Facebook

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carnaval do Rio de Janeiro 2014 - Análises e Projeções de Todas as Escolas de Samba


O Carnaval do Rio de Janeiro de 2014 do Grupo Especial serão nos dias 2 e 3 de março e 12 Escolas de Samba brigarão pelo título, mas para este ano vejo de quatro a cinco escolas com chances reais. Na parte de baixo vejo uma briga entre três escolas. Os enredos para este ano estão mais interessantes do que no ano passado, veremos homenagens a personalidades, pessoas que nos foram importantes. Veremos enredos sobre lugares do Brasil afora, seja na sua casa, num sertão ou em uma cidade mística. Uma volta ao passado com brincadeiras também será retratado no sambódromo.

Vejam abaixo o que cada Escola de Samba trará no Sambódromo e veja nossas análises e projeções sobre cada uma delas. Os textos foi uma colaboração do meu amigo que ama e participa do Carnaval Carioca Daniel Valladão.




Império da Tijuca
Batuk


Desaparecida dos holofotes do Grupo Especial desde 1996, a escola do Morro da Formiga pode aparecer como novidade para muitos que só acompanham o carnaval pela TV, mas posso garantir que, nos últimos anos, ela vem sempre como favorita no Grupo de Acesso, fazendo grandes desfiles e batendo na trave da vaga pro Especial. Em 2013, ela novamente estava entre os desfiles mais cotados ao título e merecidamente conseguiu seu retorno ao Especial.
O enredo escolhido para esse retorno foi Batuk, que abordará os ritmos africanos que migraram de uma expressão religiosa para manifestações culturais que conhecemos até hoje, como o Carnaval. A princípio, não há como ler isso e não ser remetido ao desfile campeão de outra escola tijucana: o Tambor do Salgueiro em 2009, porém a Império da Tijuca se sai muito bem com temas afro e tenho certeza que a abordagem do enredo terá seu diferencial.
O time da escola não tem nenhum nome já velho conhecido do Grupo Especial, mas está sendo comandado pelo carnavalesco Júnior Pernambucano, que foi o mesmo que desenvolveu o desfile campeão da Série A em 2013. O samba é talvez o mais animado desse carnaval e “vai tremer o chão, vai tremer” da Sapucaí, o que é bem difícil de se conseguir para quem abre os desfiles de domingo.
Se não tiver os problemas que a maioria das escolas que sobem do Acesso pro Especial encontra por dobrarem de tamanho, ela tem tudo para permanecer na elite do carnaval carioca.



Acadêmicos do Grande Rio
Verdes Olhos de Maysa sobre o Mar, no Caminho: Maricá

O incêndio que destruiu todo o barracão da Grande Rio foi em 2011, mas a escola parece, pelos dois últimos carnavais que ainda está abalada por isso. E 2014 não deve ser o ano em que ela voltará a disputar o título, não por falta de competência, mas pelo horário de desfile em que caiu.
Não temos dúvidas de que a escola deve vir bem, pois escolheu um enredo CEP, que, geralmente, gera bons patrocínios. A cidade escolhida dessa vez é Maricá, que confesso já ter passado algumas vezes por ela, mas nunca ter conhecido sua história e descobrir coisas interessantes como a Grande Rio mostrará. Por exemplo, a ligação emocional de Maysa com a cidade e a visita de Darwin em sua pesquisa para o livro A Origem das Espécies.
A equipe da escola foi quase toda renovada, a começar pelo carnavalesco Fábio Ricardo, que tem alguns bons desfiles pelo Acesso no currículo e o surpreendente desfile da São Clemente em 2012. O samba escolhido este ano é bem melhor do que a safra que a escola vinha apresentando nos últimos anos. A bateria é uma das melhores do carnaval carioca e continua sob o comando do competentíssimo Mestre Ciça.
Se não fosse pelo horário do desfile, a Grande Rio tinha grandes chances de disputar o título, entretanto isso não impedirá a escola de figurar entre as 6 primeiras colocadas.



São Clemente
Favela

Depois do ótimo desfile que fez em 2012, a São Clemente caiu bastante de produtividade em 2013 e terá em 2014 uma prova de fogo para mostrar se realmente é uma escola que merece permanecer no Grupo Especial.
Conhecida por ter muitos desfiles irreverentes e cheios de crítica social em seu currículo, a escola de Botafogo escolheu um tema para 2014 que lhe dá margem a momentos de irreverência e crítica social. Começando com a origem do nome favela em Canudos, ela exaltará os moradores dessas regiões que, apesar de todas as mazelas sociais por que passam, conseguem ser felizes e donos de manifestações culturais muito importantes na cultura de nosso país. Além disso, a escola promete um passeio por famosas favelas ao redor do planeta para mostrar que elas não são exclusividades do Brasil.
Encabeçando a Comissão de Carnaval da escola, temos o veterano Max Lopes, e isso já demonstra uma incógnita para o desfile da escola porque, apesar de todo o histórico vitorioso do carnavalesco, seus últimos desfiles não foram os mais inspirados.
A menos que a escola faça um desfile extremamente surpreendente, ela deverá figurar novamente na parte baixa da tabela e disputar a permanência no Grupo Especial.



Estação Primeira de Mangueira
A Festança Brasileira Cai no Samba da Mangueira

Depois de ter a sensação de um desfile jogado no lixo em 2013, a Mangueira se reestruturou politicamente e tentará voltar ao seu posto de favorita em tantos carnavais passados.
E nada tem mais cara de Mangueira do que falar do Brasil por meio de sua cultura, no caso, uma viagem pelas nossas principais festas e manifestações culturais. Pode parecer um tema batido, mas é sem dúvida algo que sempre dá samba e pode promover surpresas na avenida.
O time da escola foi reforçado pela carnavalesca que segura o campeonato e que já ganhou diversos outros títulos: Rosa Magalhães, um nome que muita gente sempre imaginou fazendo um desfile na Mangueira, pois ambas gostam de desfilar no chamado estilo barroco. Além da carnavalesca, temos o retorno de Carlinhos de Jesus no comando da Comissão da Frente. O samba tem cara de Mangueira e a comunidade deve defendê-lo bravamente.
A escola tem tudo para retornar ao desfile das Campeãs e talvez até disputar o campeonato por fora.



Acadêmicos do Salgueiro
Gaia, a Vida em Nossas Mãos

A Academia do Samba chega mais uma vez como grande favorita a levar o campeonato, mas para isso ela precisará contar com a ajuda de todos os orixás para que nenhum acidente de percurso a atrapalhe como vem acontecendo em alguns dos últimos carnavais.
Visando isso, a escola escolheu um enredo que começa falando sobre a preservação de nosso meio ambiente, alertando como estamos destruindo aquilo que mais precisamos para sobreviver. Ajudando nessa missão salgueirense de proteger Gaia, teremos os “guardiões da natureza”: os orixás e suas relações com os elementos da natureza. Um enredo criticado por alguns como embolado demais, mas acredito que, ao desenrolar do desfile, esse mito cairá fácil.
A linguagem clean nas alegorias e o belo traço das fantasias idealizadas pelos Lage já são uma garantia de que o enredo tem tudo pra dar certo. Completando, o Salgueiro tem um dos melhores sambas do ano e a furiosa bateria não deve deixar o ritmo cair.
Se não tropeçar nos próprios pés, a escola tem grandes chances de levar mais um caneco para a Tijuca.



Beija-Flor de Nilópolis
O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira

Quando se fala em Beija-Flor, já se espera um desfile extremamente luxuoso e sabemos que é isso que veremos, mesmo a escola dizendo que terá um desfile mais tecnológico.
Para falar da evolução da comunicação humana até chegarmos a TV, “casa” do homenageado Boni, e aos meios de comunicação atuais realmente espera-se uma escola com um visual mais high tech, o que não impede que a deusa do samba esbanje toda sua pompa em meio a alta tecnologia.
O primeiro grande reforço para a escola neste ano é o bailarino Marcelo Misailidis, que já fez comissões de frente memoráveis na Unidos da Tijuca, no Salgueiro e mais recentemente na Vila Isabel. Por outro lado, o samba escolhido pela escola é um dos piores do ano e a comunidade nilopolitana terá que dar o sangue para levantá-lo na avenida.
Não apostar na Beija-Flor como favorita ao título e vaga certa no desfile das campeãs, é estar, no mínimo, querendo perder o dinheiro da aposta.



Mocidade Independente de Padre Miguel
Pernambucópolis

Depois de um péssimo resultado com seu desfile incompreendido de 2013 e um ano turbulento nos assuntos políticos da escola, a Mocidade vem novamente tentando fazer sua estrela-guia brilhar no céu da elite do carnaval carioca.
E Pernambuco foi o tema escolhido para acender as chamas da fênix. A Mocidade vai ao espaço sideral buscar um de seus maiores nomes: o genial carnavalesco Fernando Pinto, que reencontrará sua terra natal, Pernambuco. Por meio de seus olhos, veremos as riquezas da cultura pernambucana ao longo do desfile da escola de Padre Miguel.
Os reforços para o ano não foram poucos. Em destaque, temos o retorno do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, crias da casa, Rogério Dornelles e Lúcia Nobre. Outra importante aquisição foi o coreógrafo Sérgio Lobato que costuma apresentar Comissões de Frente bem interessantes. Pra completar, a escola tem um dos melhores sambas do ano e uma comunidade com vontade de cantá-lo. A parte estética é que se tornou uma preocupação porque, com toda a turbulência política, o barracão da escola é um dos mais atrasados e muitos temem que o carnavalesco Paulo Menezes não consiga levar para a Avenida tudo que idealizou.
Se a escola superar todos os seus problemas, tem grandes chances de conseguir uma posição de meio de tabela; em caso negativo, os corações independentes vão precisar de muito calmante na 4ª feira de Cinzas.



União da Ilha do Governador
É Brinquedo, É Brincadeira, a Ilha Vai Levantar Poeira

A União da Ilha é conhecida por ser uma escola alegre, com desfiles leves e que arrastam o povo com seu carisma, entretanto, o desfile de 2013 ficou bem longe disso e a escola amargou uma posição quase fora do “meio da tabela”.
Para mudar isso em 2014, a escola escolheu muito bem o seu enredo e valorizará infância por meio dos brinquedos, brincadeiras, personagens da literatura infantil e todo o imaginário das crianças. Se o carnaval é a época em que todo mundo pode ser o que quiser, por que não se fantasiar de criança e reviver a época mais pura de nossas vidas? É exatamente isso que a Ilha propõe com esse desfile.
A estética da Ilha deve ser o ponto forte da escola neste carnaval, pois este enredo, além de ter a cara da escola, tem a cara do carnavalesco Alex de Souza. Além disso, a comunidade insulana pode não ter o melhor samba para defender, mas tem um samba fácil e que pode render bem na Avenida.
A escola tem tudo para conseguir a vaga no desfile das campeãs que cobiça desde que retornou ao Grupo Especial, porém, se não a conseguir, ficará longe de ter um resultado como o do carnaval passado.



Unidos de Vila Isabel
Retratos de um Brasil Plural

Nada mais natural do que considerar a campeã do ano anterior como uma das favoritas ao título do ano seguinte. Certo? Errado nesse caso! Digamos que a escola do bairro de Noel foi literalmente depenada pelas coirmãs que levaram toda a equipe vitoriosa do carnaval passado.
Porém, como carnaval se decide na avenida, a Vila escolheu um enredo que fala sobre a cultura do povo brasileiro e pela exaltação de nosso povo e suas contribuições, a escola pretende mostrar que está viva na disputa.
Apesar de ter um dos barracões mais atrasados este ano, a escola pode vir bem na plástica porque conta com Cid Carvalho como carnavalesco e ele já vem se “especializando” em fazer bons desfiles com poucos recursos e pouco tempo. Se a escola perdeu o melhor casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da atualidade, em compensação contratou os competentíssimos Marquinhos e Giovanna. E o samba, mesmo não sendo um dos melhores, será defendido com muita garra pela comunidade.
Resumindo, a Vila dificilmente leva o bicampeonato, mas ainda tem chances de aparecer no desfile das campeãs.



Imperatriz Leopoldinense
Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz

Depois do ótimo e emocionante desfile que a escola apresentou em 2013, as atenções recaem com outros olhos sobre a escola de Ramos, que volta a figurar na lista das favoritas.
E para manter a emoção, a Imperatriz aposta em algo que não é muito comum na escola: um enredo popular. Nada mais popular no Brasil do que futebol, logo, nada melhor do que homenagear o maior ídolo da maior torcida do Brasil. Comparando o Arthur de Quintino, mais conhecido como Zico, ao mítico Rei Arthur da literatura inglesa, a escola fará a Távola Redonda virar o Reino do Galinho de Ouro para contar a vida desse grande craque.
A equipe da escola continua comandada por Cahê Rodrigues, que quando acerta a mão e tem condições de trabalho, não decepciona com o resultado. O samba da escola não é nenhuma obra-prima, mas tem tudo pra crescer na Avenida. E a Comissão de Frente ficará a cargo de Débora Colker que retorna ao carnaval depois de um tempo afastada da folia.
Este carnaval servirá para mostrar se a Imperatriz realmente se reergueu e voltou a ser uma potência. Com isso, podemos esperar que a escola retorne no desfile das campeãs ou fique bem perto disso.



Portela
Um Rio de Mar a Mar: do Valongo à Glória de São Sebastião

A Portela é mais uma escola que passou por uma reformulação política do carnaval passado para o deste ano e, consequentemente, teve um pré-carnaval que gerou boas e grandes expectativas para o desfile.
O enredo escolhido tem cara de Portela: pegar uma região da cidade do Rio de Janeiro – nesse caso, a Zona Portuária estendendo-se pela Avenida Rio Branco – e contar a história da mesma. E história é o que não falta no caso dessa região: sempre passando por transformações na urbanização, inclusive no momento, e palco de manifestações/protestos marcantes não só na cidade, mas no país.
A maior aquisição para a equipe da Águia de Madureira foi o carnavalesco Alexandre Louzada, que só credencia mais ainda a escola para a disputa. Além disso, temos o retorno de Danielle Nascimento, filha da eterna Vilma, ao posto de 1ª Porta-Bandeira da escola. E o samba nem preciso dizer que está entre os melhores do ano e que será muito bem conduzido pela força da comunidade e a bateria Tabajara do Samba.
Depois de muito tempo, a Portela novamente entra em um desfile como favorita ao título ou, no mínimo, a ficar no desfile das campeãs. Um fator que pode atrapalhá-la nisso é o gigantismo de integrantes com que a escola costuma desfilar.



Unidos da Tijuca
Acelera, Tijuca!

Ame ou odeie, ninguém hoje causa mais expectativa no carnaval do que Paulo Barros e o casamento com a Unidos da Tijuca continua se mostrando proveitoso para ambas as partes.
Falar sobre enredo no caso da Unidos da Tijuca é complicado porque todo mundo define em uma única palavra, pois Paulo Barros, na verdade, pega um tema e sai criando tudo que tenha relação a aquilo. Logo, dizer que o enredo da escola em 2014 é Ayrton Senna, é se frustrar com o que verá na Avenida. A escola vai abordar a velocidade e o automobilismo de todas as formas que se possa imaginar para somente “na última volta do meu carnaval” despontar “um gênio, talento imortal” “trazendo nas mãos a bandeira do nosso país”.
A equipe da escola do Borel continua a mesma dos últimos carnavais com algumas poucas mudanças, dentre elas, a aquisição do melhor casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da atualidade: Rute e Julinho. Outra aquisição da escola foi o intérprete Tinga que terá a árdua missão de conduzir o canto da comunidade com um samba que é claramente um dos piores do ano.
Considerando-se os últimos carnavais, a Unidos da Tijuca é sempre uma favorita ao título e, se não o conseguir, é fato que estará de volta no desfile das campeãs.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...