Facebook

quarta-feira, 9 de maio de 2012

#07 Céu - As Maiores Cantoras Brasileiras do Século XXI




"Te pego sorrindo num pensamento
Faz graça de onde fiz meu achego, meu alento
E nem ligo
Como pode, no silêncio, tudo se explicar?!
Vagarosa, me espreguiço
E o que sinto, feito bocejo, vai pegar"
(Cangote)

A Nova Cena da MPB ou a Geração 2000 que muito se fala neste artigo e em editoriais de música aclamam os melhores artistas que faz da nossa MPB uma música cada vez mais próxima e agradável aos nossos ouvidos, sem mudanças drásticas. E se o foco aqui são as cantoras, há uma que chegou como um tornado, um fenômeno da natureza trazendo uma das sonoridades mas fascinantes dos últimos anos em questão de MPB, eis ela, Céu, que nasceu no dia 17 de abril, dia do Lojista de CD, algo coerente.

Céu iniciou sua carreira artística em 2002. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira (particularmente o Samba), como de Hip Hop, Afrobeat, Jazz, R&B. Chegou a gravar uma canção para a trilha sonora do filme Senhor das Armas. Participou de shows como o JVC Jazz Festival, em Paris.

Após tres anos fazendo shows e participando de festivais, Céu grava seu primeiro álbum em 2005, chamado CéU, contendo canções com sua sonoridade e composições próprias. O album foi bem avaliado pela crítica e aos poucos Céu foi conquistando o Brasil. Os singles "Malemolência" e "Lenda" tocaram em rádios especializadas em MPB. Na cidade de Paris, Céu lançou seu álbum e obteve uma ótima crítica e foi apontada por revistas francesas como a grande revelação da MPB, sendo que a revista Les Inrockuptibles apontou como uma das cinco revelações do Mundo e suas canções tocaram em rádios fazendo sucesso. Seu álbum apareceu na primeira posição nos rankings Heatseekers e World Music, e na posição #57 do Hot 200, todos da Billboard Americana, sendo a mais alta posição nas paradas dos EUA já alcançada por uma artista brasileira, desde Astrud Gilberto com Garota de Ipanema, em 1963. Em 2006 foi indicada ao Grammy e ao Prêmio Tim de Música como revelação e melhor cantora, em 2007 volta a concorrer ao Grammy por melhor álbum. Uma curiosidade sobre este álbum é que ele foi mais vendido fora do Brasil, sendo mais de 100 cópias nos Estados Unidos e 25 mil cópias na Holanda e na França.

Após o fenômeno do primeiro álbum Céu trabalhou para que seu segundo álbum, Vagarosa, obtivesse o mesmo resultado de crítica, vendas e sucesso. E foi assim em 2009, o álbum foi aclamado pela crítica, sendo eleita como um dos melhores álbuns deste ano, a Rolling Stone Brasil elegeu como o melhor álbum. "Cangote" e "Bubuia" foram os singles deste álbum que teve uma ótima aceitação do público. Fora do Brasil o álbum vendeu de forma razoável, quanto a crítica obteve notas altas, chegando a nota máxima nas publicações da The Guardian, The Telegraph, BBC e Billboard. O show de lançamento do álbum no Circo Voador, no Rio de Janeiro foi eleito o melhor show de 2009 pelo jornal O Globo.

Em 2012 Céu está no auge de sua carreira e é vista como uma das maiores cantoras do Brasil e do Mundo e para confirmar seu talento e poder lançou o álbum Caravana Sereia Bloom onde há influência da música do Norte e Nordeste do Brasil e da América Central. Regravação de Nelson Cavaquinho e participações especiais de Jorge Dü Peixe (Nação Zumbi), Curumim e Edgar Poças. O single "Retrovisor" já possui um clipe e toca em rádios especializadas em MPB.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...