Facebook

terça-feira, 1 de maio de 2018

Grandes Discos Brasileiros | 'Cássia Eller' - Cássia Eller (1994)



A série Grandes Discos Brasileiros presta uma homenagem a uma das maiores vozes que o Brasil já teve na nossa música que é de Cássia Eller que infelizmente nos deixou em 2001 aos 39 anos quando sua carreira estava no auge com shows lotados, agenda sempre cheia e um disco que vendia muito nas lojas que era seu Acústico MTV.

Cássia Eller marcou por ser um grande intérprete que conseguia se aventurar em diversos estilos musicais como baião, samba, blues, MPB, grunge, mas foi no Rock afinal que Cássia ganhou mais conhecimento e reconhecimento do público e da crítica, ainda mais que sua voz era altamente forte, única, visceral e com tamanha garra que as palavras eram expressadas de forma mais plausível e verdadeira.



Foram lançados em sua carreira seis discos de estúdio, sendo um deles um disco póstumo. Particularmente gosto muito de seus discos, mas tenho um carinho maior por este que vamos relembrar que é o Cássia Eller, de 1994 onde a cantora extravasa seu Rock N' Roll, deixando o disco viciante e a certeza do que Cássia era capaz tecnicamente.

A produção do disco Cássia Eller se deu conta por Guto Graça Mello que quis também ajudar a cantora a superar o sucesso dos dois discos anteriores que não fez sucesso comercial e para que tudo desse certo Guto abrigou Cássia em sua casa onde havia um estúdio de gravação. A gravação foi ocorrida sem que a gravadora soubesse para que eles não dessem nenhum pitaco sobre o novo trabalho. Cássia gravou todas as treze faixas no estúdio de Guto e quem estava com ela era seu filho recém nascido Chicão que inspirou bastante neste período.



A gravadora PolyGram ao receber todo o material do disco fez questão de lançar o trabalho no mercado fonográfico já que houve uma concordância de que o disco ficou muito bem produzido e a finalização foi espetacular.

Em 1994 o disco chega às lojas com pouco marketing, mas começou a ganhar o a crítica e o público graças as regravações que Cássia logo de início não queria fazer, mas acabou cedendo por ser especialista em dar nova vida as letras. Com algumas canções tocando na rádio e na TV, como na novela Pátria Minha, na TV Globo, o disco Cássia Eller chegou a vender mais de 100 mil cópias e esse número foi ainda mais superado após a morte da cantora com a remasterização do produto.




O disco abre com a canção "Partners" que é um rock bem pesado e muito bem produzido. A canção é de autoria do grupo RPM. A canção entrou na trilha sonora da telenovela Pátria Minha, e apresentava diferenças na letra e no ritmo com relação à versão original, gravada pelo grupo RPM nos anos 1980.

A segunda faixa é a canção "Malandragem", favorita de muitos fãs da cantora, sobretudo por ter ganhado uma versão acústica anos mais tarde. A canção de Frejat e Cazuza era desconhecida do grande público e com a gravação de Cássia Eller ganhou sucesso e reconhecimento.

Quando gravava o disco, Cássia Eller gostava de ouvir na folga o disco Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, da cantora Marisa Monte, o que acabou por inspirar a cantora na seleção do repertório e na gravação. A canção "E.C.T." que é de autoria de Marisa junto a Nando Reis e Carlinhos Brown fez parte de seu repertório e tem um ritmo bem diferente do Rock N Roll das outras faixas. É uma canção que considero totalmente criativa e com a parte instrumental a canção ficou perfeita.




Renato Russo fez parte do disco de Cássia Eller em duas canções, uma delas é a "1º de Julho" que ganhou uma sonoridade bem leve, porém com forte interpretação de Cássia, tornando a canção única. Outra canção de Renato interpretado neste disco é "Música Urbana 2" que tem mais peso com Cássia e mistura um pouco do Rock com Blues.

Uma das canções de maior repercussão deste disco foi "Lanterna dos Afogados" que é sucesso absoluto do grupo Os Paralamas do Sucesso, mas na voz de Cássia parece que a canção era inédita, por conta da forma de interpretar, sendo uma das minhas favorita de toda sua carreira.




Sucesso na voz de Arnaldo Antunes, a canção "Socorro" esteve parte do disco Cássia Eller em forma de reggae misturado com Rock.

Um dos maiores sucessos do cantor Djavan, "Pétala" esteve neste disco e ficou com uma interpretação mais sólida em uma melodia mais transcendental.

Para mostrar sua flexibilidade musical, Cássia interpreta a canção "Na Cadência do Samba" e claro, o que temos nesta faixa é um samba, mas de forma mais lenta, destacando ao fundo o som da cuíca e do pandeiro em leve tom.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Partners
Paulo Ricardo/Paulo P.A. Pagni/Luiz Schiavon
2
Malandragem
Cazuza/Roberto Frejat
3
E.C.T.
Nando Reis/Marisa Monte/Carlinhos Brown
4
Try A Little Tenderness
Harry Woods/Jimmy Campbell/Reg Conelly
5
1º de Julho
Renato Russo
6
Na Cadência do Samba
Ataulfo Alves/Paulo Gesta
7
Lanterna dos Afogados
Herbert Vianna
8
Coroné Antonio Bento
Luiz Wanderley/João do Vale
9
Metrô Linha 743
Raul Seixas
10
Socorro
Arnaldo Antunes/Alice Ruiz
11
Blues do Iniciante
Roberto Frejat/Dé/Guto Goffi/Maurício Barros/Cazuza
12
Música Urbana 2
Renato Russo
13
Pétala
Djavan



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...