Facebook

quinta-feira, 22 de março de 2018

Grandes Discos Brasileiros | 'Sessão da Tarde' - Leo Jaime (1985)



A década de 80 foi muito marcada pelo nosso Rock, conhecido aqui como BRock que era conhecido o conjunto de bandas e artistas que emplacaram muitos sucessos e foram responsáveis por lançamento de muitos discos com vendas altas e aclamação da crítica. Um dos artistas do BRock que são um dos mais lembrados e que tem a Década de 80 como identidade é Leo Jaime que fez muito sucesso na época com canções de Rock que misturava Pop com New Wave e Rockabilly. As letras de suas canções geralmente misturava sarcasmo, humor, amor, dores de cotovelo e festa.




Na série Grandes Discos Brasileiros vamos relembrar o disco Sessão da Tarde que foi lançado no ano de 1985 e foi bem no auge do melhor do Rock Brasileiro, onde a competitividade e o surgimento de artistas eram enorme, que aliás foi um grande bem que atualmente faz falta.

O disco foi produzido por Mariozinho Rocha e contou com dez faixas, sendo oito delas compostas por Leo Jaime sozinho ou em parceria com outro compositor. As canções tinham letras com bastante humor e amor, com ritmos mais dançantes por ter New Wave e Rockabilly, sendo um trabalho de Rock bastante interessante e divertido. O disco fez um bom sucesso comercial e por causa dos shows e aparições em programas de TV o número de vendas ultrapassou 160 mil cópias.


O disco conseguiu extrair muitos singles e deles alguns sucessos eternos de Leo Jaime  e da década de 80. Talvez a canção que conseguiu ser a de maior sucesso foi "A Fórmula do Amor" que teve como participação o grupo Kid Abelha. Com uma letra bem leve e com direito a solos de sax de George Israel a canção era perfeita.

Um hit que destaco é "A Vida Não Presta" que não chegou a emplacar tantos nas emissoras de rádio, mas se trata da minha canção favorita do disco.  Esta canção é um lamento ou dor de cotovelo sobre uma mulher que não lhe dá atenção. A canção segue num ritmo mais lento. Uma canção deste disco que tem praticamente a mesma mensagem é "O Pobre" que é a mesma situação de uma mulher não lhe dar atenção ou não gostar de fato por ele ser pobre. Esta faixa segue num leve toque mais humorado.



A faixa "Solange" é uma versão da canção "So Lonely", da banda The Police. A canção conseguiu emplacar nas rádios, tornando um de seus hits mais inesquecíveis.

A canção foi "Amor Colegial" foi composta por Toni Bellotto e Marcelo Fromer e a letra cabia muito bem no repertório do disco de Sessão da Tarde e chegou a fazer burburinho nas emissoras de rádio, assim como a canção "Só" que era presença nas rádios e principalmente nos shows.

O disco no contexto geral é uma viagem a década de 80, ainda mais que Leo Jaime tornou um músico com fácil identificação com esta rica época do Rock que alternava outros estilos musicais como o New Wave que durante alguns anos era muito incorporado nos discos de muitos artistas como Metrô, Rádio Táxi, RPM, Herva Doce, entre outros.


Faixa


Faixa Título Compositor(es)



1
O Pobre
Léo Jaime, Herbert Vianna
2
A Fórmula do Amor
Leoni, Léo Jaime
3
A Vida Não Presta
Selvagem Big Abreu, Leandro, Léo Jaime
4
As Sete Vampiras
Léo Jaime
5
Léo Jaime
6
O Regime
Selvagem Big Abreu, Léo Jaime
7
Amor Colegial
Toni Bellotto, Marcelo Fromer
8
Solange (versão "So Lonely")
Leoni, Sting
9
O Crime Compensa
Selvagem Big Abreu, Léo Jaime
10
Abaixo a Depressão
Léo Jaime



Ouça o Disco

* apenas a faixa "A Vida Não Presta"





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...