Facebook

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

#28 Vanessa da Mata - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 28 - Vanessa da Mata


Vanessa da Mata ainda é um novo nome no cenário musical, nem faz dez anos que ela lançou seu primeiro álbum, mas Vanessa junto com Maria Rita e outras novas cantoras de MPB fizeram um multirão em prol da música e estão conseguindo agregar cada vez mais fãs pelo Brasil, e Vanessa da Mata é uma das grandes responsáveis, foi buscar em rádios pop, populares e hoje aparece nas rádios especializadas em MPB.

Vanessa Sigiane da Mata Ferreira nasceu em Alto Garças, no Mato Grosso no dia 10 de Fevereiro de 1976 e desde pequena ouvia de tudo de música, ritimos como MPB, forró, baião, carimbó, samba, músicas folclóricas e sua avó materna era quem influenciava Vanessa para ouvir e quem sabe um dia poder cantar estas mesmas canções. E foi o que Vanessa decidiu, cantar, pois já na adolescência, Vanessa se mudou para Uberlândia onde tocou e cantou em bares por dois anos, mas logo aos 16 anos se mudou para São Paulo, onde tentou ser jogadora de basquete e modelo, porém, sem tirar o sonho de ser cantora, tanto que aos 20 anos Vanessa começou a compor suas músicas e conheçeu o cantor Chico César, onde ambos escreveram a música "A Força Que Nunca Seca", mas quem gravou foi Maria Betânia e desta parceria surgiu uma indicação ao Grammy para esta música. Vanessa compôs mais músicas para outros grandes cantores.

Até que no ano de 2001, Vanessa da Mata cantou num show com Milton Nasciemnto e ela chamou mais atenção que o próprio Milton, não por cantar melhor, mas por até aquele momento não ter gravado um CD ou fazer uma própria turnê, até que no ano de 2002, Vanessa grava seu primeiro CD, entitulado Vanessa da Mata, e nele um sucesso imediato "Não Me Deixe Só" que além da versão mais MPB, veio a versão remix em rítimo dançante, tornando-se um fenômeno nas rádios Pop e MPB. Outros sucessos veio no álbum como "Viagem", "Nossa Canção" que foi da novela Celebridade, na TV Globo e "Onde Ir". Neste álbum, quem produziu seu CD foi nada mais que um "timaço" de craques da produção de discos como Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e Kassin.
Em 2004 foi lançado seu segundo CD, Essa Boneca Tem Manual, produzido por Liminha. Nele sucessos foram consagrados como "Ainda Bem", "Música", "Eu Sou Neguinha?" e um clássico que se tornou um mega hit, sendo a canção mais executada no ano de 2006 que foi "Ai, ai, ai", que além de uma versão do álbum, houve um remix para as rádios Pop, rendendo um disco de platina.

No ano de 2007, Vanessa lança seu CD mais vendido até hoje, Sim, que já saiu muito bem com o single "Boa Sorte/Good Luck" com participação do cantor Ben Harper, além disso o álbum contou com mais presenças, entre eles Sly & Robbie, respeitadíssimos na Jamaica, Fernando Catatau, Davi Moraes, Kasin, Pupillo da Nação Zumbi. "Amado" tocou em A Favorita, na TV Globo e estourou como também uma das mais exucutadas de 2008. O álbum vendeu mais de 620 mil cópias.
Em 2009, Vanessa lança o CD Multishow Ao Vivo, com umas visitas aos grandes sucessos, sendo que "Vermelho" foi single e bem executadas nas rádios especializadas. Junto com este CD foi gravado o seu DVD. No ano seguinte, 2010, Vanessa lança Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias e "O Tal Casal" foi single, mas sem muito êxito, assim como o segundo single "Te Amo", porém o número de cópias vendidas foi surpreendente, pois Vanessa já é uma das maiores cantoras da atualidade.

Vanessa fez uma vitoriosa carreira internacional, ela pisou e fez bonito em Portugal, Itália, França, sempre lotando seus shows. Por aqui no Brasil, os shows da Vanessa é sempre um dos mais aguardados, porém há um preço para vê-la, pois os ingressos para ver a cantora são cada vez mais caros, mas sempre vale a pena vê-la ao vivo.

Vanessa atualmente é uma das 5 melhores cantoras que temos neste século, pois sua inteligencia em suas músicas fez pessoas de todas as classes e idades gostarem, ainda mais pela doce voz, que parece que às vezes fala ao seu ouvido, mas sempre doce. É uma das maiores influências, mesmo nova, para novas cantoras, pois há uma nova geração de cantoras que está dando muito certo, que já foram citadas, na 31ª melhor cantora, Maria Rita.

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...