Facebook

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Martine Grael e Kahena Kunze da Vela conquistam a quarta Medalha de Ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos


O Iatismo ou Vela é uma das modalidades esportivas que mais trazem medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos, sendo eles algumas medalhas de ouro como foi nesse dia 18 de agosto com a dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX feminina da vela. Após ganhar os dois eventos testes, dupla brasileira vence outra competição na Baia de Guanabara e mantém escrita: desde 1996 o Brasil sobe ao pódio no esporte.



Em uma categoria marcada pelo equilíbrio, com quatro duplas chegando à decisão com chance de título, Martine e Kahena fizeram valer o fator casa. Depois de vencerem os dois eventos-teste que foram realizados na Baía, em 2014 e 2015, chegaram ao dia decisivo empatadas com os barcos da Dinamarca e Espanha. e um ponto à frente das neozelandesas. E a vitória do ouro, disputada na raia do Pão de Açúcar, veio por uma diferença de apenas dois segundos. Para celebrar? Mergulho coletivo nas águas criticadas e que geraram apreensão durante todo o ciclo olímpico. A prata ficou com a dupla da Nova Zelândia, Alex Maloney e Molly Meech, o bronze para as dinamarquesas Jena Hansen e Katja Steen Salskov-Iversen.



A conquista garantiu ao Brasil uma sequência importante na vela: desde 1996 que o país conquista pelo menos uma medalha no esporte. Foi ainda um ouro de duas famílias muito ligadas às águas. Martine é filha de Torben Grael, bicampeão olímpico, dono de cinco medalhas - duas de ouro, uma de prata e duas de bronze - e coordenador técnico da equipe brasileira de vela. Somando os dois bronzes do tio Lars Grael, já são oito medalhas olímpicas em casa. Já o pai de Kahena é Cláudio Kunze, campeão mundial júnior da classe Pinguim.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...