Facebook

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Grandes Discos Brasileiros | 'Os Inimitáveis' - João Mineiro & Marciano (1986)



A música sertaneja atualmente é o estilo mais tocado e vendido no mercado fonográfico, mas sabemos que o sertanejo de hoje que é o apelidado de universitário é diferente de várias facetas que o estilo teve como mais romântico e pop nos anos 90, caipira há muito tempo atrás. 

Vamos destacar aqui na série Grandes Discos Brasileiros um disco de sertanejo que era do estilo mais romântico que adotava ares mais modernos, misturando um pouco do caipira e interiorano com bolero, tentando alcançar um novo público e muitos artistas conseguiram tal feito e iremos destacar a dupla João Mineiro & Marciano que entravam no mercado fonográfico na década de 70 e aos poucos foram mudando a forma de interpretar o sertanejo.



Na década de 80 a música sertaneja crescia muito e isso muito devia a mudança que eu escrevi acima de deixar o estilo mais romântico, mais moderno e com a intenção de alcançar um novo público. Em 1986 a dupla João Mineiro & Marciano lançava o disco Os Inimitáveis, também chamado de João Mineiro & Marciano - Volume 11, era nada mais que seu décimo primeiro disco de estúdio.

Para começar, o sucesso deste disco foi tão grande que a dupla ganhou um programa de televisão aos domingos o programa de TV João Mineiro e Marciano Especial no SBT, nas manhãs de domingo, no qual cantavam e recebiam convidados.




Quase todas as músicas tocaram nas rádios, sendo oito delas lançadas oficialmente como singles, mas destes singles teve grandes hits e o maior deles foi a canção "Seu Amor Ainda é Tudo" que é uma das melhores gravações da música sertaneja da história. Escrita por Moacyr Franco a letra é uma poesia e foi escrita num momento difícil para Moacyr que tentava voltar a vida artística na TV e no rádio e graças a interpretação da dupla João Mineiro & Marciano a canção foi uma das mais tocadas no ano de 1985/1986 e fez com que Moacyr Franco voltasse aos poucos na mídia.

A faixa "Crises de Amor" foi uma das canções que mais ouvi da dupla e que tocou razoavelmente nas emissoras de rádio. A letra é uma triceria, entre eles teve a composição de Darci Rossi que participou de quase todas as doze composições do disco. A letra fala que apesar das crises que acontece em um relacionamento, das brigas e desavenças o amor não diminui, já que o amor prevalece.




Outra canção de grande sucesso foi "Whisky Com Gelo" que tinha um estilo mais rancheiro, misturando com bastante romantismo.

A canção "No Mesmo Lugar (Coisa Estranha)" foi lançada em 1985, antes mesmo do disco ser lançado oficialmente, porém o sucesso não foi tão grande como os demais singles, mas mesmo assim tornou uma canção marcante de suas carreiras.

As demais faixas que totalizavam em doze de uma forma ou outra tocaram em emissoras de rádios, algumas com boas repercussões, graças aos diversos estilos misturados ao sertanejo como a rancheiro, a balada romântica, bolero e a guarânia.



Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1 Crises de Amor Darci Rossi, José Marciano, José Homero
2 Seu Amor Ainda é Tudo Moacyr Franco
3 Benza Deus Darci Rossi, José Marciano
4 A Tabela (Meu Desespero) Darci Rossi, José Marciano, Rhael
5 Por Sentir Ciúmes Darci Rossi, José Marciano, Vicente Scatena
6 Esconda o Que Houve Darci Rossi, José Marciano
7 No Mesmo Lugar (Coisa Estranha) Darci Rossi, José Marciano
8 Whisky Com Gelo Darci Rossi, José Marciano
9 Caminhão é Assim Darci Rossi, José Marciano
10 Pare Com Isso Darci Rossi, José Marciano
11 Papel de Amante Darci Rossi, José Marciano
12 Amantes e Amigos Darci Rossi, José Marciano



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...