Facebook

sexta-feira, 11 de maio de 2012

#06 Roberta Sá - As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI




"Agora é hora de vibrar
Mais um romance tem remédio
Vou viajar lá longe tem
O coração de mais alguém"
(Mais Alguém)

Uma das artistas mais carismáticas é o hoje um dos maiores nomes da MPB atualmente. Roberta Sá conseguiu fazer o que outros artistas do estilo fez há muitos anos atrás, que foi reunir um público jovem que busca um novo som, novas letras, uma mistura de humor no samba e carisma e Roberta vem mostrando isso a cada trabalho, mas não é sozinha, ela faz questão de ressaltar suas parcerias, "tricerias" e o trabalho com uma ótima banda que a acompanha. Roberta é uma artista completa e muitos reconhecem seu esforço e seu trabalho que a cada álbum cresce.

Roberta Sá se formou em jornalismo em 2001, mas seu sonho era sempre ser cantora profissional e neste mesmo ano conseguiu abrir shows de alguns artistas da MPB. Em 2002 Roberta ganha uma chance ao participar do Programa Fama, um reality musical na TV Globo. Roberta não venceu o programa, porém ela ganhou muitas dicas, foi moldada, lapidada por professores que abrigavam os participantes em uma academia de música. Detalhe que o cantor Thiaguinho participou do mesmo reality, mas quem venceu foi Marcus Vinicius que sequer chegou ao sucesso esperado.

A vida de Roberta Sá começou a mudar em 2003 assim que ela gravou cinco músicas demo que foi parar nas mãos do autor Gilberto Braga que adorou sua voz e a interpretação de “A Vizinha do Lado” que foi parar na trilha sonora da novela Celebridade. Nos mesmo ano Roberta conhece Rodrigo Campello que tornou seu produtor e até hoje trabalha com a cantora. Os dois gravaram um álbum promocional chamado Sambas e Bossas a pedido de uma empresa.

O primeiro álbum de Roberta Sá de fato foi lançado em 2005, chamado Braseiro que contou com a canção “A Vizinha do Lado” e demais interpretações de grandes autores. Até então Roberta não era ainda aquele fenômeno de vendas de álbuns e fazia alguns shows até que no mesmo ano ela foi convidada por Pedro Luis do grupo Pedro Luis e a Parede para participar do Festival Cultura - A Nova Música do Brasil, na TV Cultura. Roberta, Pedro Luis e a Parede e com arranjos de Rodrigo Campello escreveram a canção "Girando na Renda" e colocou em disputa no Festival, a canção chegou a final e ficou com terceiro lugar. Deste Festival ficou a permanência da parceria entre Roberta e Pedro Luis, inclusive os dois se casaram, mas o que marcou foi o carisma de Roberta Sá e despertou a curiosidade de saber sobre seus trabalhos, shows e interpretações, lembrando que Braseiro já havia sido lançado e as cópias dos álbuns alavancaram em vendas e a agenda de shows aumentaram.

No ano de 2007 Roberta Sá lança o que a crítica e este autor que escreve este artigo considera uma das maiores obras primas desta década, foi o lançamento do álbum Que Belo Estranho Dia Para se Ter Alegria, no imaginário o álbum passa-se todo no carnaval começando pelo "O Pedido" e na faixa seguinte inicia o carnaval com "Alô Fevereiro", entre amores em "Interessa", desafetos em "Cansei de Esperar Você" e momentos de brincadeira em "Laranjeira" o carnaval termina em "Novo Amor" que interpreta exatamente isso. A canção "Mais Alguém" foi a canção que tocou em rádios e é o maior sucesso da cantora que com este álbum ultrapassou 50 mil cópias. O sucesso do álbum rendeu uma turnê que virou um álbum ao vivo chamado Pra se Ter Alegria.

Em 2010 Roberta Sá lança um álbum junto com o Trio Madeira Brasil chamado Quando o Canto é Reza, interpretando 13 canções de Roque Ferreira, onde a maioria das canções eram no estilo Chorinho e Samba-Canção. Apesar de "Água da Minha Sede" tocar nas rádios e fazer sucesso, o álbum não obteve uma vendagem considerável por ser um projeto experimental da cantora, mas logo voltaria a sua forma de interpretar sua canções.

No ano de 2012 para confirmar que Roberta Sá é uma das maiores artistas do momento lançou um álbum com ótimos conceitos da crítica chamado Segunda Pele, muito aguardado por seu público que logo conquistou com as canções produzidas por Rodrigo Campello, composições de vários autores e estilos bem flexíveis da MPB mostrando que é uma artista completa. A canção "Pavilhão de Espelhos" foi lançada oficialmente nas rádios e possui um clipe. "Segunda Pele" é o segundo single de trabalho da cantora.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...