Facebook

domingo, 23 de outubro de 2011

#06 Daniela Mercury - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 06 - Daniela Mercury


Se não fosse por ela não conheceríamos, amaríamos, compraríamos, idolatraríamos, assistiríamos, enfim, o Axé Music não seria nada se não existisse Daniela Mercury. Praticamente tudo que vimos nos anos 90 e forte nos anos 2000 da música baiana começou com alguns artistas que hoje são muito respeitados, mas Daniela Mercury foi uma cantora que popularizou de forma nacional e internacional o estilo, sendo considerada a melhor cantora da década de 90 e sua fama não pela popularização do Axé Music e sim as suas músicas juntando letra, voz, eletricidade, performance é uma das mais qualificadas e mejestosamente importantes para a cultura brasileira que teve um dedo de Daniela Mercury nos últimos 20 anos.

Daniela Mercuri de Almeida nasceu na cidade de Salvador, no dia 28 de julho de 1965 e sua vontade de ser tornar uma artista veio aos 8 anos de idade, mas ela começou com dança, fazendo aulas, ams quando fez 13 anos de idade, Daniela assistiu a um show de Elis Regina e ficou tão encantada que decidiu seguir a carreira de cantora. Com 15 anos Daniela começou se apresentar em bares.

Em 1986, Daniela Mercury foi vocalista da Banda Eva, mas acabou saindo e se tornou vocal de apoio de Gilberto Gil no ano de 1988, durando menos de um ano quando Daniela se tornou vocalista da banda Companhia Clic em 1989 e chegou a gravar dois discos, era uma banda com influências baianas, tocando Reggae e Axé.

Após cantar apenas em grupo, Daniela decidiu seguir carreira solo e no ano de 1991 com o disco Swing da Cor, neste disco contou com a participação do Olodum. Pela primeira vez no Brasil uma cantora conseguiu emplacar a nível nacional um sucesso do Axé Music e foram duas canções, foram "Swing da Cor" que marcou muito pelas batidas do Olodum e "Menino do Pelô". Com este álbum, Daniela Mercury ganhou o Prêmio Sharp de cantora revelação, assim como no Troféu Imprensa, onde ela acostumou a ser indicada e ganhar.

No ano de 1992 com uma grande comoção sobre a mais nova Revelação, Daniela lança o disco O Canto da Cidade, um dos mais honrosos e magníficos discos lançados na história da música brasileira, chegando a estourar no Brasil e no mundo. Foi produzido pelo "midas" Liminha e foram um single atrás do outro, sendo eles "O Canto da Cidade" que foi #1 das paradas nacionais por várias semanas seguidas, chegando s disputar semana a semana com "The One" de Elton John, "Olha Amor" de Gian & Giovanni, "Cabecinha no Ombro" de Fagner e Roberta Miranda, a canção de Daniela terminou em 3º lugar no Hot 100 Brasil. Outro single lançado foi "Batuque", "Você Não Entende Nada" e "Bandidos da América", este em particular fizeram sucessos, porém um deles que atingiu o topo das paradas, terminando com "Só Pra Te Mostrar" que teve Herbert Viana participando e canção foi #1, assim como mais um mega hit "O Mais Belo dos Belos" que foi muito bem nas paradas nacionais, sendo uma das 10 melhores de 1993. O álbum chegou muito perto da marca dos 3 milhões de cópias, além disso, foi vendido em outros países. O Folha, jornal de grande circulação de São Paulo elegeu O Canto da Cidade como o álbum mais importante da década de 90.

Em 1994 é lançado o álbum Música de Rua, que inicialmente sofreu com crítica após ser descrito que o álbum anterior O Canto da Cidade ainda poderia gerar mais singles, já que no Estado da Bahia ainda fazia sucesso, mas a estratégia de Daniela era conseguir cada vez mais público e não perder o seu sucesso, pois era a melhor artista brasileira e a estratégia deu certo, pois foram lançados seis singles, só teve o número de vendas menor que o anterior, chegando a mais de 500 mil cópias. Dos singles lançados o de maior sucesso foi "Música de Rua" (faixa-título), sendo a música #12 do ano de 1994, além desta canção, foram lançadas "O Reggae e o Mar", "Domingo no Candeal", "Rosa", "Por Amor ao Ilê" e "Sempre te Quis".

Em 1996 foi lançado o album Feijão com Arroz e conseguiu superar em vendas do álbum anterior, chegando a vender mais de 2 milhões de cópias. Os singles lançados neste álbum foram cinco, e destes singles o que mais teve repercussão foram "A Primeira Vista" que fez parte da trilha sonora de O Rei do Gado e foi líder das paradas por muitas semanas, chegando a ser a mpusica de #9 de 1996. "Nobre Vagabundo" foi um mega hit, também #1 das paradas nacionais assim como "Rapunzel". "Minas com Bahia" e "Feijão de Corda" fizeram sucesso, mas faltou pouco para ser o #1. Daniela Mercury ganhou prêmios como melhor cantora pela Multishow, melhor clipe no VMB da MTV e a capa do CD foi eleita pela TV Globo como a melhor capa de disco todos os tempos. Uma grandiosa turnê internacional Daniela realizou em Portugal e Estados Unidos com este CD.

O álbum Elétrica de 1998, foi seu primeiro álbum ao vivo, onde ela cantou seus grandes sucessos, vendendo mais de 500 mil cópias.

Daniela era uma grande influência para novas cantoras, dançarinas e até produtores de festinhas de empresa, pois sua forma de performar era considerada algo que não era muito fácil, pois cantar e dançar da forma como ela faz era algo que só quem era excelente poderia fazer.

No ano de 2000 Daniela fez uma nova roupagem de seu estilo, saindo do Axé e iniciou em estilos mais eletrônicos e estilos mais versáteis, tanto que no mesmo ano Daniela lança o álbum Sol da Liberdade que foi muito bem criticada, mas apenas dois singles emplacaram que foram "Pérola Negra", sendo que a canção ganhou prêmios, como o VMB e outro single foi "Como Vai Você" que estourou nas rádios nacionais e foi trilha de Laços de Família. Quando Daniela lançou os singles "Santa Helena" e "Só No Balanço do Mar" algo ruim aconteceu em sua carreira, que foi o sucesso bem regular, foi a primeira vez que alguma música sua não deu tão certo, atnto que no outro ano, 2001, Daniela lança outro álbum que foi Sou de Qualquer Lugar, mas apenas a canção "Mutante" foi #1 nas paradas. O álbum vendeu mais de 250 cópias e foi criticado pelo estilo.

O álbum MTV Ao Vivo - Eletrodoméstico foi outro álbum ao vivo da cantora que vendeu muito bem, mas de 100 cópias. Neste álbum foi notado que Daniela cantando seus velhos estilo se encaixa melhor, mas em 2004 Daniela lançou o último álbum com a nova roupagem, foi o Carnaval Eletrônico que teve o single "Maimbê Dandá"como #1 das paradas (sendo este single o último #1 de sua carreira). No álbum contou com a participação de Carlinhos Brown e DJs especializados para misturar eletrônica com estilos baianos.

Antes de retornar ao estilo que fez Daniela estourar, lançou um álbum especial, chamado Clássica, em 2004, que contou com uma particpação especial de sua irmã e cantora Vânia Abreu. Logo no ano de 2005, Daniela lança o álbum Balé Mulato que vendeu mais de 100 mil cópias, não teve singles lançados, mas fizeram sucessos no carnaval e as canções "Levada Brasileira" e "Olha o Gandhi Aí" foram eleitas a Melhor Canção do Carnaval, cada uma em um ano. As críticas deste álbum foram positivas, recebendo a pontuação máxima e comparam como álbuns seus antigos. Um Grammy Latino foi garantido neste álbum.

Após quatro anos afastada dos estúdios, Daniela volta em 2009 com o álbum Canibália que inovou por ter cinco capas e as músicas lançadas fizeram sucessos e foram #1 em alguns Estados brasileiros, os singles foram "Oyá Por Nós", "Sol do Sul" e "Preta" . O álbum vendeu mais de 100 mil cópias e foi muito aclamado pela crítca por ser um álbum com produção em excelência. A turnê deste álbum foi uma das mais bem investidas e "vestidas", porque foram contratados grandes coreógrafos, dançarinos e um grande cenógrafo que se espalhou por todo Brasil e na Europa.

A cultura brasileira mudou muito com o Axé Music, e posso dizer de forma pessoal que o Axé é denominado antes de Daniela Mercury e depois de Daniela Mercury, pois a popularidade e a nova forma de se ouvir e dançar música modificou bastante com sua chegada e ainda Daniela conseguiu que com seu sucesso mais cantoras de seu estilo desse certo como Carla Visi, Margareth Menezes, Márcia Freire, Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, entre outras. Daniela é uma Artista-Patrimônio-Brasileiro, um de nossos orgulhos lá fora.

.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nunca vi um texto tão perfeito!

Anônimo disse...

Só espero que um dia Cláudia Leitte esteja nesta lista, fiquei um pouco triste ao não ver ela na lista. Pois todos devem admitir, ela canta muito, tem uma voz pdoerosa e está revolucionando o Axé. Tomara que em um futuro breve vocês a coloquem nesta lista. Ah, Daniela Mercury está na posição correta, mas para mim Ivete Sangalo deveria estar na posição 19, ela é muito talentosa mais eu ainda acho que ela precisa crescer mais.

Alan Crespo disse...

Daniela Mercury só é mais compreendida pelos mais sensíveis! Daniela é uma história viva e um orgulho pra o Brasil! Maravilha pra nenhum gringo de primeiro mundo botar defeito. Bj Rainha!

Anônimo disse...

Justíssima colocação. Daniela abriu os caminhos da música baiana no Brasil e no mundo e deve numa época em que só se ouvia música sertaneja, não havia internet para facilitar que as músicas chegassem mais rapidamente ao público. Ela foi arretada. Chegou e disse ao que veio, trazendo a música negra e bela da Bahia. Axé, neguinha!!!

Anônimo disse...

É a baianinha que melhor representa acultura negra. Só por isso já merece todo meu respeito. Além de ter um trabalho sólido e de qualidade ela dança e canta divinamente e hoje é a nossa carmem Miranda brasileira levando a Bahia e o Brasil pelo mundo. Parabéns!

Patrícia disse...

Talentosíssima, ousada e inovadora. Daniela é daquelas estrelas que já nasceram prontas e que não se encontram soltas por aí. Daniela é única! ORGULHO de vê-la na 6ª colocação.Viva a Bahia!!!

Anônimo disse...

Orgulho de Daniela. É uma pena ainda não ter engrenado novos hits e ficar insistindo em músicas de santo...

Anônimo disse...

Maravilhosa rainha do axé!! Minha paixão é escutar Daniela cantar. A melhor artista de todos os tempos

Franklin Barbosa disse...

Texto perfeito, esse autor realmente sabe das coisas . Hoje Daniela já soma mas de 20 milhões de discos vendidos , e 14 músicas no topo da parada brasileira, uma carreira com longevidade.

Franklin Barbosa disse...

Texto perfeito, esse autor realmente sabe das coisas . Hoje Daniela já soma mas de 20 milhões de discos vendidos , e 14 músicas no topo da parada brasileira, uma carreira com longevidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...