Facebook

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Como é feito o Ranking da Fifa?


Sempre me perguntei como é que é calculado o confuso Ranking da Fifa e buscando na internet encontrei como são feito os cálculos e analisando considero que ele não é um bicho de sete cabeças, podendo se tornar até fácil de se compreender.


A fonte é toda do site Super Interessante em 23/05/2015.



O Ranking da Fifa leva em conta os resultados de todas as seleções filiadas à entidade nos últimos oito anos, em amistosos e competições oficiais da Fifa e das confederações continentais. Só entram jogos de seleção A contra seleção A. Logo, seleções olímpicas, de juniores ou categorias inferiores, feminina, partidas de seleções contra clubes etc. não contam para o cálculo do ranking. Os jogos de 2001 têm peso 8; os de 2000, peso 7; os do ano anterior, peso 6; e assim sucessivamente. Até aí tudo bem. E quantos pontos vale cada partida? A complicação começa a aumentar aí. A pontuação depende:
 

a) Do tipo de jogo: cada um tem um multiplicador diferente. Amistosos são multiplicados por 1; jogo da Copa das Confederações, de Eliminatória de Copa do Mundo ou de Eliminatória de campeonato continental (da Eurocopa, por exemplo) é multiplicado por 1,50; jogo de campeonato continental (como Copa América ou Eurocopa), por 1,75; e jogo de Copa do Mundo, por 2 pontos.

b) Do continente das seleções que jogam: Jogo entre dois times da Confederação Sul-Americana é multiplicado por 1; Uefa, 0,99; Ásia, 0,92; Concacaf, 0,93; África e Oceania, 0,87. Esses fatores mudam anualmente – mas a Fifa não explica como é feito esse cálculo. Se times de confederações diferentes se enfrentam, o multiplicador é a média – exemplo: em Brasil x China, o multiplicador é (1 + 0,92) / 2 = 0,96.

c) Da diferença de força entre os dois adversários: Uma vitória do Brasil sobre Samoa vale menos que um empate do Brasil com a França. Infelizmente, a Fifa não publica uma tabela com esses valores. Dá apenas exemplos que permitem ter uma ideia de como funciona.

d) Do placar do jogo: A cada partida são atribuídos pontos conforme o resultado (vitória, empate ou derrota), os gols marcados e os gols sofridos. Se a soma desses três fatores dá menos que zero, o total é zerado, para não punir demasiadamente a seleção perdedora (o que acabaria premiando as equipes que jogam pouco e, lógico, perdem pouco).

e) Do mando de campo: A equipe visitante ganha 3 pontos, independentemente do resultado do jogo.


Um exemplo: a Costa Rica derrota a Venezuela por 3 x 1 num amistoso em San José. Veja a tabela abaixo para entender como funciona. Note que o gol da Venezuela valeu 3,6 pontos, e os três da Costa Rica valeram 5,4 pontos. Os motivos: 1) Como a Venezuela tem um ranking bem mais baixo que o adversário, seus gols contra a Costa Rica valem mais; e 2) O primeiro gol tem mais valor que o segundo, que tem mais valor que o terceiro, e assim sucessivamente.

Não acabou. Ainda há um detalhe. Para evitar que uma seleção suba no ranking fazendo um jogo atrás do outro, são levados em conta primordialmente os sete melhores resultados daquela seleção no ano. Se uma equipe fez mais de sete jogos, é feito um cálculo. Vamos usar o exemplo de uma seleção que disputou 12 partidas:

a) Somam-se os pontos dos sete melhores jogos daquela seleção no ano. Vamos chamar o resultado de x;

b) Somam-se os pontos dos 12 jogos daquela seleção no ano (inclusive os sete citados acima); divide-se esse resultado por 12 e multiplica-se por 7. Vamos chamar o resultado de y.

c) Somam-se x e y e divide-se o resultado por dois. É o número final.

Entendeu? Não tente fazer em casa – a própria Fifa usa um programa de computador para calcular tudo.
 
 
 
COSTA RICA e VENEZUELA

Resultado Vitória+ 17,4 pontos Derrota+ 2,6 pontos

Gols marcados 3+ 5,4 pontos 1+ 2,7 pontos

Gols sofridos 1- 1,8 ponto 3 - 3,6 pontos

Fator campo Em casa(zero) Fora de casa + 3 pontos

TOTAL = + 21,0 pontos + 4,7 pontos
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...