Facebook

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Nenê de Vila Matilde



“Coré Etuba. A ópera de todos os povos, terra de todas as gentes, Curitiba de todos os sonhos”


Compositores: Zé Paulo, Sandrinho, Luís Jorge, Vitão, Silas, Léo do Cavaco, Juninho e Kaska
Interprete: Agnaldo Amaral




Voar…por este imenso paraíso
que a natureza abençoou
A águia encontra a gralha azul
Lendas, histórias vem contar
entre azaleias, araucárias e ipês
A semente que plantou vai florescer
Índio lutou, seu chão cravou
pra afastar a coroa portuguesa
O bandeirante cobiça as trilhas do ouro
Cacique valente protege o tesouro

Negro chegou, nesse lugar
trazendo a fé lá do povo de Aruanda
O negro é rei, raiz verdadeira
Ajoelhou, rezou pra santa padroeira

Salve a miscigenação
Em cada sonho toma forma esse chão
Culturas cruzaram o mar
A esperança refletida no olhar
Desperta poty, vem ver a nossa arte eternizada
A poesia colorindo as calçadas
Sorriso no rosto, meu povo é mais feliz
Futuro, qualidade, educação
Exemplo de modelo à nação
Águia guerreira, um ato de amor
Curitiba é sinfonia genial
que vai brilhar, no palco no meu carnaval

Lá vem Nenê, segura que eu quero ver
Meu samba vai levantar poeira
É o lado leste sacudindo a avenida
A vila exaltando Curitiba
 
 
Análise do Samba

Uma das escolas mais tradicionais da cidade de São Paulo e uma das mais respeitadas por sua história, carnavais e sambas com certeza é a Nenê de Vila Matilde que marcam gerações de sambistas e com certeza você conhece pelo menos um samba da escola. Atualmente a escola vem fazendo bons sambas, mas alguns não unanimidades entre os sambistas, mas destaco dois sambas que até hoje está na minha memória atual que é 2013, sobretudo o ano de 2015.

Em 2017 a Nenê de Vila Matilde irá falar da cidade de Curitiba e há aquelas pessoas que sempre ficam com o pé atrás quando o enredo é CEP, (Cidade, Estado e País), por ser ultrapassado ou pela falta de criatividade que há nesses enredos, sobretudo na composição do samba que ultimamente divide opiniões, mas tem sambas recentes que marcou como por exemplo Tom Maior ao cantar Foz do Iguaçu ou Vai-Vai ao cantar França.

Sobre a letra deste samba da Nenê eu encontrei palavras e/ou versos que geralmente há em sambas com enredo CEP, sendo eles recentes ou antigos. Porém não dou a culpa ao time de compositores que fez um bom trabalho e acredito que atualmente seja difícil escrever sambas que retratam uma cidade de forma única e com inovação, mas é um samba que poderá levar nota dez dos jurados oficiais por seguir exatamente a sinopse e por ter uma melodia perfeita, sendo uma das melhores do CD de sambas enredos, mas ao vivo funcionou da mesma forma. 

Voltando a letra do samba o que talvez mais me aperreia é o trecho "Futuro, qualidade, educação. Exemplo de modelo à nação". E por que? É o que mais vemos em sambas de enredo, sem falar que outros sambas incluem saúde, esporte, arte e cultura de uma forma direta, mas pelo que eu já compreendi saõ regras para que o samba no fim tenha a nota máxima na apuração.

Falei acima da melodia que é uma das mais espetaculares que ouvi e isso ajuda bastante para cantar o samba. Nos vocais temos Agnaldo Amaral que a cada ano vem se destacando e dando identidade na escola. Gosto de suas interpretações por entoá-las com força e dar vida para boa parte dos versos, mas só vi poucos momentos em que não o compreendi na sua interpretação.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...