Facebook

domingo, 10 de janeiro de 2016

Carnaval Rio de Janeiro 2016 | Análise de Samba: Unidos da Tijuca



"Semeando Sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado"


Compositores: Dudu Nobre, Gusttavo Clarão, Zé Paulo Sierra e Cláudio Mattos
Intérprete: Tinga


Sou eu... do barro esculpido pelas mãos do criador
sou eu... filho dessa terra germinando amor
são lágrimas que caem lá do céu
são raios desse sol em meu olhar
ao ver a agricultura do Brasil em meu Borel
sagrada natureza a nos abençoar
brota o suor que escorre na enxada
ara, planta, colhe em devoção
e "ver de" perto a cria alimentada
flores que aquarelam a região

Sou matuto sonhador em louvação
lá no meu interior, a viola dá o tom
vendo o campo colorido
cai a noite a me envolver
vou rogando ao Pai querido
pra colheita florescer


Vou levantando a poeira da terra
que aterra a magia do grão
fertilidade é a arte do homem que cuida
protege seu chão
um oásis de conhecimento
pro país é um exemplo, a tal "capital"
o meu negócio é isso, seu moço
"sorriso" no rosto
por esse meu mundão rural
semeia... a minha raiz
clareia.. um belo matiz
o dia vai raiar e o povo há de cantar feliz

Salve! A mãe natureza, a luz da riqueza
o dono da terra... A inspiração
a Tijuca festeja, o solo sagrado em oração!



Análise do Samba

Uma das grandes obras-primas feitas para o nosso carnaval com certeza é o samba da Unidos da Tijuca que levou quatro vezes notas 10 em todos os quesitos que avalio, aliás as escolas do Rio de Janeiro está caprichando no quesito adequação. A Tijuca trouxe uma fórmula que parece uma leve tendência de algumas escolas cariocas que é destacar como foco o homem do campo, o sertanejo e a agricultura que deu muito certo com a Vila Isabel. Uma letra linda com todos os artifícios para agradar o público com refrões fáceis de decorar e pronto para agradar aos jurados com belas escolhas nas estrofes. A melodia é uma das melhores e tem uma afinação exemplar e casa muito bem com os vocais de Tinga que achava que não voltaria nesse ano com a escola, mas está muito bem e foi o maior ponto do samba do ano passado que não levou sequer uma nota dez, mas esse ano superou e muito.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...