Facebook

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

#03 Rita Lee - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 03 - Rita Lee


Incrível como esta artista mudou muito nossa cultura brasileira, seja em grupo, só e na multidão e o mais incrível é que em 2013, a nossa Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee fará 50 anos de carreira e sua voz continua em plena forma. A importância dela na nossa música é elasticamente enorme e hoje é uma das maiores referências para novos artistas da voz, violão, guitarras e composições.

Rita Lee Jones Carvalho nasceu na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1947 e na infância e parte da adolescência teve aulas de piano com a musicista clássica. Começou a carreira em 1963 quando Rita se junta a duas garotas, e forma as Teenage Singers e logo conheceu tres garotos do grupo Wooden Faces onde se decidiram juntar com o nome Six Sided Rockers que chegou a gravar um compacto com duas músicas. Com uma rápida saíde de tres componentes sobrou Rita, Arnaldo e Sérgio que formaram um novo grupo, este que teve maior repercussão nacional, com Os Mutantes.

O grupo Os Mutantes foi um dos mais revolucionários da história da música, onde apresentações na TV, como na Record era uma das atrações mais esperadas e fez muitas pessoas a mudar de costumes devido as roupas diferentes que os quais usavam, isso em meados de 1966, quando a Jovem Guarda bombava nos programas de TV e em shows. A aproximação com os Tropicalistas foi uma marca que teve o grupo, principalmente nos festivais da música. O álbum mais marcante do grupo foi A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado em 1970. Rita Lee saiu do grupo em 1972 e seguiu sua gloriosa e vitoriosa carreira solo com muitos fãs e seguidores de seu estilo. Antes Rita tentou cantar em dupla, mas a gravadora queria que fosse um grupo chamado Tutti-Frutti.

O grande marco na carreira de Rita Lee foi em 1975, quando ela lança o renomado Fruto Proibido que vendeu 700 mil cópias, que era considerado um número excepcional. Este álbum era Rita Lee com o Tutti-Frutti, mas Rita era tão notável que apenas via a garota de cabelos vermelhos que incendiava multidões, principalmente com as canções deste álbum que foram marcos para o Rock e MPB que foram "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow", "Luz del Fuego" e "Ovelha Negra" que é considerado seu hino de toda sua carreira. As outras canções chegaram a ser executadas nas rádios, pois os apelos e pedidos para que fosse tocada nas rádios ou apresentadas na TV. O álbum é considerado um dos maiores do rock, aquele que definitivamente marcou o Rock Brasil, sendo o 16º mais importante da história de todos os discos já lançados, pela Rolling Stone. Este álbum, particularmente merecia todo destaque, marcou muito e ainda se fala nele.

Em 1976 Rita Lee ainda com as Tutti-Frutti lança o álbum Entradas e Bandeiras. Rita ficou afastada em parte da produção disco, pelo cansaço, fato que ocasionou um som mais pesado que não a preferência de Rita Lee, mas ficou por isso mesmo, sem alardes. Apesar de sua excelente qualidade, este disco não fez tanto sucesso quanto o Fruto Proibido, a não ser pelas canções "Coisas da Vida" e "Corista do Rock", as quais tiveram um moderado sucesso.

Paulo Coelho era um dos seus parceiros musicais, onde escrevia as canções a Rita Lee ou em parceria, em 1976 Rita Lee conheceu Roberto de Carvalho, onde trabalharam juntos e os dois logo fizeram uma parceria matrimonial, casando e vivem juntos até hoje em harmonia musical, intelectual e amorosa.

No ano de 1978 Rita lança o LP Babilônia, álbum de grande sucesso que vendeu mais de 800 mil cópias, trazendo hits como "Jardins da Babilônia" e "Miss Brasil 2000". Tendo sido considerado por alguns críticos de música e de rock como o último disco puramente de rock de Rita. Foi o último álbum com o Tutti Frutti, mas Rita logo reformulou a banda e passou a fazer seus shows com o nome Rita Lee & Cães e Gatos, nome dado devido às brigas internas durante os ensaios.

Nos anos 80 Rita brilhou, pricipalmente para um recorde que nem se pensava antes, mas hoje é realidade, as altas vendas de seus discos fez parte principalmente nos anos 80. Os discos lançados a seguir tornam-se sucesso de público e crítica: Rita Lee (1979), com os hits "Mania de Você", "Doce Vampiro", "Chega Mais"; com venda recorde de 1 milhão e 500 mil cópias. Rita Lee (1980) com "Lança Perfume", "Baila Comigo", "Caso Sério", "Nem Luxo, Nem Lixo"; com uma nova venda recorde de 1 milhão e 600 mil cópias. Saúde (1981) sucesso com a faixa título, "Banho de Espuma", "Mutante", "Atlântida"; com vendas de 1 milhão e 400 mil cópias. Rita Lee e Roberto de Carvalho, (1982), com "Flagra", "Só de Você", "Barata Tonta" com o recorde de 2.200.000 de cópias. O disco de 1984 Bombom não foi bem aceito pela crítica, mas fez sucesso com as canções "Desculpe o Auê" e "On the Rocks". Já o disco de 1985 foi aclamado com entusiasmo pela crítica, mas não fez tanto sucesso quanto os anteriores junto ao público. Desde disco são "Vírus do Amor", "Ieieie", "Glória F". As canções citadas quase todas estiveram muito bem nas paradas de sucessos, seja em primeiro lugar ou entre as cinco melhores.

Nos anos 90 Rita Lee se dedica com se espetáculo Bossa 'n' Roll, além dos shows, foi gravado um disco em 1991, o sucesso foi notório, pois Rita reviveria o rock mais puro, simples dos tempos antigos. Mais dois discos de estúdio foram gravados como Todas as Mulheres do Mundo (1993) e Santa Rita de Sampa (1997), ambos ultrapassaram 500 mil cópias, não teve grandes hits, pois Rita passava por alguns momentos incertos na sua vida pessoal, mas os shows eram contínuos.

Em 1998 Rita Lee lança o seu álbum acústico Acústico MTV - Rita Lee, vendendo mais de 300 mil cópias. Neste álbum ela faz releituras de grandes sucessos como "Agora Só Falta Você", "Jardins da Babilônia", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Flagra", "Ovelha Negra", entre outras. Teve participações de Milton Nascimento, Titãs, Paula Toller e Cássia Eller. Faz uma grande turnê por todo o Brasil e alguns países da Europa. A turnê do Acústico se estende até o fim de 1999.

Em 2000 Rita Lee lança o álbum 3001, possuindo um som mais puro em termos de rock, mas vem com uma adição de instrumentos eletrônicos como na canção "Erva Venenosa". Rita tratava o álbum como um de seus melhores da carreira, ainda mais pelo seu bom momento na vida pessoal e profssional. Em 2001 lançou o Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar (Bossa'n Beatles) com canções em inglês homenagenado Beatles. Em 2003 Rita lança um álbum marcante que foi Balacobaco que foi bem em vendas, 500 mil, mas para a pirataria que estava crescendo foi muito bem. Neste álbum o grande sucesso ficou com "Amor e Sexo" letra de Arnaldo Jabor, que por ocasião nem seria música e foi "musicada" em uma de suas crônicas no Jornal da Globo. O álbum gerou uma ótima repercussão com a turnê em vários países e gerou no álbum MTV Ao Vivo.

É de fato para mim que realizou esta lista com todo cuidado e leitura possível considerar Rita Lee como a terceira maior cantora do Brasil, ela nos ensinou muito com suas canções, pois retratavam a realidade a rebeldia que muitos não entendiam e passou a entender com suas músicas como em "Ovelha Negra", "Agora Só Falta Você" ou "Coisas da Vida". Os álbuns marcaram muito para o rock nacional tanto que Rita Lee conseguiu ser talvez a única mulher a atingir unanimidade como estrela de rock, claro que temos outras, mas com a diversidade de estilos musicais, algumas nem são lembradas, mas quem ouviu qualquer outro estilo deve ter ouvido nem que seja dez vezes. Rita é uma marca que ficará para sempre no rock do Brasil.


.

3 comentários:

Anônimo disse...

A cantora que mais discos vendeu no Brasil. Só por esse 'detalhe', o posto 1o. lhe cairia bem.

Anônimo disse...

Acho que o posto 3 é muito para ela. Existem outras cantoras bem melhores que Rita Lee, muito embora seja uma boa intérprete. E venda de discos não significa nada, caso contrário, Xuxa também entraria nesta lista doida que fizeram!!

Anônimo disse...

É a número 1. Certeza. As outras que me desculpem, mas ninguém mudou a história da música brasileira como Rita. E quero ver outra compositora que chegue ao patamar dela. Talvez, apenas, Chiquinha Gonzaga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...