Facebook

sábado, 18 de novembro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Gal Tropical' - Gal Costa (1979)



Vamos voltar a falar de Gal Costa aqui na série Grandes Discos Brasileiros, isso porque a cantora é uma das maiores de todos os tempos aqui no Brasil e tem uma coleção de discos impressionantes e em sua maioria sempre elogiados pela crítica e público, por isso falar de apenas um ou dois discos de sua carreira é pouco.




No começo dos anos 70, Gal Costa seguia cantando e se apresentando de uma forma mais Hippie e era considerada uma musa deste estilo e comportamento que misturava música, vestuário, filosofia e apresentações de arte. No fim dos anos 70, Gal estava num processo de mudança em sua carreira que já começaria em 1978 quando falei do álbum Água Viva que foi um de seus marcos, porém o ano de 1979 fomos surpreendidos pelo complemento desta sua mudança e ela passou a ser uma outra artista, porém com a mesma voz e forma de interpretar, mas mudou seu comportamento com o lançamento do disco Gal Tropical que é o disco que estamos destacando nesta publicação que foi lançado em julho de 1979 quando ela tinha 34 anos de idade.


Publicação da Veja destacando sua nova mudança musical

Foto da contracapa do disco

Gal Tropical surgiu através de shows onde Gal interpretava canções de discos anteriores e aos poucos ela colocaria no seu repertório as novas canções e também mudava seu figurino. Naquela época os shows brasileiros eram mais temáticos e tinham características de acordo com o que o artista tinha como proposta e envolvia sempre um figurino, cenário e claro as canções e o Gal Tropical fez tanto sucesso de público e crítica que veio a ideia deste disco.




O disco quando vemos a capa chama a atenção pelas cores fortes e também as flores que Gal usa. Segundo o jornalista Tárik de Souza em uma entrevista com a Gal Costa ele intitula essa sua mudança como se ela fosse uma nova Carmem Miranda, usando flores na cabeça, vestido e salto alto e a própria Gal concorda até porque ela regravou "Balancê" que foi interpretada por Carmem em 1938 e na voz de Gal ganhou uma nova roupagem e fez tanto sucesso que foi uma das canções mais tocadas no Carnaval de 1980.




O disco teve a produção de Guilherme Araújo, Roberto Menescal e contou com um grande time de compositores como Luiz Melodia, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros. 

A recepção da crítica foi a melhor possível, elegendo Gal Tropical como um dos melhores lançamentos de 1979 e um dos melhores discos da carreira de Gal Costa e o sucesso de público foi tão grande que ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas.

O disco abre com a canção "Samba Rasgado" que também foi interpretado na voz de Carmem Miranda, porém não fez tanto sucesso como foi com Gal Costa. A canção é gostosa de ouvir, pois vem num swing muito bom e é legal ouvir as guitarras neste trabalho.

"Noites Cariocas (Minhas Noites sem Sono)" é talvez a única canção que ainda não era conhecida pelo público, seja qual for o intérprete. A canção é um samba canção ótimo de ouvir.




A canção "Índia" já tinha sido lançado por Gal Costa no disco de mesmo nome e voltou em Gal Tropical, mas numa nova roupagem com o ritmo mais lento, mais baixo, num tom mais sussurrante e intimista.

Uma das minhas cações favoritas de Gal é "Força Estranha" e ela interpretou de uma forma bem diferente de outros interpretes como Roberto Carlos. Na sua versão ouvimos apenas sua voz e um violão, tornando-a mais intimista.

Gal interpreta como um bolero a canção "Olha" e deixou perfeita na sua versão. "Juventude Transviada" também teve outra roupagem, tornando-a até melhor na versão do próprio autor, Luiz Melodia. 

O disco fecha com a faixa "Meu Nome É Gal" que foi escrita por Roberto e Erasmo Carlos para homenageá-la e a deu de presente. No show Gal Tropical no momento que toca esta música acontece uma espécie de duelo entre os agudos de Gal Costa com as guitarras do música que estava presente, tornando algo único.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Samba Rasgado
Portello Juno, Wilson Falcão
2
Noites Cariocas (Minhas Noites sem Sono)
Hermínio Bello de Carvalho, Jacob do Bandolim
3
Índia
José Fortuna
4
Estrada do Sol
Dolores Duran, Tom Jobim
5
A Preta do Acarajé
Dorival Caymmi
6
Dez Anos
Lourival Faissa
7
Força Estranha
Caetano Veloso
8
Olha
Roberto Carlos, Erasmo Carlos
9
Juventude Transviada
Luiz Melodia
10
Balancê
João de Barro, Alberto Ribeiro
11
O Bater do Tambor
Caetano Veloso
12
Meu Nome É Gal
Roberto Carlos, Erasmo Carlos



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...