Facebook

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Império de Casa Verde



"Paz. O Império da Nova Era"


Compositores: Turko, Aquiles da Vila, Maradona, Chanel Wagner, Paulinho, JC Castilho, Tinga e Silas Augusto
Interprete: Carlos Júnior




Ecoou...
Acorde em duetos musicais
Vem do arauto a mensagem de paz
É nova era...em plena evolução
Um anjo que me guia, vou buscando a energia
Na luz vai a noite vem o dia
Seduz os corações
Com proteção dos nossos guardiões
Mãe natureza sua riqueza, precisamos preservar
Pros nossos filhos no futuro desfrutar

Contagia o fogo da paixão
Em lindas águas vou me banhar
Terra onde brota plantação
A pureza desse ar harmoniza meu lugar

Abra o coração
Faça o seu lindo gesto de amor
Justiça e igualdade
Plantando a semente da fraternidade...
Assim há de brilhar um novo mundo
Feito uma prece de criança
E de alma lavada cantar, numa só voz
Império...seus filhos de mãos dadas na Avenida
Meu maior tesouro é a vida
E o desejo do meu Carnaval

Sou Casa Verde paixão e amor
Juntos num só ideal
Vamos erguer essa bandeira
Clamando pela paz universal


Análise do Samba

A escola de samba Império de Casa Verde terá a responsabilidade de trazer na avenida um samba que falará sobre um dos maiores desejos da humanidade que é a paz e para isso o time de compositores trabalharam e compuseram apenas um único samba, ou seja, não houve sambas concorrentes e nada de eliminatórias, o negócio agora é samba encomendado. Será que é vantajoso um samba encomendado? Acredito que os últimos sambas que ouvi e que foram encomendado não teve resultados históricos e da mesma forma acontece em sambas onde há concorrências, por conta disso sou a favor, mas acredito que o trabalho deve ser feito com muito estudo, muitos testes melódicos e com longo prazo já que o carnaval é um evento anual, porém o samba precisa ser entregue meses antes do grande dia.

Não é dos grandes sambas da história da Império de Casa Verde, mas a mensagem sobre a paz está compreendida. O ponto mais fraco desse samba é a letra que tem os mesmos erros que encontramos nos anos anteriores, nesse ano e que deverá acontecer no futuro que são algumas palavras, versos que já acostumamos, porém a Império não peca nos clichês. Primeira estrofe e o segundo refrão do samba enredo não achei empolgante e criativo, sobretudo o segundo refrão que não tem cara de refrão. O primeiro refrão são aqueles praxes necessários, mas para isso precisa da criatividade unindo enredo mais exaltação a escola que caiu muito bem. Parabenizo a segunda estrofe que ficou muito bem bonita e esclarecida, tendo bons versos.

Quem estará comandando a interpretação deste samba é Carlos Júnior que para mim é um dos melhores que temos no carnaval paulistano e como sempre vem bem e consegue dar uma boa identidade para a Império que traz Mestre Zoinho no comando da bateria que vem bem, mas alguns trechos não casou com a letra, mas no geral é um samba ótimo para coreografias.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...