surpreender. Os asiáticos terão um destque, assim como os indianos. Para finalizar o desfile veremos uma espécie de uma representação de Freud para entender a mente humana referênte a sexualidade.


Como virá a Escola:

Enredo 2013: "Parque dos Desejos - O seu passaporte para o prazer!"
Componentes: 2,5 Mil
Alas: 23
Carros: 5
Cores: Vermelho e Amarelo
Presidente: Luciana Silva
Carnavalesco: Marco Aurélio Ruffin
Mestre de Bateria: Carlão
Rainha de Bateria: Andréia Gomes
Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Jairo Pereira e Simone Gomes
Intérprete: Renê Sobral




Minha Opinião:

Em 2012 eu apostava que a Tom Maior maior cairia para o acesso, pois as notícias de poucos rendimentos e a falta de capital faziam acreditar em uma queda já que as alegorias e adereços poderiam estar inacabadas, mas ela fez um bom desfile e continua no Grupo Especial. Em 2013 vejo a Tom Maior melhor que 2012 e no mesmo nível de 2011, ou seja, no que eu penso que a Escola fará? Sim, um ótimo desfile alegre, mostrando muitas cores e uma irrevrência quanto ao seu enredo, quanto ao resultado é uma das Escolas que eu acredito que possa ficar na zona intermediaria para baixo por conta da competitividade. O samba enredo da Escola não é um dos melhores e fazer com que muitos ecoam será uma grande batalha.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...