Facebook

domingo, 29 de abril de 2018

Grandes Discos Brasileiros | 'Fruto Proibido' - Rita Lee (1975)


Há alguns anos atrás, pelo menos quatro anos atrás eu fiz uma lista que eu escolhia os 100 melhores discos da história da música brasileira e o primeiro colocado foi Fruto Proibido de Rita Lee, lançado no ano de 1975. Eu ainda compartilho desta opinião de que o disco ainda é o melhor da nossa história por conta da sua produção, lista de música, singles escolhidos, interpretações de Rita e a afinação da banda que estava impecável que tornou este trabalho um marco no nosso Rock.



Antes de lançar este disco, a cantora Rita Lee ainda estava no grupo Os Mutantes e lançaria seu último trabalho em 1972 chamado Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets. Após dois anos Rita volta ao mercado fonográfico acompanhada da banda Tutti Frutti, porém seu nome é e foi destaco em todos os trabalhos com o grupo que lançaria Atrás do Porto Tem uma Cidade em 1974, porém este primeiro trabalho não teve uma grande aclamação do público apesar da boa crítica, mas o que faltava neste trabalho eram canções arrebatadoras...

... Então que em 1975 Rita Lee e Tutti Frutti lançam a obra prima Fruto Proibido que teve uma aclamação da crítica, público e do mercado fonográfico e fez decolar ainda mais a carreira solo de Rita.



O disco foi produzido por Andy Mills, as nove faixas foram todas compostas por Rita Lee, sendo algumas em parceria como por exemplo Paulo Coelho e a banda Tutti Frutti contava com os integrantes Luis Sérgio Carlini, Franklin Paolillo, Lee Marcucci, Guilherme Bueno e a participação do instrumentista Manito. Então estava formado o time que faria então um disco histórico.



O disco aparentemente pode ser considerado curto para os padrões, já que são nove faixas gravadas, mas por conta da qualidade de suas canções e por ter a maioria delas como single ou utilizada em trilhas, suas nove faixas a deixou gigante.

Por se tratar do disco que considero o melhor de todos os tempos irei falar de todas as faixas, explicando um pouco do porque ele ser tão bom.

"Dançar pra não Dançar" é a faixa que abre o disco e tem um início bem empolgante com o som do piano em alto som e em ritmo mais leve de rock a canção segue com uma letra bem escrita por Rita sobre entrar na dança para não se dar mal.

"Agora só Falta Você" é um dos maiores sucessos da carreira de Rita Lee por conta da belíssima composição e pelo peso de Rock que tem nela. A canção tem uma bela mensagem que reflete o feminismo, a liberdade de expressão e uma forma de avisar para sermos nós mesmos sem se influenciar por terceiros ou tendências. A canção é uma das mais regravadas e uma bem marcante foi feita pela cantora Maria Rita.




"Cartão Postal" é uma composição de Rita Lee junto a Paulo Coelho que estava afastado de Raul Seixas que era seu maior parceiro. A canção é a que mais segue em estilo lento, numa pegada mais blues. Destaque para a junção de piano com bateria que ficou sublime junto a interpretação muito bem casada de Rita.

"Fruto Proibido" é a faixa que dá titulo ao disco e faz menção a bíblia sagrada no trecho de Adão e Eva. O som desta faixa está espetacular que segue um Rock com Blues mais agitado tendo uma gaita acompanhando muito bem.

"Esse Tal de Roque Enrow" é outra parceria de Rita Lee junto a Paulo Coelho e foi a que mais fez sucesso deste trabalho, chegando a tocar muito nas rádios e principalmente nos shows de Rita Lee. A letra faz um trocadilho misturando o 'Rock' como estilo musical e/ou nome de uma pessoa e faz com que sua mãe se preocupe com quem ela está se misturando.



"O Toque" é a última canção de parceria de Rita Lee e Paulo Coelho. A canção é de fato um toque para que as pessoas devem preservar a natureza que era uma preocupação já antiga e caso não fosse preservada o universo conspiraria de acordo com o nosso cuidado. O som desta canção é bem progressivo, lembrando os tempos de Mutantes.

"Pirataria" é uma canção manifesto escrito por Lee Marcucci e Rita Lee, isso porque em meados de 1975 o que mais tocava nesta época eram as canções tipicamente brasileiras, ou seja, a nossa MPB, (ainda bem). Canções como o Rock ainda eram julgadas como canções de outro mundo e considerada pirata, ou seja, Rita quis mostrar que apesar do Rock ser um estilo tipicamente internacional era possível "brasileirar" o estilo como fez não só Rita Lee como outros artistas na época.

"Luz del Fuego" é uma composição de Rita Lee em homenagem a bailarina  Dora Vivacqua que mudou o mundo com suas ideias em prol do feminismo e naturalismo que chocou muitos brasileiros. A canção tem uma letra bem pesada, assim como a parte instrumental.




"Ovelha Negra" é a minha canção favorita deste disco e da carreira de Rita Lee e talvez a grande favorita de muitas pessoas que levou esta canção as alturas devido ao enorme sucesso que teve, tocando muito nas rádios, ganhando assim clipe no Fantástico e tendo destaque por ser uma composição em que Rita se auto descreve por se considerar a pessoa mais diferente da família, ou seja a ovelha negra. A letra da canção é uma arte a parte, assim como a parte instrumental, mas o que chama a atenção é o solo de guitarra no final que foi um sonho do guitarrista da banda Tutti Frutti que queria levar esse solo em qual canção fosse.

Na época, Fruto Proibido vendeu 150 mil cópias, recorde de vendas para um disco de rock brasileiro. Em outubro de 2007, a Rolling Stone Brasil elegeu o disco como o 16º melhor disco brasileiro de todos os tempos. Segundo a All Music, Fruto Proibido é "de um tempo em que Rita Lee podia ser fiel a seus ideais".


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1 Dançar pra não Dançar Rita Lee
2 Agora só Falta Você Luis Sérgio Carlini / Rita Lee
3 Cartão Postal Paulo Coelho / Rita Lee
4 Fruto Proibido Rita Lee
5 Esse Tal de Roque Enrow Paulo Coelho / Rita Lee
6 O Toque Paulo Coelho / Rita Lee
7 Pirataria Lee Marcucci / Rita Lee
8 Luz del Fuego Rita Lee
9 Ovelha Negra Rita Lee



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...