Facebook

sábado, 14 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Gaviões da Fiel



“Com as mãos e a garra de um povo sonhador, surge o contraste de uma nova metrópole – Sampa, lugar de sonhos, 
oportunidades e esperança”


Compositores: Moraes, Lubé LK, Renato do pandeiro, Edmílson, Rogério, Maurição, Gledão, Vini
Interprete: Ernesto Teixeira




Eu vim de longe pra mostrar meu valor
Trago esperança e amor dentro do peito
Acreditei, venci nesse chão
E tenho orgulho de ser gavião

No afã de mudar meu destino
Feito menino viajei
Com a alma repleta de saudade
A dura realidade enfrentei
Pai..O filho fiel nunca teme a queda
A fé foi acalanto nessa terra
Não sucumbi às adversidades
Sangue, suor, mãos calejadas
Com meus irmãos em tantas jornadas
Guerreiros de muitas batalhas sofridas
Nos trilhos, a luz de uma nova vida
Plantei os meus sonhos nesse lugar
Pra garoa abençoar

Na humildade lutei com braço forte
Ouvindo meu coração, me lancei à sorte
Tenho a garra de um gavião
Sou o retrato da nação

Ajudei erguer arranha-céus
Dei asas pra novos sonhos, cumpri meu papel
Hoje sou o espelho que reflete em cada ser
A chama que clareia um novo amanhecer
Nesta saudosa maloca criei raiz
Vejo a mistura perfeita desse país
Sou brasileiro vem provar do meu tempero
Meu swing é verdadeiro faz a festa Ritimão
Em preto e branco escrevi a minha história
De campeão!
 
 
Análise do Samba

Uma das escolas de samba que mais consegue levantar um público no sambódromo é a Gaviões da Fiel que traz consigo uma torcida apaixonada não só pela escola, mas pelo time, o Corinthians que é sempre lembrado nos desfiles seja por uma alegoria ou pelo samba, mas não que o time é exaltado em nome na letra e sim há uma alma e uma sensação que se diz "somente quem é sabe".

A Gaviões da Fiel contará a história dos migrantes brasileiros, com foco de pessoas que vem de longe para buscar uma vida melhor na Terra da Garoa, ou seja, na cidade de São Paulo, porém com abrangência na região metropolitana. Sendo assim um dos meus enredos favoritos por ser a história que tem a ver com muitas pessoas que moram nessa região e pode ter boas lembranças com a sua história ou de seus pais ou de amigos que vieram do Norte, Nordeste, Centro-Oeste para realizar o sonho em um lugar longe.

A letra faz muito bem a descrição do enredo e de toda sua sinopse, e não deveria ser uma tarefa tão difícil até pelo tema estar muito vivo na memória de tantas pessoas. A letra em sua totalidade é uma bela poesia e mostra passo a passo desde a vinda do migrante, execução de objetivos e suas vitórias. A letra tem duas estrofes maravilhosas e espero que "não morram" depois da quarta-feira de cinzas. Único ponto, quer dizer, único décimo é o segundo refrão que optaria por um outros versos, sem alterar o fundamento.

Apesar da bela letra que tem a melodia não conseguiu acompanhar totalmente. Se analisarmos da metade pro fim da primeira estrofe e da metade pro fim da segunda estrofe há um declive não tão brusco, mas que para mim é levemente descaracterizado e culminou um pouco na interpretação do Ernesto Teixeira que está há tantos anos na escola. Ernesto é um dos nomes mais respeitados do carnaval paulistano, mas na minha opinião há alguns anos não o vejo com toda aquela maestria como era nos anos 90 e nos anos 2000 e acredito que possa haver algum desgaste que é normalíssimo.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...