Facebook

sábado, 16 de janeiro de 2016

Carnaval de São Paulo 2016 | Unidos de Vila Maria - Sinopse, Análises e Projeções


A escola de samba Unidos de Vila Maria que voltou ao grupo especial no desfile de 2015 vem com tudo para esse ano de 2016 para restaurar seu espaço na elite no carnaval e se consolidar ainda mais. Para esse ano a escola irá falar da cidade de Ilhabela, famosa ilha no litoral norte de São Paulo, mostrando índios, piratas e Iemanjá. A escola contará com a presença de Alexandre Louzada como carnavalesco que venceu ano passado com a Vai-Vai.


"Vocês vão ver uma escola muito alegre, muito guerreira, muito unida: Unidos de Vila Maria. 
A união simbolizada pelas mãos dadas que está em nosso símbolo vai refletir em nosso desfile."

(Alexandre Louzada, carnavalesco ao G1)



Sinopse

Bons ventos me levam... Sopram-me versos diversos que escrevem na linha do tempo inverso, em poesia, uma história que recrio em fantasia nesse sonho de carnaval. Tece assim uma rede, a Vila Famosa, hoje ainda mais formosa, a contar essa prosa, para uma porção de terra, que encerra cercada de encantamento e magia e que até hoje em dia é um lugar sem igual.

Paraíso ancestral dos concheiros, longínquo Éden a se descobrir por inteiro e ao Novo Mundo espantar, embora tão antes, visitada por tantos de além-mar, foste o oásis coberto de encanto, a ilha, bela, maembipe, recanto, porto do escambo, terra de tudo a ofertar, da natureza generosa a te cobrir como manto, do vislumbre ao remanso quando se ouve um bando de tangarás a cantar.

Vila que se fez colônia, a alimentar a coroa sob as bênçãos de São Sebastião, a esboçar-se cidade no vai e vem de naus que trazem os senhores e a escravidão. Vistes das tuas praias pisarem a areia a Europa e a África; então, a fundir-se em culturas, misturando-se suor e agruras, no engenho e na plantação. Vila Bela da Princesa, Vila de Maria Tereza, ilha, filha de d. Carlota e do rei d. João.

Ilha dos mistérios escondidos, dos mares bravios, armadilha, a desafiar aventureiros e a afundar seus navios, praias do alento do descanso dos marinheiros, ilha de encantaria e de lendas, de corsários destemidos, de feitiço e sedução. Terra que guarda sombria, quiçá, um tesouro, Terra do Nunca, do sim e do não, bafejada de bom e de mau agouro, ilha da fantasia. Ilha de beleza sem fim, Ilha Bela, enfim! Paraíso insular, és a " felizcidade", na vida que segue a se mostrar assim, impregnada de história, a ostentar toda a formosura, na Vila Maria que desfila em mais uma aventura, a desaguar em esplendor como se fora uma de suas lindas cachoeiras, a te banhar de Sol e te iluminar ao mundo. Eis aqui o teu momento de glória e, por fim, eis-me aqui, a mais famosa, te retratando em samba, nos conduzindo à vitória!


Vila Maria em 2015

Expectativas Pessoais

Fiquei muito contente com o desfile da Unidos de Vila Maria em 2015, pois é uma das escolas que mais tenho simpatia e nesse ano de 2016 em seu carnaval o foco na minha opinião é trabalhar forte para restaurar ainda mais seu espaço no grupo especial, pois vejo escolas na sua frente em questão de organização, planejamento e algumas execuções de tarefas, mas há aquela questão intuitiva que me diz que a Vila vai fazer um bom desfile, mas não será surpresa se ficar entre as campeãs. Gosto do enredo da escola, pois enredos de cidades praianas geralmente geram ótimos desfiles e tem fatores históricos de Ilhabela que são interessantes para se construir um belo carnaval. O nome de Alexandre Louzada tem muito peso em São Paulo, pois ele é o atual campeão e tenho muita confiança no seu trabalho que geralmente são ótimos, enfim a escola terá a minha expectativa de um grande desfile e precisa se dar bem nos acabamentos de alegorias e ir perfeito em quesitos como harmonia e evolução.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...