Facebook

domingo, 18 de março de 2018

Grandes Discos Brasileiros | 'Sexo!!' - Ultraje a Rigor (1987)



Em junho do ano passado falamos aqui na série Grandes Discos Brasileiros sobre Ultraje a Rigor e seu disco Nós Vamos Invadir sua Praia que na minha opinião é um dos melhores na minha opinião. Por ser uma das minhas bandas favoritas queria falar de mais um de seus trabalhos que é o disco que veio com a dura missão de substituir o grande disco de estreia e eis que em 1987 a banda lança o seu segundo disco, chamado Sexo!! que veio com a mesma filosofia com aquele jeito humorado de cantar.



O grande desafio dito logo acima era tentar surpreender o público e a crítica com o um disco que lembrasse o anterior e para isso a banda tentou contar com o mesmo time, mas durante a gravação houve uma troca de guitarristas, saindo Carlo Bartolini  e entrando Sérgio Serra que tinha uma veia artística e até humorística e isso casou bem.

A produção do disco contou apenas com Liminha, mas para quem o conhece sabe que quando ele mexe em algum disco, seja de Rock ou Pop o resultado sempre é bom. O trabalho de composição e letras teve 100% participação de Roger Moreira e muitas delas teve composição apenas dele e outras com algumas participações como os próprios integrantes da banda.




No dia 19 de março de 1987 a banda Ultraje a Rigor lançava Sexo!! em um Shopping na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, mostrando que eles não abandonaria seu berço. O lançamento foi feito em forma de show e quem estava lá foi surpreendido, já que a atração nem foi informada, ou seja, quem esteve lá viu um marco, já que o disco é considerado um grande sucesso.

O disco foi um sucesso de vendas, chegando a ultrapassar a marca de 270 mil cópias vendidas, chegando perto do número de vendas do disco anterior. A crítica teve muitas avaliações positivas, escrevendo bem sobre as letras, a versatilidade e o talento instrumental.

O disco chegou a extrair muitos hits, em algumas cidades como São Paulo quase todo o disco teve as canções lançadas nas emissoras de rádios e em outros lugares como o Rio de Janeiro focou apenas em cinco hits. Um exemplo é a canção "Maximillian Sheldon" que não chegou em emissoras fora de São Paulo e aqui fez um leve sucesso, mas isso foi quando o disco já atingia um período de transição para o terceiro trabalho que ainda demoraria.




Entre as dez canções do disco, onde todas eram boas a que mais fez sucesso foi "Pelado" que teve um grande 'empurrão' ao ser tema de abertura na novela global Brega e Chique, todavia a canção seria a de maior sucesso já que era o melhor de álbum com um refrão bem chiclete e uma letra bem criativa, levada toda para o humor.

A canção "Eu Gosto de Mulher" foi a primeira lançada como single e fez muito sucesso nas rádios nacionais. A canção falava que não o importava como era a mulher, mas tinha que gostar dela e na canção tinha um solo de guitarra que chamava muito a atenção, sendo um dos pontos altos da faixa.

A faixa título, "Sexo!!" foi outro hit que deu certo nas emissoras com um refrão que muitos gostavam de cantar nas baladinhas paulistanas e crio que em outras cidades.

Uma canção que destaco e que não foi single nas emissoras é "Ponto de Ônibus" que particularmente gosto, ainda mais que retrata uma situação que muitos brasileiros passam que é andar de ônibus para ir ao seu compromisso e geralmente ele está lotado ou com presenças indesejadas e se pudesse pegava táxi para evitar.

Outras duas canções que foram hits nacionais foram "Terceiro" que era uma ótima por ter um refrão bem para cima com o famoso 'oba-oba'. A outra canção era uma balada tipo havaiana chamada "A Festa".

Por conta das boas e humoradas canções a banda fez muitos shows, sendo uma época onde o Rock era presença garantida em várias casas de shows e não podia faltar as dez canções do disco atual, mas como do disco anterior. E isso acabou cansando a banda que na minha opinião demorou para lançar o terceiro disco que já não mais como antes.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Eu Gosto de Mulher
Roger Moreira
2
Dênis, o Que Você Quer Ser Quando Crescer?
Roger Moreira
3
Terceiro
Roger Moreira
4
A Festa
Roger Moreira
5
Prisioneiro
Maurício/Roger Moreira
6
Sexo!!
Maurício/Roger Moreira
7
Pelado
Roger Moreira
8
Ponto de Ônibus
Maurício/Roger Moreira
9
Maximillian Sheldon
Roger Moreira
10
Will Robinson e Seus Robots
Edgard/Leôspa/Maurício/Roger


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...