Facebook

terça-feira, 9 de agosto de 2011

#29 Ângela Rô Rô - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 29 - Ângela Rô Rô


Prepare qualquer dia uma viagem, destas que você precise de duas horas para chegar no seu destino, e escolhem como repertório musical de sua viagem uma coletânea ou um dos CDs de Ângela Rô Rô, pois ela pode ser uma excelente companhia para você, seja na estrada, em casa lendo um livro, ou naquelas manhãs de domingo quando você está tomando café.

Ângela Maria Diniz Gonçalves nasceu no dia 5 de dezembro de 1949 na cidade do Rio de Janeiro e logo aos cinco anos de idade começou a estudar piano e logo foi aprendendo a tocá-lo, sempre músicas de alguns de seus ídolos musicais, como Maysa. Nos anos 60, Ângela foi para Londres, onde trabalhou em um restaurante, e nas horas vagas cantava na cidade. Quando voltou a sua cidade natal, passou a cantar em diversas casas noturnas até ser reconhecida e contratada por uma gravadora, hoje a Universal Music.

Com um grande potencial, Ângela praticamente produziu sozinha seu primeiro disco, chamado de Ângela Rô Rô , onde ela compôs quase todas as músicas, pois contava com uma canção de Chico Buarque, ela fez alguns dos acordes de piano e lançou-se no cenário musical com muito sucesso, e uma atrás do outro como "Gota de Sangue", "Agito e Uso", "Não Há Cabeça" e uma conhecida dos mais jovens porque o grupo Barão Vermelho regravou, o mega hit "Amor, Meu Grande Amor" O álbum foi lançado em 1979 e é considerado um dos maiores discos da história.

De 1979, como já vimos até 1982, Ângela lançou um disco por ano, em 1980 ela lançou Só Nos Resta Viver, em 1981 foi o álbum Escândalo, que causou polêmica, pois após ser acusada de agressão pela então namorada Zizi Possi virou notícia sobre o caso, e na capa do disco havia um jornal com a foto de Ângela estampado. Ângela era vista como uma pessoa totalmente polêmica, onde era acusada por parte da sociedade, mas seu talento sempre era visto como algo raro naquela época.

Simples Carinho, esse foi o disco lançado em 1982 e Ângela se consagrou com uma das suas maiores obras primas, ainda mais pelos suecessos que se tornaram mega hits como "Simples Carinho" escrita pelo grande compositor João Donato, "Querem Nos Matar" e uma regravação de "Demais" da cantora Maysa, que sempre a admirou e o sucesso desta canção foi tão grande e marcante como aconteceu com Maysa.

Outros discos que destacam sua carreira no fim dos anos 80 são A Vida É Mesmo Assim, Eu Desatino e Prova de Amor e os sucessos que marcaram destes discos foram "Mônica" e "A Vida É Mesmo Assim"

Devido as polêmicas e preconceitos que a cantora sofria, ela parou em 1988 e logo voltou em 1993 com o álbum Nosso Amor Ao Armagedon (Ao Vivo) e afastou de vez dos estúdios, apenas tínhamos sua presença em raros shows ou em coletêneas lançadas por sua gravadora.

No ano de 2000, Ângela volta a gravar um álbum após anos, o Acertei no Milênio foi um grande acerto em sua carreira, onde ela percebeu que seu público é fiel, pois muitos deles compraram seu CD e acompanharam na turnê, além disso este álbum foi vencedor de alguns prêmio e Ângela recebeu o prêmio de Melhor Compositora do ano pela APCA.

Ângela nos anos 2000 gravou seu primeiro DVD e regravou o álbum Escândalo em 2009 vendendo e rendendo boa colocações nas rádios com suas canções, entre elas "Gota D’Água" composta por Chico Buarque. O álbum Compasso foi gravado em 2007 e até hoje a música título toca nas rádios especializadas.

Uma das maiores compositoras da história da música brasileira e uma das maiores vozes dão razão pela sua colocação nesta série das 40 Maiores Cantoras.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...