Facebook

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Noventa Noventa's | 53 - Windows 95 - O Sistema Operacional de Grande Repercussão


Noventa Noventa's
Fato #53

Windows 95
O Sistema Operacional de Grande Repercussão

No início dos anos 90 para ter um computador em casa era algo muito difícil para milhares de famílias brasileiras por conta do preço que era muito alto e as que tinham ou era por conta da boa estrutura financeiras ou outros modos de ganho como consórcio que haviam naquela época para se ter um. Na metade dos anos 90 pelo mundo o computador passou a ser item eficaz nos escritórios e uma nova atualização ou uma forma mais rápida de trabalhar era o que todos queriam, até que em 24 de agosto de 1995 foi lançado o Windows 95 que gerou uma enorme repercussão no Brasil e no mundo já que a possibilidade de mais agilidade, espaço e funções eram realizadas.


Bill Gates e Jay Leno em uma apresentação da Microsoft

O Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela empresa Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais. 

Dia do lançamento nos EUA
  
Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95 (para quem ainda o usa), é bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3.x.

Existe uma outra versão do Windows 95, lançada em 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal e ao Ultra DMA (veja tabela abaixo).Teve o suporte encerrado em 2002.



Todas as novas ferramentas apresentadas pelo software da Microsoft, como o novo “Menu Iniciar” ou a chegada das “Barras de Tarefas”, transformaram a usabilidade do computador, tornando o acesso aos programas mais fácil e amigável para os leigos que, na época, eram a grande maioria da população. Tanto é que algumas características são utilizadas até os dias de hoje. 

O sucesso do Windows 95 também pode ser traduzido em números: se a Microsoft gastou mais de 300 milhões de dólares em publicidade, o SO, com certeza, trouxe o retorno esperado. Segundo algumas consultorias, ele vendeu cerca de 40 milhões de licenças em todo o mundo, rendendo à companhia nada menos do que US$ 8,8 bilhões.
 




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...