Facebook

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Análise de Samba: Mocidade Alegre



“A vitória vem da luta, a luta vem da força, e a força, da união”


Compositores: Gui Cruz, Imperial, Luciano Rosa, Portuga, Rafael Falanga, Reinaldo Marques, Rodrigo Minuetto e Vitor Gabriel
Interpretes: Tiganá e Ito Melodia




Sou eu quem risca o chão do terreiro
Bom malandro...Na essência de um menino
Sou eu quem o tempo seduz,
E a história conduz à cumprir meu destino
Parti...Em sonhos bordados de glórias
A vitória hei de conquistar
Predestinado à lutar, seguir os meus ideais
Não desistir jamais!
No bom combate, um dom verdadeiro
Vestido com as armas de um guerreiro

Tem que ter coragem pra vencer
Renascer e como o sol brilhar
De peito aberto eu vou...
Seja o que Deus quiser
A minha força vem da minha fé

A voz que revela o caminho,
Me diz que sozinhos não somos ninguém
Todos juntos somos mais e vamos mais além
É Kizomba, herança de Palmares
É o povo, unido em liberdade...Valeu Zumbi!
Cruzei esse Palácio iluminado
Chorei ao ver meu sonho eternizado
E como um Arauto anunciei...
Lá vem ela...Simplesmente poesia
Minha Escola, minha vida
Verdadeiro orgulho do sambista!

Deixa quem quiser falar
Onde o samba fez Morada, é o meu lugar
Um Jubileu de Ouro, uma eterna paixão
É Mocidade, o meu pavilhão! 


Análise do Samba

Como todos os sambistas já sabem, os sambas da Mocidade Alegre é pautado pela emoção, pela força e pela união que há entre os integrantes da escola nos deixando de "boca aberta" do "chão" que eles tem, sobretudo nos últimos anos quando a escola adquiriu um poder de protagonizar alguns anos de carnaval. A escola é uma das grandes campeãs da cidade de São Paulo e também é uma das mais visadas por conta dos últimos campeonatos, mas também por sambas marcantes como nos recentes anos de 2004, 2009, 2010, 2012, 2014 e 2016.

No samba enredo de 2017 a ideia é contar a história da própria escola, sobre seus 50 anos, ou seja, a responsabilidade passou nas mãos e mentes de muitos compositores que tinham que se atentar não só a sinopse, mas na própria história da Mocidade Alegre que é uma das mais bonitas, todavia o fator emoção na minha opinião tinha que ser salientado e em alguns trechos encontrei essa emoção, mas com ou sem emoção as notas não sofre influência.

A letra do samba tem dois refrões que incluo como um dos melhores do Carnaval de 2017, mas as duas estrofes apesar de estar bem adequada ao enredo não segue o mesmo caminho dos refrões, mas por final a letra é bonita, somente não é nota dez.

Uma das grandes missões da Mocidade Alegre era trazer um novo interprete, pois não foi possível seguir com Igor Sorriso que estava dando um show no carro de som. Nesse ano a escola terá dois interpretes, sendo eles Tiganá e o renomado Ito Melodia que faz parte da escola de samba União da Ilha. Houve muitas criticas e até pesadas da contratação da dupla, mas de uma certa forma eu gostei, mas não ficou perfeito ou simplesmente nota dez e ainda acho que muitos dariam nota ainda mais baixa. Gostaria de ver os dois cantarem logo ao vivo para ver se dá uma liga perfeita com a melodia.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...