Facebook

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

#31 Marina Lima - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 31 - Marina Lima


A digníssima Marina Lima que tanto nos encantou e nos encanta até hoje com sua voz potentíssima e muito característica de fácil aceitação, pois ela cantou rítimos para todos os ouvidos, do Rock, Pop e MPB.

Marina Correia Lima nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 17 de setembro de 1955 e quando era criança foi morar nos Estados Unidos, e no início da sua aolescência queria algo para se distrair e lembrar do Brasil, pois já sentia saudades, e seu pai lhe presenteou um violão e logo aprendeu a tocar. Em 1977 Marina encantou seu pai ao cantar uma canção de Gal Costa e depois encantou seu irmão, o filósofo e poeta Antônio Cícero, ao cantar um de seus poemas, a partir daí Marina e seu irmão passou a seguir carreira juntos, Antonio compondo juntamente com Marina e a própria interpretaria as canções e com esta ideia logo partiram para o Brasil em 1979 e já assinariam um contrato para gravar seu primeiro LP, no Rio de Janeiro. Detalhe seu nome artístico seria apenas Marina e o nome do disco foi Simples Como Fogo que foi sucesso imediato ultrapassando 100 mil cópias vendidas.

Marina ficou mais conhecida no cenário musical pela TV Globo, no Programa Mulher 80, o programa exibia uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas, e nele participavam grandes nomes e Marina Lima faria parte daquele elenco.

Outro discos de sucesso foram lançados como "Olhos Felizes", "Fullgás" entre outros sempre ultrapassando boas marcas de vendas e vários sucessos foram marcadando em sua carreira como0 "Pra Começar", "Eu Te Amo Você", "Nada Por Mim", "Noite e Dia", até que no ano de 1986, Marina fez um disco ao vivo chamado Todas Ao Vivo com as 10 melhores canções de sua carreira até então, incluindo um mega hit "Ainda é Cedo" de Renato Russo, alcançando mais de 250 mil cópias vendidas. Virgem e Próxima Parada foram seus últimos discos dos anos 80, e quem despertou sucesso foram "Virgem" e o mega-hit-chiclete "À Francesa" que se tornou um de seus maiores sucessos.

Nos anos 90, uma mudança, Marina passa a se chamar artisticamente Marina Lima e lança CD com seu nome em 1991. Em 1993 o pai de Marina Lima falece e seu novo álbum O Chamado e Abrigo em 1995 foram gravados, porém a cantora decidiu não divulgar e nem fazer turnê dos mesmos, ainda mais devido a um novo problema, suas cordas vocais passaram por um grave problema, ela teve de se afastar e acabou entrando em depressão.

Após a depressão, Marina volta um pouco diferente, na sua voz, que ora foi abalada por um rompimento, ora ficou mais sensual, sussurrada, sedutora e assim ela gravou Registros à Meia-Voz e Pierrot do Brasil, assim encerrando os anos 90.

Nos anos 2000, Marina surge com um de seus álbuns mais bem elogiados pela crítica, Síssi na Sua atingindo mais de 100 mil cópias vendidas, pois neste álbum tinha músicas com cantos em forma tatral e sua voz encaixava como uma luva.

Marina Lima sempre foi, digamos, sócia, da MTV, esteve na inauguração da MTV Brasil e depois de muitos anos ela volta para gravar um dos álbuns mais eperados, pelos fãs, ela e a produção do programa, o Acústico MTV Marina Lima, foi gravado e lançado em 2003 e continha seus sucessos de forma repaginada e algumas inéditas como "A Não Ser Você" e "Sugar" em parcerias com Alvin L.

Marina Lima ainda segue com sua carreira e a novidade é Clímax, novo CD para 2011 e até hoje é tida como uma das maiores artistas da música brasileira, sua voz, sua personalidade, suas letras e colaborações a ajudam a ser uma das mais respeitadas.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...