Facebook

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Carnaval de São Paulo 2016 | X-9 Paulistana - Sinopse, Análises e Projeções



A escola de samba X-9 Paulistana fez um dos desfiles mais belos de 2015, mas tecnicamente avaliado a escola foi bem "canetada" e ficou na posição onze que na minha opinião e de muitos foi injusta. Para virar o jogo nesse ano de 2016 a escola da Parada Inglesa falará sobre o açaí e vai aproveitar para contar a história de Belém do Pará.


"Tivemos a felicidade de associar uma lenda incrível que nunca foi levada para 
Avenida no Carnaval, com ênfase no açaí, e Belém do Pará, cidade de grande importância 
na história do Brasil que celebrará quatrocentos anos em 2016. 
Quando lançamos o título do enredo, a repercussão foi muito
 positiva nas redes sociais. Todos ficaram curiosos para saber mais sobre a proposta. 
É um tipo de enredo que estava um pouco ausente nos desfiles e que irá nos 
proporcionar um desfile maravilhoso."

(André Machado, carnavalesco ao SRZD)




Sinopse

Há muito tempo atrás, antes mesmo de Belém do Pará existir, havia no local, uma tribo numerosa que sofria com a escassez de alimentos. Como medida extrema para amenizar tal flagelo, o chefe da tribo, o Cacique Itaki, ordenou que se sacrificassem todas as crianças que nascessem a partir daquela data para evitar que sofressem com a fome. Mas quis o destino que sua filha, a bela Iaçá, engravidasse e quando deu à luz, teve sua filha arrancada de seus braços, pois a lei devia ser seguida por todos.

Iaçá chorou muito e amargurada passou a viver reclusa, onde dias e noites rezava para que Tupã lhe enviasse um acalanto para diminuir sua dor. Numa noite de Lua cheia, a bela índia ouviu um choro de criança e viu a imagem de sua cria vinda de uma palmeira desconhecida. Iaçá correu até ela e a abraçou fortemente e dessa forma, dias depois, foi encontrada morta. Seu rosto estampava um lindo sorriso e seus olhos miravam o topo da tal palmeira, que se encontrava abarrotada de um fruto arroxeado que se projetava do caule como lágrimas.

O cacique Itaki compadeceu-se da cena e ao lado da filha ficou se lamentando, até perceber que algumas aves e jabutis se alimentavam daquele fruto, e pensou: "o que era bom para os bichos, nada de mal poderia trazer para a tribo". E assim, permitiu que todos os índios comessem o novo alimento. Para homenagear Iaçá, deu ao fruto o seu nome invertido e o Açaí, a partir de então, se tornou sagrado para o povo da mata, pois conseguiu acabar com a fome e o extermínio dos curumins ao revogar a lei antiga que vitimava as crianças de sua tribo.

Foi assim que o Açaí tornou-se a fruta guardiã da cultura belenense, que será contada no Carnaval 2016 pela X-9 Paulistana em cinco atos:

Primeiro Ato: A Lenda do Açaí, a Cultura Tupinambá e o Portal da Amazônia
Segundo Ato: O Processo de Colonização, o Fortim do Presépio e a Cabanagem
Terceiro Ato: Os Ribeirinhos e o Mercado do Ver-O-Peso
Quarto Ato: Morada de Caboclo, o Açaizeiro torna-se Sagrado e importante para Cultura Belenense
Quinto Ato: Belém do Pará em Festa comemora as suas Raízes - o Açaí num Círio de Felicidade



X-9 Paulistana em 2015

Expectativas Pessoais

No ano de 2015 como eu disse acima a X-9 Paulistana foi bem penalizada pelos jurados e acredito que a nota final foi injusta, inclusive eu acreditava que a escola figuraria entre as cinco campeãs após tantos anos fora desse posto. Por conta disso eu acreditava que a escola e seus integrantes e gestores poderiam até ficar desmotivados por conta disso, pois ainda teve o problema da chuva em 2014, mas vi um bastidor contagiante e seus integrantes felizes e com orgulho da escola. Para esquecer os dois últimos anos a escola virá em 2016 com o enredo sobre o açaí e irá juntar a história de Belém, no Pará que completa 400 anos de vida e já me chamou a atenção pela logo que é a melhor e isso chama a atenção para quem se atenta a este detalhe, mas indo para a sinopse temos toda uma história que mistura índios, riquezas naturais, religiosidade, história do Brasil e entre outros fatores normais no nosso carnaval. Sobre o que esperar da X-9 é um bom desfile com toda aquela sua boa organização e o trabalho de André Machado é bem particular e fácil de identificar e torço por ele e que seja de muito sucesso para que o resultado seja muito bom, pois falar em resultado seria complicado diante de uma competitividade grande.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...